Larissa Conforto cria nova faceta musical em temporada experimental no Centro da Terra

DO TEXTO: Larissa Conforto cria nova faceta musical em temporada experimental no Centro da Terra
ÀIYÉ será apresentado todas as segundas-feiras do mês de novembro

Musicista fortemente presente e agregadora da cena musical independente, Larissa Conforto propõe experimentar ao vivo as ideias e conceitos de seu trabalho autoral em uma temporada de apresentações no Centro da Terra.

Nomeada ÀIYÉ, a nova faceta musical da baterista será criada coletivamente em apresentações temáticas inspiradas em cada fase da lua e terá variadas participações especiais. As apresentações serão às 20h e as entradas são voluntárias entre 15 e 50 reais.

A baterista Larissa Conforto ganhou fama ao participar da banda Ventre, que tocou na última edição do Lollapalooza Brasil e atualmente está em hiato. Com o power trio carioca, ela passou por palcos dos principais festivais do país. Dentre as muitas contribuições e parcerias, a artista também se dedica à nova turnê de Paulinho Moska, onde assume as baquetas e recentemente passou com Vitor Brauer (Lupe de Lupe) por mais de 10 estados em uma turnê de 30 datas.

Tudo se reinventa em ÀIYÉ, que significa “terra” em iorubá, nome do novo projeto de Larissa. O objetivo nessa proposta de experimentação coletiva é transpor a energia sutil de cada fase da lua em noites especiais inspiradas pela umbanda, ancestralidade, astrologia, tarot e pelo sagrado feminino.

“Esse projeto de segundas-feiras tem um teor bem experimental. A ideia é que o espetáculo se construa nele mesmo, como uma investigação imediata, uma fração do processo criativo antes de chegar no produto artístico finalizado e lapidado. Então eu estou propondo temas e conceitos costurados em uma narrativa com início, meio e fim, inspirados na lua que estará vigente no dia de cada apresentação. Os convidados vão improvisar comigo dentro dessas ideias", explica Larissa.

No dia 05/11, com inspiração na lua nova, os sons serão mais instintivos e obscuros e Larissa dividirá palco com Desireé Marantes (Harmônicos do Universo / Hérnia de Discos), Luccas Villela e Lucas Theodoro (ambos da E a Terra Nunca me Pareceu tão Distante). Os convidados vão revezar entre os synths, violino, duas baterias, baixo e guitarras, criando camadas instrumentais com pedais de efeito e loop. 

No dia 12, motivadas pela lua crescente e seus movimentos de transformação, ela compartilhará uma noite jazzística com influência da música latina com Guilherme Marques, do selo Cantores Del Mundo e produtor dos discos de BEL e Biltre. Num formato piano e bateria, eles improvisarão sobre samples de cantos religiosos.

Já no dia 19, sob a lua cheia, Larissa trará a força da mulher em performances poéticas e de slam por Raissa Soares, Lana Soares e Elis Menezes (Obinrin Trio), Helena Maria, GALI, Luiza Lian e Juliana Strassacapa (francisco, el hombre). Serão percussão e vozes entoando luta.

“Essa data é exatamente entre o Dia da luta contra a violência à mulher e o feriado de Zumbi. É pra falar da luta, da resistência, da força que se amplifica quando aprendemos a conviver e partilhar”, compartilha Larissa.

No dia 26, acontece o fechamento do ciclo que tem como foco a lua minguante. Os tons eletrônicos dominarão o palco com Luisa Pereira (INKY) e Guilherme Assis (Barro, Projeto Sal). Em um formato totalmente eletrônico, eles improvisarão em cima de sons da lua captados pela NASA.

Essa ocupação é um projeto do jornalista Alexandre Matias, no teatro Centro da Terra, em que mensalmente um artista/produtor ocupa as segundas e terças com projetos em andamento, propostas em aberto, e criações novas. A ideia é que seja um espaço de teste, um lugar onde se abre parte do processo pro público. O teatro é pequeno, aconchegante, o que ajuda a desenvolver um ambiente íntimo propício para esse tipo de criação artística.

SERVIÇO:
Larissa Conforto - ÀIYÉ
Data: 05/11, 12/11, 19/11 e 26/11
Local: Centro da Terra
Endereço: R. Piracuama, 19 - Sumaré - São Paulo/SP
Horários: 20h
Preços: R$15 - R$50 (contribuição colaborativa)
Classificação: Livre


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários