Celina da Piedade abre 8.ª edição do festival de música de Setúbal

DO TEXTO:

A cantora e acordeonista portuguesa Celina da Piedade abre, no dia 24 de maio, a 8.ª edição do Festival de Música de Setúbal, que mobiliza todos os anos mais de mil crianças e jovens da região, foi hoje anunciado.

Celina da Piedade, nascida em Setúbal, foi convidada para o espetáculo de abertura no Fórum Luísa Todi, às 21:00 de dia 24 de maio, num concerto que inclui cante alentejano, bem como a participação do grupo de percussão Santiago Olodum, do Coral Infantil de Setúbal e de João Gil.

Sob a direção artística do britânico Ian Ritchie - que ao longo de 40 anos de carreira já dirigiu a City of London Sinfonia, a Orquestra de Câmara Escocesa, a Opera North, o Festival St Magnus e o Festival City of London -, o Festival de Música de Setúbal mobiliza todos os anos cerca de mil alunos de diversas escolas do ensino básico, artísticas e de ensino especial do concelho de Setúbal.

Como referiu Ian Ritchie na apresentação da 8.ª edição do festival, em conferência de imprensa realizada na Casa do Largo, sede do festival, a ideia central da edição deste ano é a palavra inglesa `home´, que a língua Portuguesa não consegue traduzir para única palavra, atribuindo-lhe vários significados: lugares, raízes, em casa ou lar.

"A ideia de ´home´ toca e abrange os temas de todas as nossas sete edições anteriores", disse Ian Ritchie, acrescentando que a temática do ano passado - migrações - continua a influenciar a sociedade e também a programação do festival. 

Além da participação de Celina da Piedade, no concerto de abertura, na programação do Festival de Música de Setúbal estão previstos muitos outros espetáculos que mostram o trabalho realizado por milhares de crianças e jovens da região durante todo o ano.

Um desfile de percussão coordenado por Fernando Molina, no auditório José Afonso e avenida Luísa Todi, espetáculos da Academia de Música e Belas Artes de Setúbal no Convento de São Paulo, da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestras dos Conservatórios Regionais de Música de Palmela e Setúbal no Fórum Luísa Todi, e da cantora e compositora alemã-egípcia, Merit Ariane na Casa d´Avenida, são alguns pontos altos da programação deste ano.

O espetáculo de encerramento, às 19:00 do dia 27 de maio, no Fórum Luísa Todi, estará a cargo da solista Maria João, acompanhada pelo Ensemble Juvenil de Setúbal, de que é madrinha.

No dia seguinte, 28 de maio, já fora do período atribuído ao certame, que decorre de 24 a 27 de maio, terá lugar um Simpósio Internacional no Auditório do Instituto Politécnico de Setúbal, sobre Música, Saúde e Bem-estar, em que está prevista uma apresentação e debate sobre Musicoterapia - Educação Musical para pessoas com necessidades especiais, seguida de um debate com profissionais desta área, de Portugal e do Reino Unido.

 in-/www.dn.pt
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários