Cortejo e distribuição de rosas marcam o fim da Feira do Livro em Porto Alegre

DO TEXTO:
Feira do Livro terminou neste domingo | Foto: Fabiano do Amaral

Evento literário no Centro de Porto Alegre terminou após 18 dias na Praça da Alfândega

Correio do Povo

Com a patrona da Feira, a poeta Maria Carpi, e o presidente da presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isatir Antonio Bottin Filho, à frente do cortejo, foi encerrada na noite deste domigo a 64ª Feira do Livro. A chuva chegou a ameaçar, no meio da tarde o céu ficou muito nublado, mas acabou não vindo no último dia do evento.

O cortejo iniciou-se na Avenida Sepúlveda e contou com mais de duzentas pessoas na caminhada. Houve distribuição de rosas aos livreiros, enquanto um trio de músicos tocava a tradicional marchinha de Carnaval “Está Chegando a Hora”, cantada a plenos pulmões por todos os participantes do trajeto, que terminou na Praça de Autógrafos, onde houve uma apresentação musical. “Obrigado à nossa patrona Maria Carpi. E até a 65ª Feira, no próximo ano”, disse Isatir após a caminhada.

Pelo terceiro ano seguido, a patrona foi uma mulher. Antes de Maria Carpi, vieram Cíntia Moscovich em 2016, e Valéria de Assis em 2017. O país convidado e homenageado foi a República Tcheca, que exatamente neste ano comemorou seus 100 anos como república independente, 50 anos da Primavera de Praga e 25 anos da separação da República Eslovaca e a dissolução da Tchecoslováquia.

A Feira do Livro teve a duração de 18 dias, contando com 105 bancas de livros (85 na área geral, 13 na área infantil e sete na área internacional), e teve a realização de mais de 650 sessões de autógrafos, com a presença de mais de 2 mil autores. Nestes dias intensos, houve a participação de importantes escritores brasileiros, como a carioca Marta Lagarta, o quadrinista Edgar Franco, a pernambucana Lenice Gomes, e estrangeiros, como australiano Stephen Michael King, ruandesa Scholastique Mukasonga, a portuguesa Ana Margarida de Carvalho, a norueguesa Marta Breen, o poeta português Gonçalo Ferraz e a franco-brasileira Paula Anacaona.

Também receberam atenção autores gaúchos como Juremir Machado da Silva, Alcy Cheuiche, Rafael Guimaraens, Letícia Wierzchowski, o historiador Rodrigo Trespach e a radialista Katia Suman.

Nesta segunda-feira, a partir das 11h, a Câmara do Livro promove uma coletiva de imprensa para apresentação dos resultados da Feira, no primeiro andar do Memorial do RS. Estarão presentes ao evento Isatir Antonio Bottin Filho; a coordenadora da programação para público adulto, Jussara Rodrigues, e a coordenadora da Área Infantil e Juvenil, Sônia Zanchetta.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários