Faculdade Santa Marcelina realizará concerto sobre a composição Melodia das Montanhas, de Heitor Villa-Lobos

DO TEXTO: Melodia das Montanhas
Faculdade Santa Marcelina realizará concerto sobre a composição Melodia das Montanhas, de Heitor Villa-Lobos

Por meio de mesa redonda e lançamento de livro, participantes terão a oportunidade de debater sobre questões interpretativas da técnica de composição musical desenvolvida pelo artista brasileiro.

A Faculdade Santa Marcelina irá realizar, nos dias 7 e 8 de novembro, o evento Paisagens Musicais, interfaces das poéticas visual e sonora. O objetivo do evento é enfatizar o caráter interdisciplinar que envolve o campo da Arte e da Música.

No primeiro dia será apresentado o concerto Montanhas Sonoras, que divulga o estudo técnico da Melodia das Montanhas, de Heitor Villa-Lobos, em sua Sinfonia nº 6 – sobre as linhas das montanhas (1944). E também o desenvolvimento do processo criativo por meio dos projetos artísticos contemporâneos: Ponto final sem pausas (MAM-RJ 2012), Luctus Luctum (Galeria Raquel Arnaud, 2015) e Bienal Sur (2016-2017) da artista Elisa Bracher, com a participação do maestro e ex-aluno da Faculdade Santa Marcelina, Rodrigo Felicissimo.

Também, no mesmo dia, ocorrerá o lançamento do livro Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas de Heitor Villa-Lobos, escrito por Rodrigo Felicissimo, que além de maestro, é pesquisador em musicologia pela Universidade de São Paulo e pesquisador visitante da Faculdade de Artes da Universidade de Helsinque, na Finlândia.

Já durante o segundo dia do evento será realizada a mesa redonda: Paisagens musicais, interfaces das poéticas visual e sonora, que contará com a participação dos seguintes professores: Rodrigo Felicissimo (ECA-USP), Leonardo Martinelli (Faculdade Santa Marcelina), Leopoldo Waizbort (FFLCH-USP), Elisa Bracher (Instituto Acaia). A iniciativa visa a promover o debate sobre as questões interpretativas dessa técnica de composição musical, as formas de uso como, por exemplo, ferramenta didática contemporânea para as Artes Plásticas e a Música.

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários