Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a Serra, no Espírito Santo

DO TEXTO:

Ana Moser e Helen Luz, medalhistas olímpicas, e o sanfoneiro Mestrinho são os convidados da Caravanas em Serra
                                         

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

São Paulo, 7 de agosto de 2017  – Com participação das medalhistas olímpicas, Ana Moser, do vôlei, Helen Luz, do basquete, e presença do cantor e compositor Mestrinho e do atriz na série Juacas, do Disney Channel, Isabela Souza, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Serra, no Espírito Santo, no próximo dia 07 de agosto,  para 4 dias de esporte e arte educacionais voltados a estudantes e professores das escolas públicas.

As Caravanas têm patrocínios  das empresas EDP, Otis, Itaú, Rede e Mondelēz Brasil e levarão ao município de Serra, com apoio da Prefeitura,  uma agenda educacional com: formação de professores em Esporte Educacional/Esporte para Todos e em Arte para Educar/Viva com Arte; oficina de literatura para adolescentes; colóquio com gestores públicos sobre esporte e arte no currículo; experiências com práticas pedagógicas e materiais esportivos e de artes diferenciados; exposição sobre Saberes da Terra; palestra sobre empreendedorismo feminino; Show da Caravana e o Cinema Disney Caravana.

Em Serra, mais de 3.000 alunos da rede pública serão atendidos na ARENA CARAVANA, que será erguida no campo de futebol da Av. Cachoeiro, no Bairro Planalto Serrano, Bloco A, com 8 miniestações esportivas, 3 tendas de linguagens artísticas e o Cinema Disney Caravana.  

A Caravana do Esporte terá miniestações de esporte educacional com vôlei, basquete, slackline, tenis, futebol, jogos esportivos, ginástica e uma estação de skate com o skatista Sandro Testinha.

A Caravana das Artes terá duas tendas com atividades de música e dança para as crianças, a tenda Show aberta à comunidade e a tenda do Cinema Disney Caravana, com sessões diurnas para os alunos e presença dos queridos personagens de Disney MICKEY e PATETA.

Helen Luz, convidada da Caravana do Esporte, diz que pretende reforçar com sua participação “a importância do esporte educacional na vida das crianças”. Campeã mundial de basquete em 1994 e medalhista olímpica em Sydney no ano 2000, Helen acredita que a escola “deve valorizar o movimento por meio do esporte e também da arte”. 

Município de Serra será polo de formação em esporte e arte educacionais
 
“Multiplicar as metodologias ativas para ensino de jogos na educação” é como a medalhista olímpica do vôlei, Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação, explica o objetivo das ações das Caravanas no interior do Espírito Santo.  Enquanto as crianças brincam na Arena, cerca de 200 professores da rede municipal de Serra, monitores, gestores, educadores sociais e de núcleos de cultura e esportes participam de cursos de formação em esporte e em arte educacionais, oferecidos gratuitamente pelos projetos, dias 08, 09 e 10 de agosto, na EMEF Ismênio Vidigal.

A novidade é que as metodologias da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes chegarão a outros municípios do interior do Espirito Santo no mesmo período. Uma “Caravaninha”, com patrocínio da EDP, partirá de Serra em direção a João Neiva, Ibiraçu, Rio Bananal e Sooretama, cidades contempladas com ações dos projetos, que irão atender outros 1.600 alunos do ensino fundamental e realizar capacitação de mais 100 educadores multiplicadores.  

"As ações do Instituto EDP visam com a sensibilidade da arte e o vigor dos esportes contribuir para o desenvolvimento social das comunidades. E é exatamente este o objetivo das caravanas. Buscamos transformar vidas por meio de atividades que levam conhecimento e cultura para as pessoas de várias regiões do país", destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP, um dos patrocinadores das Caravanas.

Arte no currículo

Do mundo da música, as CARAVANAS vão receber o cantor, músico e compositor Mestrinho, que visita pela primeira vez os projetos. Ele nasceu em Itabaiana, é neto do tocador de oito baixos, Manezinho do Carira, e filho do sanfoneiro Erivaldo de Carira. Sua irmã Thaís Nogueira é cantora e seu irmão Erivaldinho também é sanfoneiro. Começou a tocar sanfona aos 6 anos e, aos 12 anos, já se apresentava em turnês de bandas da região onde morava.

Por isso mesmo, a participação voluntária do artista com as crianças na tenda da Caravana das Artes terá a alegria da sua sanfona. Mestrinho vai cantar e tocar com os estudantes nas tendas de música e dança e falar aos educadores sobre a importância da arte no currículo das escolas.

Da telinha, a jovem atriz Isabela Souza, a personagem Brida na série Juacas, do Disney Channel, estrará com as crianças nas tendas de artes, no cinema e na oficina Jovens Autores.

A diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Adriana Saldanha, destaca que “as Caravanas pretendem contribuir para que a arte e o esporte estejam presentes no currículo e no dia-a-dia das escolas, garantindo o direto de toda criança e adolescente a ter acesso a diferentes linguagens artísticas e a várias modalidades esportivas, de forma inclusiva, por meio da formação de professores e do atendimento direto das crianças”.

Outros artistas estarão no município com as Caravanas. As cantoras Renata Jambeiro e Luciana Oliveira, o ator Josafá Filho, a contadora de histórias Alexandra Pericão e o percussionista Giba Conceição fazem parte da equipe Caravana e vão ministrar oficinas para crianças e jovens.

Literatura dará o tom de oficina de jovens em Serra 
 
Com uma metodologia própria e inovadora, a Oficina Jovens Autores mobilizará cerca de 40 alunos do 9* ano na Escola Municipal João Paulo II, no Jardim Carapina, periferia de Serra. Leitura, contação de histórias e técnicas de escrita serão ministradas pela equipe de literatura do Instituto Mpumalanga, em seis oficinas, com exercícios dinâmicos e divertidos. “O objetivo dessa oficina, segundo Vini Campos, escritor e professor da Caravana, é mostrar aos alunos que a escrita e a leitura são atividades apaixonantes e que todos nós podemos nos apropriar delas”.

Show e saberes da terra movimentam a Arena Caravana
 

Durante o dia, as crianças têm prioridade na Arena, mas a comunidade também poderá participar.
O Cinema Disney Caravana terá sessões noturnas na terça(08) e na quinta (10), a partir das 19h30.

Na quarta-feira (09), a partir das 19h30, o SHOW DA CARAVANA vai iluminar a maior tenda dos projetos, com capacidade para 500 pessoas sentadas. A Banda da Caravana, formada pelos professores especialistas da Caravana das Artes, receberá os artistas e atletas convidados para um show acústico e informal, aberto à comunidade do Planalto Serrano.

Na quinta-feira (10), uma mostra da produção artesanal da região e uma roda de conversa sobre empreendedorismo feminino pretendem apontar os desafios para preservação da cultura local.   Ana David, diretora jurídica da ESPN Brasil, fará palestra sobre empreendedorismo e como fortalecer a participação feminina em modelos de negócios e em arranjos produtivos locais. 
   
Sobre as Caravanas

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social do canal de esportes ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação, e desenvolvem atividades gratuitas de capacitação de educadores e de atendimento direto de crianças e adolescentes, sem custos para os municípios ou para os participantes.  Em doze anos, os projetos já atenderam indiretamente 3 milhões de crianças e adolescentes de escolas públicas e capacitaram 50 mil professores e gestores. Contam patrocínios da  EDP, Otis, Mondelēz Brasil, Itaú e Rede. A Caravana do Esporte tem apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.  A Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga, por meio da Lei Rouanet.  Toda a ação é registrada para o programa de TV sobre as Caravanas, exibido pelos canais ESPN BRASIL e ESPN MAIS, e comunicada pelos sites www.caravanaesporteartes.com.br   www.mpumalanga.com.br,  www.esporteeducacao.org.br   e pela fan page https://www.facebook.com/caravanaesporteartes/?fref=ts.
A abertura oficial das Caravanas acontecerá na segunda-feira (07/08/2017), a partir das 17h30, na Tenda da Caravana das Artes, dentro da Arena Caravana.

SERVIÇO:

*Arena Caravana – Campo de Futebol da Av. Cachoeiro, s/n -Bairro Planalto Serrano, Bloco A.

*Espaço das formações de professores - EMEF Ismênio de Almeida Vidigal, ao lado da Arena Caravana- end.-Av. Cachoeiro, 1 - Planalto Serrano, Serra – ES / Telefone: (27) 3291-6724

*Espaço da Oficina Jovens Autores- EMEF João Paulo II- end. R. Jerônimo Monteiro, 260 - Jardim Carapina, Serra – ES -/Telefone: (27) 3228-6030 .


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários