Gonçalo Ferraz lança “Palavras com Som” na Feira do Livro de Porto Alegre/RS

DO TEXTO: Gonçalo Ferraz lança “Palavras com Som” na Feira do Livro de Porto Alegre/RS
Gonçalo Ferraz lança “Palavras com Som” na Feira do Livro | Foto: Ricardo Giusti / Divulgação / CP

Poeta português estará às 18h30min no Salão de Bridge do Clube do Comércio para falar de ciência, arte e poema

Correio do Povo

O poeta português Gonçalo Ferraz lança nesta terça na Feira do Livro o seu primeiro livro de poesias, “Palavras com Som” (Editora Libretos, 88 páginas). Nascido em Lisboa, capital portuguesa, há 46 anos, Ferraz é biólogo e já morou em Barcelona, Nova Iorque, Manaus, onde viveu oito anos, e está em Porto Alegre desde 2012, onde é professor de biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“Porto Alegre é uma cidade com uma dimensão muito boa. Não é tão grande que te esmaga nem pequena para ser um final do mundo onde não acontece nada. Me faz bem”, garante o poeta. O fato de ser biólogo, educador e pesquisador científico, o aproximou da poesia pelos olhos. Mas o escritor recorda que começou a escrever poesia ainda na infância.

“Desde pequeno sempre tive contato com pessoas que gostam muito de poesia. Meu pai e minha mãe escrevem, ela está com 83 anos e publica livros de poesia infantil. Minha família tem muito deste hábito", comenta. Aí foi natural virar poeta. E, para ele, uma atividade muito gostosa. “É a atividade que mais me dá satisfação em fazer”, relata. O poeta costuma frequentar slams, que são competições de poesia na rua.

Ele diz ainda não saber muito bem o que é inspiração. "O que me dá vontade de escrever poesia é a satisfação que tenho em bolar os poemas e compartilhar com outras poesias. Tem um lance, que é de eu só conseguir escrever poesia regularmente quando eu parei de esperar pela inspiração. Quando comecei a encarar como um trabalho qualquer, ela começou a fluir", conta.

Conforme a editora Clô Barcellos, “Palavras com Som” nasceu para ser escutado. “Na voz de seu autor, à noite, em praça pública. Ou em casa, entre amigos. No bar, no palco, em fones de ouvido, sempre.” A sonoridade das palavras dá à leitura um sabor especial, diferente.

A sessão de autógrafos será a partir das 19h30min na área central da Feira, na Praça da Alfândega. Antes, às 18h30min, ele participa de sarau de poesias e conversa sobre forma e o conteúdo na ciência e na arte, ao lado de Fátima Farias, Barth Vieira e Lu Trentin no Salão de Bridge, no 2º andar do Clube do Comércio (Rua da Praia, 1085).


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários