Na Anatomia Oca dos Pássaros ensaio lírico a Santos Dumont Teatro Itália

DO TEXTO:

NA ANATOMIA OCA DOS PÁSSAROS
ensaio lírico a Santos Dumont
Mais do que sua biografia e obra, este espetáculo
é um convite ao espectador, na forma de um ensaio poético,
a adentrar a alma de Santos Dumont,
e vislumbrar ali arquétipos que dizem respeito
ao ser humano contemporâneo
Estreia 6 de novembro, no Teatro Itália.

NA ANATOMIA OCA DOS PÁSSAROS - ensaio lírico a Santos Dumont é o novo projeto da Cia Terranova, um espetáculo multidisciplinar que se potencializa na interface entre o teatro, a música e a euritmia. Dino Bernardi assina texto e direção cênica, a composição musical é de Marcelo S. Petraglia, coreografia e euritmia são de Marília Barreto e Renate Nisch, euritmistas reconhecidas nacional e internacionalmente. A estreia acontece no dia 6 de novembro, com espetáculos sempre às terças-feiras. Serão somente quatro apresentações.

SINOPSE

O espetáculo traz à cena o grande personagem da História do Brasil e mundial – Alberto Santos Dumont. Na fusão de texto e dramaturgia com composições musicais temáticas, executadas ao vivo, envolvidos pela coreografia insólita da euritmia, esta produção foca o drama existencial de Santos Dumont, entre o sonho e a obstinação, entre conquistas e perdas, e toca as questões centrais da resiliência e da confiança numa dimensão maior da biografia humana.


ELENCO

Interpretado pelo ator Fernando Aveiro, Na anatomia oca dos pássaros... expande seu voo às paragens mais internas da alma humana através da coreografia inédita realizada pelas euritmistas Marília Barreto e Renate Nisch. Texto e dramaturgia de Dino Bernardi e Fernando Aveiro ganham expressão plena através da inusitada composição musical de Marcelo Petraglia para gongos, tambores, fagote e metalofone, expressa ao vivo na percussão performática de Saulo Camargo, entrelaçada pelo lamento expressivo do fagote de Luís Antonio Ramoska. Tudo isto ampliado pelos figurinos diáfanos de Dino Bernardi, pelo cenário de Cesar Rezende, e pelos espaços pintados no light design de Tomate Saraiva. Quem orquestra a obra é o multiartista Dino Bernardi, que assina a concepção e direção deste poema cênico.

“Criar Cultura através da Euritmia
é mover paradigmas, é inovar,
é promover o essencialmente humano,
no artista e no espectador.”
Marília Barreto



SERVIÇO:
NA ANATOMIA OCA DOS PÁSSAROS
ensaio lírico a Santos Dumont
Texto, Dramaturgia, Direção Cênica, Figurino e Cenário:
Dino Bernardi
Direção Artística: Marília Barreto
Coreografia e Euritmia: Marília Barreto e Renate Nisch
Atuação: Fernando Aveiro
Temporada: de 6 a 27 de novembro. Sessões às terças-feiras, às 21h.
Duração: 60 minutos.
Recomendação: 14 anos
Gênero: drama
Ingressos: Inteira: R$ 40. Meia: R$ 20
Bilheteria
De terça a domingo: das 15h até o início do espetáculo. 
*no dia em que não houver espetáculo a bilheteria funciona até as 19 h.
2122.2474
Local: Teatro Itália. 290 lugares
Av. Ipiranga, 344 – República - SP
Fone: 11 3255.1979
Estacionamento com valet service

FICHA TÉCNICA
Texto, Dramaturgia, Direção Cênica, Figurino e Cenário: Dino Bernardi
Direção Artística: Marília Barreto
Coreografia e Euritmia: Marília Barreto e Renate Nisch
Atuação: Fernando Aveiro
Fagote: Luís Antonio Ramoska
Percussão: Saulo Camargo
Composição e Direção Musical: Marcelo S. Petraglia
Cenotecnia: Cesar Rezende
Adereços: Denise Seignemartin
Light Design: Tomate Saraiva
Confecção Figurinos: Cleusa Silva
Fotografia: Rogerio Abbamonte
Filmagem: NOVAS IMAGENS – Gabriel Lehto
Design Gráfico: Green Comunicações
Programação Visual: Lucia Barretti
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Produção e Realização: TERRANOVA Cultura & Transformação

Por que Santos Dumont hoje?

Personagens célebres da História deixam seu legado à humanidade tanto através de seus inventos e criações externas, quanto por suas conquistas internas e atitudes. Consolidam assim um status ao qual nós, cidadãos de tempos posteriores, sempre retornamos, em busca de mais ou maiores aprendizados.

O voo da Cia Terranova

Ao se debruçar sobre a personalidade de Santos Dumont, em 2018, através da criação do espetáculo Na anatomia oca dos pássaros – ensaio lírico a Santos Dumont, a Cia Terranova pretende oferecer ao público o resultado de uma investigação muito particular. Para além dos fatos biográficos, de sua inestimável contribuição no campo da aeronáutica, que mudou radical e vertiginosamente a vida da sociedade moderna, este espetáculo pretende enveredar pela paisagem existencial de Santos Dumont, buscando auscultar a alma do herói que almeja o impossível – fazer voar, sem limites, um objeto mais pesado que o ar!

Do 14 BIS ao século XXI

Uma grande agitação atravessou o século XX - desde os dias em que Santos Dumont estacionava sua Demoiselle diante das multidões nas ruas elegantes de Paris - e nos acomete ainda, de modo crescente, através da quantidade avassaladora de informações e de inovações que chegam a nós a cada dia, em velocidade vertiginosa e de modo espetacular, especialmente no campo da tecnologia. 

Ao lado de extraordinárias conquistas e descobertas, este período também produziu tenebrosas catástrofes. No campo das grandes invenções, atravessamos um século de expansão acelerada, de dimensões inimagináveis, acompanhada, entretanto, de dramático isolamento existencial, de solidão, de medos e incertezas.

Num mundo afetivamente árido e frenético, contaminados pelo ceticismo do materialismo e escravizados pelo pragmatismo do intelecto fomos abandonando nossos sonhos e ideais mais sublimes, fomos perdendo a poesia, dando lugar à dúvida, ao medo, ao ódio... que passaram a colorir nosso cotidiano. Paradoxalmente, vivenciamos o crescente clamor por uma sociedade mais justa, pelo respeito ao planeta, pela sobrevivência da dignidade humana. Como suportar tantos assombros? Reconhecemos a necessidade do NOVO! Mas... haverá um tempo de encaminhamentos, de soluções, de mudanças de paradigmas? Haverá, afinal, algum aprendizado?

Na anatomia oca dos pássaros... pretende oferecer uma inspiração ao nosso tempo, quer acolher a dor humana, contemplar as perdas, fortalecer o sonho, redimir o fracasso ante as dimensões mais amplas da alma humana.

Sobre a Cia Terranova 2018

Currículo

Idealizada pela euritmista, coreógrafa e produtora Marília Barreto a partir de sua larga experiência com a Euritmia no Brasil, como artista e educadora, desde seu retorno da Holanda, em 1988, a Cia Terranova se apoia nos inúmeros espetáculos dos projetos Terra Brasilis Eurythmy e  Terranova Euritmia, ambos de criação da coreógrafa, e tem em seu portfólio 11 turnês internacionais, para os Estados Unidos e diversos países da Europa e Escandinávia, entre 2004 e 2016.

Produziu o espetáculo Oblivion (2010), que teve sua estreia em Järna/Suécia, e sua última apresentação em 2012 em São Paulo, sob direção cênica de Marcio Aurelio e direção de coreografia do sueco Göran Krantz.

É de sua criação e repertório, em parceria com o diretor e dramaturgo Dino Bernardi, texto e coreografia da obra Os Servos de Pan (2014), que se apresentou em Porto Alegre, Juiz de Fora, São Paulo, Rio de Janeiro, e realizou em 2016 turnê à Alemanha, França e Suíça.

Na anatomia oca dos pássaros – ensaio lírico a Santos Dumont (2017) nasce da composição musical de Marcelo S. Petraglia, permeada da dramaturgia, concepção e direção cênica de Dino Bernardi. O espetáculo teve sua estreia em julho de 2018 em São Paulo, na 26ª Mostra de Teatro Monte Azul, e se apresentou na Cia Paideia de Teatro e no espaço Cultural Rudolf Steiner, em São Paulo. De 6 a 27 de novembro estará em cartaz no Teatro Itália. Na anatomia oca dos pássaros... se prepara para temporada e participações em Festivais e para turnê à Europa em 2019.

Paralelamente, a companhia se dedica à criação de um espetáculo infantil, A rixa das Bruxas, poético e lúdico, novamente na concepção e direção cênica de Dino Bernardi, com estreia e turnê previstas para 2019.

Com vistas a um programa futuro, Prelúdios, a Companhia ainda pesquisa a obra O Cravo Bem Temperado de Johann Sebastian Bach e sua presença na criação de Schostakovich, Chopin e Villa Lobos, sob orientação coreográfica de Göran Krantz, com estreia ainda em aberto.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários