Campanha sobre violência contra a mulher

DO TEXTO:

Música de cantora sertaneja que parecia de amor faz parte de campanha sobre violência contra a mulher

Assinada pela Artplan, ação do Governo Federal por meio do Ministério de Direitos Humanos e Secretaria das Mulheres traz música, com duplo sentido, estrelada pela cantora Naiara Azevedo

“Não consigo te apagar da minha mente”. Esta frase pode significar amor ou violência psicológica. Como fazer com que as pessoas enxerguem ainda mais a triste realidade brasileira em casos de violência contra a mulher?

A Artplan buscou na força das mulheres do universo sertanejo a resposta para este desafio, em ação criada para o Ministério de Direitos Humanos e Secretaria das Mulheres, no combate à esta violência. A campanha é dividida em duas fases, a de aquecimento e de revelação, que traz como peça central a música “Coração pede socorro”, composta para a campanha, interpretada pela cantora Naiara Azevedo. A princípio, parecia mais uma música de amor sertaneja. A letra remete a situações românticas para quem ouve a canção, mas todos os versos têm um duplo sentido.

"Fiquei muito feliz com o convite para ser porta-voz dessa campanha. Acredito que nunca se falou tanto sobre o tema “violência contra a mulher” nas redes sociais e jornais como estão falando nesses últimos meses. É triste ver os números crescentes de vítimas, mas, ao mesmo tempo, é bom saber que campanhas desse tipo estão encorajando as mulheres a não ficarem caladas diante de qualquer tipo de abuso, seja ele físico ou psicológico, ligando para os órgãos de ajuda, denunciando e ajudando outras mulheres. Essa campanha me confiou a missão de colocar a minha voz para dar voz à outras mulheres, e me senti muito honrada por isso”, comenta Naiara Azevedo.

A fase de aquecimento iniciou-se em 9 de novembro, com a divulgação da música em todas as plataformas digitais de Naiara Azevedo, além de rádios e plataformas de streaming. E, no dia 25 de novembro, quando se comemora o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, houve a fase de revelação, com a presença da cantora, do ministro dos Direitos Humanos e da secretária de Política para as Mulheres, no programa Hora do Faro – Record. 

Nesta oportunidade, foi lançado o clipe oficial, desconstruindo a música e mostrando a perspectiva do relacionamento abusivo. As frases que pareciam falar de amor na canção, são retratadas como situações de violência contra a mulher nas imagens. No mesmo dia, o clipe também foi exibido no programa da Eliana – SBT, além de outros programas de TV que estarão abordando sobre o tema durante toda semana.

Além disso, a ação ganha força com alguns influenciadores nas duas fases, falando sobre a música e depois revelando a ação com o clipe. A #vctemvoz também será usada para falar da importância de denunciar a violência e ligar 180.

A campanha foi criada a partir da análise de dados que trouxe insights desde o tema a ser abordado até o estilo de música a ser utilizado. Filme em TV aberta; cinemas de todo o Brasil; spots nas principais rádios; vinhetas em metrôs, aeroportos e ônibus; mídia impressa e divulgação e ações na Internet compõe a ação.

Dados alarmantes:

As estatísticas de violência contra a mulher preocupam. No País, conforme dados do Atlas da Violência, mais de 12 mulheres foram assassinadas por dia em 2017. De janeiro a julho de 2018, foram contabilizados mais de 79 mil relatos de violência no Ligue 180. Destes, mais de 63 mil foram classificados como violência doméstica. Segundo o Instituto Maria da Penha, as mulheres que são vítimas da violência doméstica e familiar estão submetidas a um ciclo que se repete.

Ficha Técnica: 

Agência: Artplan Comunicação
Cliente: Secom/PR  
Campanha: Enfrentamento à Violência Contra a Mulher 
Aprovação no Cliente: Duílio Malfatti 
Diretor Geral: Duda Moncalvo
Direção de Criação: André Sartorelli
Criação: Thiago Diniz e Alexandre Ferro
Diretora de Atendimento: Ana Carolina Malta
Equipe de Atendimento: Larissa Pereira e Gabriel Moura
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Gabriel Veras
Diretora de Mídia: Daniele Abreu
Equipe de Mídia: Vivianne Amaral, Lidiana Maciel, Marina Veloso e Camila Rodrigues
Conteúdo e Engajamento: Luísa Sotero
Equipe de BI: Tiago Prata e Lucas Rocha
Produção e RTV: Debora Moura, Wilma Godoy, Thiago Silva, Nathália Dutra, Ana Ourique 
Produtora de Vídeo: Eureka Filmes
Direção Artística: Musickeria 
Diretor do Filme: Fred Siqueira
Produtora de Áudio: Musica & Mídia

Sobre a Artplan

Liderada por Rodolfo Medina, a Artplan é a maior agência, com capital 100% nacional, do mercado e atua como um HUB de soluções de comunicação para seus clientes. Em 2017, ano do seu cinquentenário, saltou da 20ª posição para 10ª no ranking das agências (Kantar Ibope Media – Setembro). De acordo com o Agency Scope 2016, a Artplan foi a 3ª agência mais bem avaliada na visão dos próprios clientes e a 1ª em Atendimento, Qualidade da Equipe e Envolvimento da Alta Direção, além disso, tem se destacado, durante três anos seguidos, no ranking Great Place to Work. A agência possui cerca de 360 colaboradores, distribuídos nos três escritórios: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Desde 2014, a operação de São Paulo conta com a liderança do CEO Antonio Fadiga, que vem ampliando a relevância da agência no mercado paulistano consideravelmente. 

Clipe Coração Pede Socorro

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários