Sésamo lança série especial para a Semana Nacional de Educação Financeira

DO TEXTO:

Em versão animada, série de doze episódios é exclusiva no Youtube Kids

Na semana nacional de educação financeira, a Sésamo lança a série “Nós Podemos” em versão animada de doze episódios, com exclusividade no Youtube Kids. A série criada através da iniciativa “Sonhar, Planejar e Alcançar” da Sésamo é voltada para as crianças e suas famílias, e se destina a ajudar aqueles que se preocupam em adquirir competências e comportamentos financeiros e saudáveis.

Assista a série no Youtube Kids: 

Em “Nós Podemos”, conceitos de educação financeira, como doar, economizar, planejar, reutilizar e compartilhar são transmitidos às crianças de maneira leve e próxima do seu dia a dia, através dos queridos personagens da Sésamo, Elmo, Bel, Grover, Come Come,  Lily, Chamky e Lola. Os episódios mostram a diferença entre necessidades e desejos, diferenças de preços e cuidados que todos precisam ter, não só com suas finanças, mas também com o planeta e com sua própria saúde.

“O nosso objetivo é promover uma mudança de comportamento em crianças e seus familiares, contribuindo para uma nova geração de cidadãos brasileiros capazes de consumir de forma consciente. Acreditamos que as crianças estão fortalecidas financeiramente quando elas conseguem definir sonhos (financeiros e não-financeiros, individuais e coletivos) quando sentem confiança e otimismo em fazer planos e escolhas para alcançar seus objetivos, quando diferenciam o que é uma necessidade básica e o que é um desejo, quando compreendem a importância do trabalho e a relação entre dinheiro e bens de consumo, e quando estão familiarizadas com os conceitos básicos de economizar, consumir, partilhar, doar e trocar. Todo esse esforço da Sésamo, seja por meio de campanhas nas mídias de massa e por meio das atividade com crianças e familiares nas escolas públicas, busca cooperar com a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, instituída pelo Governo Federal”, explica Julia Tomchinsky, diretora educacional da Sésamo no Brasil.

EPISÓDIOS “NÓS PODEMOS”:
- Plantando para o futuro
- Na cozinha com economia
- Guarda chuva voador
- Lola é uma boa amiga
- Quando eu crescer

SINOPSE “NÓS PODEMOS”: Dos criadores da Vila Sésamo, “Nós Podemos” é a mais nova série de animação criada para “Sonhar, Planejar e Alcançar”, uma iniciativa da Sésamo financiada pela MetLife Foundation. A série é estrelada por Elmo e seus amigos, que aprendem sobre tomar decisões, planejar e ser financeiramente responsável. Juntos, eles solucionam problemas e encontram formas divertidas e criativas para economizar, reutilizar recursos e compartilhar o que cada um tem entre si, como amigos de verdade fazem.

SOBRE A SÉSAMO: A Sesame Workshop (Sésamo) é a organização sem fins lucrativos vinculada à Sesame Street, o programa de televisão pioneiro que vem atingindo e ensinando as crianças desde 1969. Hoje, a Sesame Workshop é uma força inovadora para a mudança, com a missão de ajudar as crianças em todos os lugares a crescerem de forma mais inteligente, forte e amável. A organização atua em mais de 150 países, atendendo às crianças por meio de uma ampla gama de meios de comunicação e programas de impacto social,filantropia-financiados, tudo fundamentado em pesquisa rigorosa e contextualizado às demandas e culturas das comunidades em que atuamos. Para mais informações, visite www.sesameworkshop.org.

SOBRE A METLIFE FOUNDATION: MetLife Foundation criada para dar continuidade à antiga tradição da MetLife de prestar contribuições como empresa parceira da comunidade. Atualmente a Fundação se dedica a promover a inclusão financeira com a finalidade de ajudar a criar um futuro seguro para indivíduos e comunidades em todo o mundo. Acesse: www.metlife.org.

SOBRE A ENEF:  A Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Durante a semana ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia. Acesse:http://www.semanaenef.gov.br/

SOBRE O PROJETO SONHAR, PLANEJAR, ALCANÇAR: Um programa voltado para as crianças e suas famílias, e se destina a ajudar aqueles que se preocupam em adquirir competências e comportamentos financeiros e saudáveis. O programa é produzido pela Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos por trás de Sésamo, cuja missão é ajudar as crianças a crescer de forma mais inteligente, mais forte e mais amável, e é financiado pela MetLife Foundation.

Transmídia, o projeto é composto por videoclipes, uma série animada, jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir, além de guias para educadores e cuidadores. Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens do Sésamo, tópicos como consumo consciente, economia, reutilização de objetos e partilha são abordados de forma apropriada à faixa etária. Os temas, no entanto, não se resumem ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino.

No que diz respeito ao engajamento comunitário, Sonhar, Planejar, Alcançar envolve diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Índia e China. No Brasil, as ações estão sendo implementadas em parceria com a pela DSOP – Educação Financeira em nove municípios brasileiros estão envolvidos. São elas: Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Sinop, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Maceió. Em cada município, 30 escolas públicas de educação infantil farão parte da ação, alcançando diretamente cerca de 37.000 famílias brasileira.

Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido no site http://fortalecimentofinanceiro.vilasesamo.org/.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários