Exames com tecnologia avançada auxiliam especialistas no monitoramento de cânceres

DO TEXTO:


   Neste ano, o Inca prevê 600 mil novos casos da doença no Brasil

Para 2018 e 2019, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o registro de uma média de 600 mil novos casos da doença no Brasil. Apesar da cura ainda não ser uma realidade, por meio da Tomografia Computadorizada (TC) e da Ressonância Magnética (RM) é possível ter acesso às informações necessárias ao acompanhamento de cada tipo de câncer. Esses métodos são menos invasivos e utilizam tecnologia altamente moderna para avaliar a extensão do câncer, obter dados para o planejamento de uma possível intervenção cirúrgica, além de monitorar a resposta do paciente ao tratamento. 

Segundo o Dr. Wagner Diniz, médico radiologista do Laboratório Exame, no caso da TC, o diferencial está na realização de exames com dose baixa ou ultrabaixa de radiação. “Como os pacientes oncológicos passam por vários procedimentos ao longo da terapia, quando são submetidos a dose reduzida de radiação, os potenciais efeitos prejudiciais têm menor probabilidade de ocorrer”, explica.

Outro diferencial da TC apontado pelo especialista é o rastreamento de câncer de pulmão em pessoas assintomáticas com alto risco de desenvolverem esse tipo da doença. “Nesses casos, é comprovado cientificamente que há uma significativa redução da mortalidade quando são diagnosticados precocemente”, esclarece Diniz. 

Já na ressonância magnética, de acordo o médico, é possível observar outras características relacionadas a alguns tipos de tumores. “Ao avaliar o padrão de fluxo sanguíneo no interior de uma lesão na mama ou na próstata, por exemplo, o radiologista pode estimar melhor o seu risco de malignidade e orientar o oncologista quanto à melhor conduta a ser adotada”, destaca.

Câncer de mama e ovário
No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres. Para este ano, o Inca estima 59 mil novas ocorrências da doença. Trata-se de uma das principais formas de cânceres hereditários – seguido do de ovário, e que ocorre devido uma mutação em alguns dos genes herdados pelo pai ou mãe. Dessa forma, para obter o diagnóstico de pacientes com predisposição a essas doenças, os especialistas recomendam a realização do teste de sequenciamento dos genes BRCA 1 e BRCA2. 

O procedimento é feito por meio de uma coleta de sangue, onde o DNA da paciente é extraído para análise. De acordo com a Dra. Michele Migliavacca, médica geneticista do Laboratório Exame, o teste é indicado às pessoas que atendam aos critérios de diagnóstico da predisposição. “Para isso, a mulher deve passar por uma avaliação com um especialista que investigará a história da família e do paciente. Após a confirmação, a prevenção precoce deve ser iniciada com a realização de exames em uma idade mais jovem e com maior frequência que o restante da população. Assim, é possível detectar o câncer em estágio ainda inicial”, acrescenta.

O exame de TC com dose ultrabaixa de radiação está disponível na unidade Mega da Asa Norte do Laboratório Exame. As demais técnicas podem ser encontradas nas três unidades Mega (Asa Norte, Asa Sul e Taguatinga). Já os testes de sequenciamento dos genes BRCA 1 e BRCA2 são ofertados em todos os pontos de atendimento da marca. Para informações sobre locais de atendimento e serviços, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

Sobre o Exame 
Nascido há mais de 40 anos, o Exame possui 60 unidades de atendimento em todo o Distrito Federal e entorno. Dotado de um corpo clínico altamente capacitado, o Laboratório é pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. O Exame disponibiliza mais de três mil tipos de procedimentos, incluindo anatomia patológica e todos com qualidade comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame também oferece a Tabela Popular, que traz condições especiais de pagamento para pessoas sem plano de saúde. Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários