SescTV exibe novos episódios da série Movimento Violão

DO TEXTO:
Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.

Com concepção e direção musical de Paulo Martelli, os concertos inéditos abrem com Badi Assad, no dia 10/4, terça-feira, às 20h 

A série Movimento Violão estreou no SescTV em 2010. Desde então, exibe concertos com relevantes violonistas, que exploram as diversas vertentes e potencialidades do instrumento, tocando repertório de música erudita e popular. Todas as terças-feiras, às 20h, a nova temporada traz um espetáculo inédito, no total de oito. Dentre os participantes estão nomes como Alessandro Penezzi, Gilson Antunes e Paulo Inda, brasileiros, além de Mario Ulloa, da Costa Rica, radicado no Brasil. As novas produções começam a ser exibidas no dia 10, com a apresentação da violonista, cantora e compositora Badi Assad, que toca e canta em comemoração aos 25 anos de sua carreira. No repertório, músicas autorais e de compositores que a influenciaram. Concebida pelo violonista Paulo Martelli, que ainda assina a direção musical, a série também pode ser assistida em sesctv.org.br/aovivo).

Mariângela Assad Simão, ou simplesmente Badi Assad como é conhecida, é irmã dos influentes violonistas Sérgio e Odair Assad, famosos como Duo Assad. Nascida em uma família de músicos, a artista toca violão desde criança. De acordo com Paulo Martelli, a personalidade inquieta da artista a levou a ultrapassar fronteiras e incorporar canto e artes cênicas ao seu trabalho. “Criando, assim, uma linguagem inovadora e única”, afirma o violonista. Badi comenta que a música e a arte como um todo são a sua existência. “É um privilégio poder ter um trabalho feito com amor assim tão intenso”, revela.

Com direção para TV de Flávio N. Rodrigues, Badi apresenta composições próprias, como Eu Vim Daquele Lugar; Você Não Entendeu Nada; e Noite de São João, e de compositores que foram inspiração em sua trajetória, como Joana Francesa, de Chico Buarque; Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant; Ai Que Saudade D´oce, de Vital Farias; e La Valse d´Amélie, de Yann Tiersen.   O concerto foi gravado no Sesc Bom Retiro, na capital paulista, em setembro de 2017.  

Em março deste ano, o Projeto Movimento Violão ganhou um box com 10 DVDs, lançado pelo Selo Sesc. A caixa apresenta os concertos realizados na temporada de 2012, com nomes nacionais e internacionais, como Duo Assad, Carlos Barbosa Lima, Eduardo Isaac e Pablo Márquez.  

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Movimento Violão

Badi Assad
Estreia: 10/4, terça-feira, às 20h
Reapresentações: 11/4, quarta-feira, às 10h; 13/4, sexta-feira, às 12h; 15/4, domingo, às 12h30; 16/4, segunda-feira, às 14h e às 24h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: DNArte
Concepção e direção musical: Paulo Martelli
Direção para TV: Flávio N. Rodrigues

Outros concertos:

Gilson Antunes
Professor de violão da Unicamp, com doutorado pela USP, o músico é especialista em violão erudito pela Guilhall School of Music de Londres. Neste concerto, ele apresenta composições do século XX e obras de Fernando Sor.
17/4, terça-feira, às 20h 
Classificação indicativa: Livre 

Alessandro Penezzi
O violão popular brasileiro é destaque na apresentação do violonista considerado um dos maiores expoentes do gênero. No repertório obras e arranjos autorais.
24/4, terça-feira, às 20h 
Classificação indicativa: Livre

Paulo Inda
Concerto dedicado à obra de Radamés Gnatalli. O violonista interpreta peças avulsas de diferentes épocas. Dentre elas, Dez Estudos e Sonata para Violão e Violoncelo, acompanhado por Rodrigo Andrade Silveira.
01/5, terça-feira, às 20h
Classificação indicativa: Livre

Thiago Colombo
O violonista, compositor, arranjador e professor gaúcho, que nos últimos anos tem se dedicado ao repertório latino-americano, toca músicas de sua autoria, como One for Helena (Prelúdio-Choro); Homenagem a Roland Dyens; e La Sencillita; além de Pra Te Lembrar, de Nei Lisboa; e Otoño Porteño, de Astor Piazzolla.
8/5, terça-feira, às 20h
Classificação indicativa: Livre

André Rodrigues
O violonista nascido na cidade de Campinas – SP é radicado no Canadá, onde desenvolve carreira de concertista e acadêmica. Atualmente é diretor da Sociedade de Violão de Montreal, onde cursa doutorado. No concerto, André apresenta o repertório em duas partes: na primeira, peças mais clássicas e, na segunda, de compositores brasileiros.
15/5, terça-feira, às 20h
Classificação indicativa: Livre

Jovens Concertistas – Afonso Celso & João Victor Oliveira
Os violonistas Afonso Celso, de Caculé, interior da BA, e João Vitor de Oliveira, de Osasco, na Grande São Paulo, tocam repertório de músicas clássicas e populares. Vitor mostra uma sequência de quatro peças de Vicente Asencio e Afonso traz Sérgio Assad, Manuel Ponce e Leo Brouwer
22/5, terça-feira, às 20h
Classificação indicativa: Livre

Jovens Concertistas – Mario Ulhoa
Natural da Costa Rica e radicado no Brasil, o violonista também é professor. Considerado um músico virtuoso do instrumento, se dedica à arte do violão desde os quatro anos em uma família que pertence a uma tradição de músicos. Ele toca obras dos compositores Manuel Ponce, Cristovão Bastos e Alberto Ginastera.
29/5, terça-feira, às 20h
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

MOVIMENTO VIOLAO: BADI ASSAD

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários