Estácio lança projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

DO TEXTO:

Iniciativa integra Programa de Responsabilidade Social da companhia e será implementada inicialmente em três unidades

A Estácio lança, nesta quinta-feira, 5 de abril, o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A iniciativa, que integra o Programa de Responsabilidade Social da companhia, será implementada inicialmente em três unidades do Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é levar esse projeto a todas as unidades da Estácio no Brasil. Queremos erradicar o analfabetismo no entorno de nossos campi”, afirma o presidente do Grupo Estácio e idealizador do projeto, Pedro Thompson.

As primeiras unidades a receber o programa são Queimados, Alcântara e Via Brasil. Por um período de quatro meses, os adultos e jovens terão aulas com estudantes dos cursos superiores de Pedagogia e de Licenciaturas - como Letras, História, Geografia e Matemática - com a supervisão do corpo docente da Estácio. As aulas acontecerão no período noturno com duração de duas horas por dia, três vezes por semana, e não há nenhum custo para os alfabetizandos.

As turmas terão até 25 estudantes e ao final do curso, os alunos devem ser capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos em forma de conta. Este preparo é necessário para que os adultos possam ingressar no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Este projeto está alinhado à missão da Estácio, de Educar para Transformar, e reforça nossa diretriz de manter um relacionamento próximo e sustentável com a comunidade do entorno de nossos campi. O projeto representa ainda uma oportunidade para nossos alunos, que vão aprender na prática ao atuarem como professores, o que sustenta nosso compromisso com a empregabilidade de nossos egressos”, acrescenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Estácio.

A metodologia foi desenvolvida de forma a estimular o aprendizado dos adultos e evitar a evasão dos alfabetizandos. As mesas são coletivas e não há provas para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos. “Esses adultos se sentem excluídos por conta do analfabetismo e é muito comum que tenham o ímpeto de desistir. Por isso, atuamos de forma a apoiar os alunos a seguirem estudando, apesar das dificuldades”, destaca Cláudia Romano.

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de abril, diretamente nas unidades que oferecem o curso. A Estácio também criou um site com mais informações sobre o projeto: http://portal.estacio.br/alfabetizando .

Os endereços das unidades que vão oferecer o curso de Letramento e Alfabetização de Jovens e Adultos são:

- Alcântara
Rua Manoel João Gonçalves, 410

- Via Brasil
Rua Itapera, 500, Irajá

- Queimados
Shopping da Estação Ferroviária, Rua Doutor Eloy Teixeira, 165

Sobre a Estácio

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 48 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, contando com mais de 500 mil alunos matriculados.

A Estácio oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade, além de soluções corporativas e cursos de extensão. A instituição aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e mantém seus currículos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários