Turma da Árvore promove o plantio de árvores para ajudar a neutralizar a emissão de CO²

DO TEXTO:

Com personagens do Mauricio de Sousa, a Turma da Árvore promove o plantio de árvores para ajudar a neutralizar a emissão de CO²

Em novo projeto, da UpWiki Sistemas Inteligentes e NDDigital, com apoio da Mauricio de Sousa Produções, os participantes poderão adotar árvores, dentre 14 espécies, incluindo algumas ameaçadas de extinção e acompanhar on-line desde a germinação até o plantio definitivo e crescimento.

As árvores têm papel fundamental para neutralizar parte da emissão de gases poluentes. Para ajudar a diminuir esses efeitos, personagens da Turma do Chico Bento do desenhista Mauricio de Sousa se reuniram com a Turma da Árvore. Agora, é possível plantar sua própria árvore e acompanhar on-line todo o processo, desde a germinação até o plantio e crescimento. O projeto é da UpWiki Sistemas Inteligentes e NDDigital, com apoio da Mauricio de Sousa Produções (MSP).

A Turma da Árvore se alinha à proposta da ONU, chamada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, na qual reúne empresas e pessoas comprometidas a cumprir algumas metas. Com esse novo projeto, a MSP e as empresas parceiras têm como objetivo proporcionar, de forma lúdica por meio da Turma do Chico Bento, educação para o desenvolvimento, adoção de estilo de vida sustentável, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o plantio de árvores. 

Na primeira fase do projeto, a área disponível para plantio é de 1500 hectares inicialmente, com estrutura preparada para o plantio de 3.000.000 unidades. Dentre elas, algumas ameaçadas de extinção, tais como o pinheiro brasileiro que é protegido por lei. Outras informações no site www.turmadaarvore.com.br

“Este número de árvores plantadas significa neutralizar aproximadamente 39.900 TON/ano e 319.200 TON de CO² em oito anos. Iniciativa inédita no País e lembrando que a capacidade de plantio é muito superior a 3.000.000 de árvores”, declara o vice-presidente da NDDigital, Alessander Comandolli.

Pelo site ou o aplicativo da Turma da Árvore, depois do plantio, os participantes poderão calcular a quantidade de CO² que estarão compensando. E se quiserem, ainda poderão responder a um quiz para saber qual espécie mais combina com sua personalidade além de acompanhar on-line, com câmeras no “berçário” (viveiro onde são feitos o plantio, irrigação e manejo das mudas).

O desenvolvimento das árvores poderá ser acompanhado também através de fotos georreferenciadas, feitos a cada três meses depois da adoção da árvore.

Os participantes também poderão fazer visitas programadas às fazendas e verificar “in loco” o desenvolvimento das suas árvores.

Além do plantio, o usuário contará com conteúdo exclusivo pelas plataformas digitais da Turma da Árvore, nas quais poderá acessar dicas e informações para adotar ações mais sustentáveis, bem como informações de como reduzir emissão de carbono.

Para a sustentação do projeto, será cobrada uma taxa de manutenção mensal, por árvore, que varia de acordo com a espécie.

Nessa primeira fase, o plantio das três milhões de árvores será feito em Santa Catarina. Nas etapas seguintes serão feitos plantios semelhantes em outros estados do país.

Todas as etapas do plantio e manejo estão dentro dos conceitos da Forest Stewardship Council (FSC), e contam com a infraestrutura de tratores, drones, georreferenciamento individual de cada árvore, suporte técnico especializado e pessoal treinado. O projeto Turma da Árvore segue ainda os padrões do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (CBMF).

Agora, cada um pode decidir e fazer a diferença! De forma simples e acessível, a Turma da Árvore está 100% preparada para ajudar a melhorar as condições do ar e de vida do planeta.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é uma empresa que produz histórias em quadrinhos no Brasil há mais de 59 anos e é responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, a empresa já lançou mais de 400 títulos até hoje, e detém mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos do Brasil. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1,2 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz conteúdos disponíveis em várias plataformas com a mais alta tecnologia, aliando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil produtos.

Sobre a UpWiki Sistemas Inteligentes

A UpWiki foi criada em 2016 para oferecer soluções inovadoras a todos aqueles que se preocupam em transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. A Turma da Árvore é uma marca exclusiva da UpWiki Sistemas Inteligentes Ltda., (CNPJ 26.834.776/0001-09). Quando, em 2017, a Turma da Árvore foi criada, pensou-se em uma maneira de reunir pessoas e empresas numa única comunidade com objetivo de defender a natureza e melhorar as condições do nosso meio ambiente. Para tanto, a UpWiki desenvolveu um sistema exclusivo, que possibilita a neutralização das emissões pessoais de carbono e outros agentes poluentes na atmosfera, através do plantio de árvores. As empresas Mauricio de Sousa Produções, Green Carbon e NDDigital Software Ltda., se reuniram a UpWiki nessa empreitada.

Sobre a NDDigital

A NDD é uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares. Desde 2004, atua de forma inovadora buscando transformar tecnologias em resultados, sempre focada no crescimento sustentável. Suas soluções estão presentes em todos os estados brasileiros e em países da América Latina, Europa e nos Estados Unidos. Com prometida com a sustentabilidade, atualmente a NDD planta árvores para neutralizar carbono para seus clientes do Brasil, utilizando-se de terrenos próprios, localizados no estado de Santa Catarina. A NDD respeita normas mundiais de plantio e se pauta seus projetos de sustentabilidade no trinômio: socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável. Para a Turma da Árvore a NDD ficará responsável pelo plantio de 14 espécies de árvores nativas. Conheça mais detalhes da NDD e dos seus projetos de sustentabilidade em www.nddgreencarbon.com.br

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários