Aptiv demonstra tecnologias no Congresso SAE Brasi

Visitantes poderão simular uma experiência em realidade virtual de estar a bordo de um carro autônomo

Carro autônomo e arquitetura veicular são as grandes tendências para um futuro conectado

A Aptiv marca presença no Congresso SAE Brasil 2018, que acontecerá entre 3 e 5 de setembro, com o tema “A Engenharia do Futuro - Novos Horizontes para a Mobilidade”. Conhecida por desenvolver tecnologias globais para segurança e conectividade automotiva, a empresa apresentará em seu estande a trajetória da marca e suas soluções para o futuro da mobilidade.

“A participação no Congresso SAE Brasil é estratégica para a Aptiv, pois é uma oportunidade de discutir temas de grande importância para o futuro da mobilidade. Estamos constantemente em busca de tendências em segurança e conectividade automotiva e, no evento, vamos abordar assuntos como direção autônoma e as tecnologias de detecção de radares e câmeras que compõem esse sistema tão complexo”, afirma Paulo Santos, Vice-Presidente e Diretor Executivo da Aptiv para a América do Sul.

Novos rumos para a mobilidade

A Aptiv nasceu para mudar a maneira de pensar a mobilidade e, logo, deixá-la mais segura, ecológica e conectada. Para tanto, a empresa desenvolveu uma nova arquitetura veicular que une hardware – o sistema nervoso com cabos e conectores potentes capazes de transferir gigabytes de informação por segundo – e o software – o cérebro do carro. Ao distribuir os dados de modo mais eficiente, fica mais fácil ligar lugares e pessoas de uma maneira segura, prática e rápida.

“Buscamos melhorar o modo de conectar um veículo a outro e, por isso, pensamos em uma nova arquitetura veicular que faça o melhor uso de cabos e conectores. Dessa forma, será possível transmitir dados com mais velocidade, garantindo segurança e conectividades aos motoristas e passageiros”, diz Santos.

Evolução das tecnologias autônomas

No estande da Aptiv no Congresso SAE será possível ver o desenvolvimento das tecnologias autônomas. Tudo começou em 1959 com o controlador automático de velocidade até que, mais tarde em 1988, nasceu o Heads-up Display, que projeta informações importantes para o motorista na altura do para-brisa.

Em 1993, surgiu o sistema que permite ao carro frear sozinho ao chegar perto de outro e, em 1999, era a vez do radar inteligente, possibilitando que um automóvel identifique outro veículo.

Porém, foi a partir de 2010 que surgiram mais soluções como a detecção de pedestre, com a fusão entre câmera e radar. Em 2017, nascia um sistema de monitoramento pelo smartphone.

Para os próximos anos, o futuro da mobilidade está caminhando em direção a carros com níveis de automação 4 e 5 e, a partir de 2022, deveremos ter carros autônomos sob demanda, com pedido pelo celular. Bastará solicitar um carro e ele te levará ao destino de modo seguro e completamente autônomo.

Frota Autônoma em Vegas

A Aptiv e a Lyft, empresa americana de transporte que conecta motoristas e usuários de carros compartilhados por meio de aplicativo, firmaram uma parceria no início de 2018 para lançar a primeira experiência de viagem autônoma de ponto a ponto durante o CES 2018. Este piloto inicial forneceu ao público mais de 400 viagens autônomas e obteve uma classificação média de clientes de 4,99 de cinco estrelas. Após o sucesso do início do ano, as empresas fortaleceram essa parceria lançando  uma frota com 30 veículos autônomos circulando pelas ruas de Las Vegas, nos Estados Unidos. Este mês, a frota atingiu o marco de 5.000 viagens.

Experiência do Visitante

No estande da Aptiv no Congresso SAE Brasil 2018, os visitantes poderão testar seu tempo de reação, comparando-o ao dos radares Aptiv para veículos autônomos. Enquanto uma pessoa reage a um objeto em 250 milissegundos, o sistema da Aptiv consegue verificar 64 objetos, 25 vezes, em 25 milissegundos. Ou seja, bem mais rápido do que a capacidade humana.

Para aproximar a tecnologia autônoma da realidade de quem visitar o estande da Aptiv, será possível entrar em um BMW i3, carro 100% elétrico, e simular uma experiência em realidade virtual de estar a bordo de um carro autônomo.

SERVIÇO:
Congresso SAE
Tema: A Engenharia do Futuro - Novos Horizontes para a Mobilidade
Data: de 3 a 5 de setembro de 2018
Horário: das 9h às 18h30
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04329-900

Sobre a Aptiv

A Aptiv é uma empresa de tecnologia global que desenvolve soluções mais seguras, mais ecológicas e mais conectadas, que permitem o futuro da mobilidade. Sediada em Dublin, na Irlanda, a Aptiv possui cerca de 150 mil funcionários e opera 14 centros tecnológicos, bem como fábricas e centros de atendimento ao cliente, em 45 países. Visite aptiv.com. 
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário