Sugestões da TV Brasil para terça (15) - Paulinho da Viola e Antônio Torres

DO TEXTO:

TV Brasil resgata entrevista de Paulinho da Viola para a TVE em 1985

Artista revela suas referência músicas e canta sucessos que marcaram carreira

A elegância e o talento de Paulinho da Viola dão o tom da entrevista que a TV Brasil recupera de seu acervo e apresenta no programa Recordar é TV desta terça (15), às 22h45. O bamba conversou com a apresentadora Cristina Prochaska na atração "Eu sou o show" exibida em 1985 pela TV Educativa do Rio. Na atração, o músico canta sucessos como "Foi um rio que passou em minha vida" e "Tudo se transformou".


Recordare TV Eu sou o show 1985-Cristina Prochaska-Paulinho da Viola e familia
 Acervo TV Brasil

Durante o papo, Paulinho da Viola apresenta sua família, destaca a importância do pai César Faria e fala sobre suas referências musicais como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de tocar ao lado do grupo Época de Ouro canções como "Implicante". O especial sobre o cantor, compositor e violonista que a TV Brasil resgata foi produzido a partir do material preservado de arquivo do canal.

Recordar e TV-Paulinho da Viola-Credito Ana Paula Migliari-TV Brasil
 
As composições do artista representam um universo particular na música popular brasileira: a união sofisticada da bossa nova com a vibração do samba. O choro, herdado do pai, ajudou a moldar a arte de Paulinho da Viola. Convidado por Hermínio Bello de Carvalho, paulinho da viola começou a carreira tocando no "Zicartola", famoso bar do lendário Cartola e sua mulher, Dona Zica.

Recordare TV-Eu sou o show 1985-Monarco Paulinho da Viola e Cristina Prochaska-Acervo TV Brasil

Sobre o programa e as novas edições

O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com grandes ícones da música, além de homenagens a artistas consagrados como Aracy de Almeida, Emilinha Borba e Cazuza, entre outros.

SERVIÇO:
Recordar é TV - terça-feira (15), às 22h45, na TV Brasil.
Recordar é TV - sábado (19), às 18h, na TV Brasil.

Raphael Montes entrevista imortal Antônio Torres na Academia Brasileira de Letras

 
Trilha de Letras Raphael Montes e Antoni Torresna ABL-Credito Maira Ferreira-TVBrasil

Vasta obra do autor baiano é um dos temas do bate-papo exclusivo na emissora pública

O Trilha de Letras homenageia o escritor baiano Antônio Torres na edição especial desta terça (15), às 21h15, na TV Brasil. Gravada na Academia Brasileira de Letras, a entrevista para o apresentador Raphael Montes aborda a vida e a obra do premiado autor considerado um dos nomes mais importantes de sua geração.


Ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres tem dezenas de livros publicados. O autor estreou na literatura em 1972 com o romance "Um Cão Uivando para a Lua", considerado uma das principais obras daquele ano pela crítica. No decorrer da carreira, o escritor foi reconhecido com alguns dos mais relvantes prêmios nacionais, como o Prêmio Jabuti, por seu título "Pelo Fundo da Agulha" (2006).

A jornalista Katy Navarro fala sobre o romance "O nobre sequestrador" no quadro "Leituras com Katy". Já o espaço do programa da TV Brasil para os booktubers apresenta o livro de poesias “Aspirando e expelindo”, de Gabriel Ferreira.

SERVIÇO:
Trilha de Letras – terça-feira (15), às 21h15, na TV Brasil.
Trilha de Letras – quarta-feira (16), às 6h, na TV Brasil.

Sessão Cine Nacional apresenta o drama "Curitiba Zero Grau" nesta terça (15)

 
Curitiba Zero Grau

Filme brasileiro revela a trajetória de personagens que se cruzam na capital paranaense

Estrelado pelo ator Jackson Antunes, o longa "Curitiba Zero Grau" é a atração da faixa Cine Nacional que a TV Brasil na noite desta terça-feira (15), às 23h45. O drama dirigido por Elói Pires Ferreira conquistou o Prêmio do Público no CINESUL - Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo.

A trama se passa na semana mais fria de um inverno curitibano em que as histórias de quatro homens se cruzam: um vendedor de automóveis, um catador de papeis, um motoboy e um motorista de ônibus.

Cada um a seu modo traça um novo perfil do povo da capital paranaense que vem se modificando com o inchaço da cidade e com os desafios pela sobrevivência na região onde o frio dita o comportamento das pessoas.

Ficha Técnica
Ano: 2010. Gênero: drama. Direção: Elói Pires Ferreira, com Jackson Antunes; Katia Drummond; Rodrigo Ferrarini; Camila Hubner; Diego Kozievitch; Enéas Lour; Stephanie Mattanó; Olga Nenevê. Duração: 105 min. Classificação: 12 anos.

SERVIÇO:
Cine Nacional–"Curitiba Zero Grau"–terça-feira (15), às 23h45, na TV Brasil.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários