Gil revigorado e Ivete com energia acumulada inauguram espaço em SP...

DO TEXTO:
Gil e Ivete
Lello Lopes e Tiago Dias

Dois totens da música baiana se encontraram na noite dessa sexta (1) para a inauguração de um novo espaço no Allianz Parque, em São Paulo.

Ivete Sangalo e Gilberto Gil aproveitaram o formato mais intimista no meio no estádio — na verdade, em formato de arena, fora do gramado — para unir as pontas da música sobretudo nordestina, passeando pelo ijexá, axé e forró. Ou, nas palavras de Gil, para celebrar o “espírito livre” do brasileiro.

A mistura já havia acontecido algumas vezes no Carnaval de Salvador, além de ter ganho registro ao vivo em trio com Caetano Veloso, em 2012. No ritmo das apresentações em dupla – a exemplos de Maria Bethânia e Zeca Pagodinho, e Marisa Monte e Paulinho da Viola – o encontro é um manjar dos reis. Com elementos das bandas de ambos artistas, a química foi certeira desde a trinca de Gil que abriu a apresentação: “Palco”, “A Novidade” e "Nos Barracos da Cidade".

Com energia acumulada depois de dar luz às gêmeas Marina e Helena em pleno Carnaval, Ivete não demorou para tirar o salto e pular descalça pelo palco, enquanto Gil ajudava a cantar "Se Eu Te Amasse Tanto Assim", além do eterno hit "Céu da Boca", com seus versos de mensagem dúbia: " E aí? Chupa toda, disse toda".

Teve espaço também para canções mais recentes, como "No Groove", de Ivete, e “Afogamento”, canção que Gil compôs e canta no próximo disco de Roberta Sá, com repertório todo inédito escrito por ele.

Quem esteve no pista premium neste novo formato pôde ver bem de perto um Gil revigorado, após a turnê ao lado de filhos e amigos, em comemoração dos 40 anos do disco “Refavela”. Em "Tempo de Alegria", o compositor pulou como se estivesse na pipoca.

Gestado exclusivamente para a estreia do espaço, o show garantiu casa cheia (11 mil lugares) e pode ganhar continuidade depois da turnê que Gil faz na Europa nas próximas semanas..

“Foi tão gostoso. Tenho uma paixonite por Gil de longa data . A gente não falou, mas a gente falou. Ficou implícito (dar prosseguimento aos shows)”, disse Ivete ao UOL, minutos antes de subir ao palco.

Hall no estádio

Estádio mais utilizado do país para shows internacionais de grande porte – como Coldplay, Paul McCartney e Justin Bieber, que reuniram entre 25 mil e 50 mil pessoas – agora também funciona em formato arena.

Nomeado Allianz Parque Hall, o palco desmontável fica atrás do gol e bem próximo das arquibancadas, onde a maior parte do público fica dividida.

A notícia boa: O novo formato dá visão privilegiada de qualquer lugar da arena. E o som acaba ficando mais nítido e potente fora da pista premium pequena, onde as vozes dos artistas sofreram um pouco com o eco do estádio.

Em entrevista à colunista do UOL Adriana de Barros, Rogério Dezembro, CEO da W/Torre Entretenimento, administradora da arena, afirmou que espaço será predominantemente para  a música nacional. "É uma forma de receber os artistas do nosso país em um espaço totalmente coberto com capacidade para até 11 mil espectadores".

O próximo show nesses moldes será com Jorge Ben, ainda sem data fechada.

Ao UOL, Ivete disse que o novo espaço chega em boa hora. “É evidente que cada vez mais a gente tem menos espaço para cultura, para isso que alivia as tensões da gente", disse. "Infelizmente, a arte e cultura não é uma grande prioridade no nosso país".

“O fato de ser eu e Gil isso abrange muito a proposta do lugar. Esse lugar pode receber todos os casamentos da música, eu acho porreta. Tem um quê de grandiosidade, embora possa ser de forma intimista”, explica.

Nesse formato o gramado fica livre e permite que o estádio consiga organizar melhor a agenda entre shows e partidas de futebol  – após  todo o axé,  o estádio recebe no sábado São Paulo e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.

Setlist

Palco
A Novidade
Nos Barracos da Cidade
Céu da boca
Zero a Dez
Esperando na Janela
Tempo Rei
Afogamento
Se Eu Não te Amasse Tanto Assim
Não Precisa Mudar
No Groove
Madalena
Sitio do Pica-Pau Amarelo
Amor Até o Fim
Muito Obrigado Axé
Beleza Rara
Faraó Divindade do Egito
Doce Obsessão
Andar com Fé
Realce
Toda Menina Baiana
O Farol
Festa
Sorte Grande



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários