Uruguai x Portugal: cinco motivos para acompanhar o jogo neste sábado

DO TEXTO:
Jorge Guerrero e Francisco Leong/AFP

Confronto pelas oitavas da Copa do Mundo ocorre às 15h

Vanessa Kannenberg

Eles penaram contra adversários menores nesta Copa do Mundo. Cumpriram a missão à força. Agora, se enfrentam pelas oitavas de final e um vai embora mais cedo do que talvez merecia. O duelo entre Uruguai e Portugal ocorre às 15h (de Brasília) deste sábado (30).

A seguir, confira cinco motivos que vão fazer você não perder a partida:

1) Tradição x boa fase

O Uruguai possui uma das mais gloriosas trajetórias do futebol mundial, tendo conquistado um total de 21 títulos oficiais, sendo dois deles a Copa do Mundo. É uma equipe com tradição, conhecida pelo estilo raçudo e que fez uma campanha impecável na fase de grupos, vencendo as três partidas e finalizando a primeira etapa como líder do Grupo A. Portugal, por outro lado, começou a Copa muito bem, mas tropeçou na última partida contra o Irã, com Cristiano Ronaldo perdendo um pênalti, e acabou se classificando em segundo lugar no Grupo B. Embora sem nenhum título mundial, os lusitanos venceram pela primeira vez a Eurocopa em 2016 e vivem uma boa fase.

2) Confronto "quase" inédito

Uruguai x Portugal é um duelo "quase" inédito. Isso porque só aconteceram duas partidas entre as duas seleções na história e nenhuma pela Copa do Mundo. O primeiro confronto foi em 1966, em Lisboa. Em amistoso preparatório para o Mundial daquele ano, os lusitanos, com Eusébio, fizeram 3 a 0 nos sul-americanos. Seis anos depois, as seleções voltaram a se enfrentar pela Copa Independência do Brasil, torneio que reuniu algumas seleções no Brasil em comemoração aos 150 anos de independência brasileira. Jogando no Rio de Janeiro, as duas equipes empataram em 1 a 1.

3) CR7 x Suárez

Se o confronto entre as seleções é "quase" inédito, os principais jogadores de Uruguai e Portugal estão acostumados a se enfrentar pelo campeonato espanhol. De um lado, Luis Suárez, camisa 9 da Celeste e goleador do Barcelona. Do outro, o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, camisa 7 de Portugal e do Real Madrid. O jogo valeria à pena para ver qualquer um dos dois atuar. Se enfrentando, então, torna-se imperdível!

4) Coadjuvantes que valem à pena

Mas o confronto deste sábado tem muito mais do que os dois protagonistas. O Uruguai de  Óscar Tabárez  tem a artilharia de Cavani e a segurança da dupla de zagueiros Godín e Gimenez. Pelo lado do técnico Fernando Santos, a experiência de Quaresma e a marcação do brasileiro Pepe podem fazer a diferença no duelo. São coadjuvantes, mas podem roubar a cena neste jogão.

5) Eles querem a Copa

De um lado, uma seleção que nunca levantou a taça do Mundial. Do outro, uma bicampeã que venceu há tanto tempo que tem sede de Copa. Portugal busca seu primeiro título tendo o melhor jogador do mundo no elenco. Já o Uruguai, que venceu as Copas de 1930 e 1950, está embalado e é a primeira vez que termina a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Ambos querem ser campeões, mas só um passa das oitavas.


Suárez x Cristiano Ronaldo promete fortes emoções (Foto: Jan Kruger e Mike Hewitt/FIFA via Getty Images)

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários