Capixabas arrasam e conquistam os primeiros lugares do concurso Coffee Of The Year 2018!

DO TEXTO:

Uma das mais importantes premiações nacionais recebeu 405 amostras de cafés de 20 regiões do país e teve um bicampeão entre os vencedores

Muita animação, emoção e alegria contagiaram a cerimônia de entrega da premiação Coffee of the Year (COY) 2018! Um clima de festa tomou conta do auditório e as torcidas e famílias fizeram muito bonito! Das 405 amostras recebidas, número recorde de todas as edições do COY, foram selecionadas 180 cafés. E não foi nada fácil chegar aos 150 cafés arábicas e 30 canéforas! Durante os três dias da Semana Internacional do Café 2018 (de 7 a 9 de novembro), foram apresentados os 10 melhores arábicas e os cinco melhores canéforas, todos eles degustados às cegas pelos visitantes!


Afonso Danizete de Abreu Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto, interior do Espírito Santo, levou o título de Coffee of the Year 2018 na categoria arábica. Ele, que já é bicampeão do prêmio (venceu em 2016), tem uma produção familiar na região. “Dedico este prêmio à minha família; quando estou na lavoura colhendo, fico tranquilo porque minha esposa, meu pai e meus familiares estão dedicados no terreiro, no pós-colheita, cuidando do café da melhor forma possível, como se fosse eu que estivesse lá”, disse.


E na categoria canéfora, o campeão do Coffee of the Year 2018 foi o cafeicultor Luís Cláudio Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, também do Espírito Santo. Muito emocionado, Souza agradeceu a todos pela conquista e afirmou ter muito orgulho da profissão de cafeicultor. “Fico muito feliz e orgulhoso do meu trabalho; devagar vamos conseguindo alcançar o nosso espaço”, afirmou.

Link com os finalistas do Coffee of the Year 2018:

Rigoroso processo de seleção

Os critérios para a eleição dos melhores cafés das categorias arábica e canéfora foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI). Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. Há também a avaliação sensorial que leva em conta vários itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. “O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento.

A Comissão de Julgadores foi composta por Juízes Certificados pela SCA – Specialty Coffee Association ou por Q Graders e R Graders Licenciados pelo CQI – Coffee Quality Institute, tendo como Coordenador Geral, Leandro Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo do Estado e Codemge. Reuniu de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias foram realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Neste ano, a SIC recebeu, pela primeira vez, os mundiais de barista World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Patrocinadores

A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários