Jovens visitam hemocentro e conhecem o caminho da doação de sangue

DO TEXTO:

A iniciativa, realizada em parceria com o Movimento Eu Dou Sangue, visa conscientizar os jovens sobre o tema

14/6 - Dia Mundial do Doador de Sangue

Nesta quarta, 13, às 14h, cerca de 40 estudantes do Colégio Palmares, de São Paulo, farão uma visita guiada ao Banco de Sangue do Hospital Sírio-Libanês. A ação tem o sugestivo nome de Trans-fusão O grupo vai conhecer em detalhes o caminho que o sangue do doador percorre até ser usado para salvar vidas.

O objetivo é despertar o interesse dos jovens pela iniciativa, de modo que eles se tornem multiplicadores e influenciadores de campanhas de doação em seus meios sociais. A excursão especial é organizada pelo Pensarte, projeto social do colégio, em parceria com o Movimento Eu Dou Sangue, responsável por incentivar a doação, com o intuito de aumentar o estoque de bolsas de sangue em todo o Brasil.

Na visita, os alunos passarão pelo processo como se fossem efetivar a doação. Farão cadastro e depois passarão pela triagem clínica, onde os profissionais do Banco de Sangue irão apresentar as perguntas feitas ao candidato e as exigências que deferem ou indeferem a doação, além de responderem as curiosidades levantadas pelos próprios estudantes.

A programação inclui também visita à sala de doação, onde serão apresentados os equipamentos utilizados no processo, e ao laboratório, onde poderão ver as etapas subsequentes à retirada do sangue: a centrifugação para divisão das bolsas por hemocomponentes; o agitador de plaquetas; a armazenagem; e a agência transfusional.

“Acompanhar todo o caminho que o processo de doação, desde o cadastro do doador até o armazenamento, irá alertar os alunos sobre a relevância do tema. Dar e doar sangue é um ato solidário, de amor ao próximo”, destaca Diana Berezin, idealizadora do "Movimento Eu Dou Sangue”.

Para o diretor do Colégio Palmares, Edson D’addio, “a participação dos alunos em causas como essas implica em noções de reponsabilidade social e humanitária que norteiam a construção de um cidadão consciente e participativo”.

Vale lembrar que 14 de junho marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como data para homenagear doadores e conscientizar sobre a importância desse ato. Durante todo o mês acontece a campanha Junho Vermelho, idealizado pelo Movimento Eu Dou Sangue, com diversas ações para incentivar a doação e o aumento dos estoques nos bancos de sangue.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários