ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

12 de abril de 2018

EMBRAPII debate incentivos à pesquisa na área de biotecnologia


Simpósio acontece na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e reunirá estudantes, industriais, gestores públicos e renomados cientistas

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) participa no dia 12 de abril do Simpósio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CABBIO), que será realizado no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília. O encontro vai reunir estudantes, industriais, gestores públicos e renomados cientistas.

Estão previstos três painéis, cada um focado em um ator envolvido no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação: o governo, a indústria e a academia. O Diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, participa do debate “iniciativas de governo”, em que vai apresentar o modelo de financiamento EMBRAPII, que disponibiliza 1/3 de recursos não-reembolsáveis à indústria para serem utilizados em projetos de inovação em parceria com a Unidades EMBRAPII credenciadas. A Finep também integra este painel. 

O segundo painel traz a visão da indústria e conta com a participação da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI) e das empresas Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, e L'oreal Research e Innovation. Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), da Associação da Rede SulBiotec, da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade de Ribeirão Preto também estarão presentes.

Sobre o CBAB/CABBIO

O Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB/CABBIO) é um programa de integração regional entre o Brasil e a Argentina, ampliando a base do conhecimento, de acordo com as necessidades e prioridades estabelecidas para a biotecnologia nos dois países. Criada em 1987, é reconhecido como um dos exemplos de relacionamento dinâmico em ciência e tecnologia, que o Brasil mantém com outro país.

As atividades do Centro são induzidas por meio de editais de convocação, lançados de forma simultânea nos dois países, para proposição de cursos ou projetos em temas binacionais prioritários, definidos por representantes da comunidade científica dos dois países.

FINANCIAMENTO EMBRAPII

A EMBRAPII - A Empresa mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I (recursos não-reembolsáveis), enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.

SERVIÇO:
Evento: Simpósio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CABBIO)
Horário: 14h
Local: Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E – Brasília
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis