União Europeia, Brasil e África do Sul celebram lançamento da iniciativa “Atlântico Sul” 

DO TEXTO:

Durante o evento “A New Era of Blue Enlightenment” será assinada a Declaração de Belém sobre Cooperação em Investigação e Inovação do Oceano Atlântico 
 

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Autoridades da União Europeia, do Brasil e da África do Sul reúnem-se de 12 a 14 de julho, em Lisboa, durante o evento “A New Era  of  Blue  Enlightenment”, para celebrar o lançamento da iniciativa emblemática “Atlântico Sul”. A ideia é reforçar os objetivos de cooperação mútua relacionados com a proteção de ecossistemas marinhos e ligações entre oceanos e clima. A participação do Brasil, que conta também com o apoio dos Diálogos Setoriais, vai contribuir para o intercâmbio de informações e experiências sobre pesquisa marítima, com base em prioridades definidas em conjunto para a abertura de uma cooperação mais ampla em futuros projetos conjuntos de investigação colaborativa focados no Atlântico. 

Na ocasião, será assinada a Declaração de Belém sobre Cooperação em Investigação e Inovação do Oceano Atlântico entre o comissário europeu para Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) brasileiro, Gilberto Kassab, e a ministra da Ciência e Tecnologia sul-africana, Naledi Pandor. 

Para o Coordenador-geral deOceanos, Antártica e Geociência, do MCTIC, Andrei Polejack,esteacordo tripartidoé um salto muito importante para os países envolvidos, porque amplia o conhecimento no Atlântico Sul, até então muito pouco estudado. “Essa aliança tratará todo o oceano como uma única bacia, a fim de entender melhor o seu funcionamento. Vai unir as ações da cooperação Sul-Sul, deixando um legado para a questão da sustentabilidade do Oceano”, explicou. 

O evento também irá reunirlíderes políticos, instituições de investigação, agências de fomento, setor privado e stakeholders ativos em ciências marinhas da Europa, do Brasil e da África do Sul, que participarão em sessões plenárias, painéis de discussão, bem como numa mostra de projetos financiados pela União Europeia e iniciativas nacionais focalizadas na bacia atlântica. 

Durante três dias, serão debatidos os seguintes temas: abordagens climáticas e ecossistêmicas, sistema de observação e previsão da terra e do oceano, segurança alimentar, gestão das pescas e aquicultura e biodiversidade, tecnologia oceânica e investigação polar, especialmente, as interconexões entre o Atlântico e a Antártica. Além disso, o Brasil e a África do Sul apresentarão ainda uma agenda de prioridades científicas para o Atlântico Sul. 

Além de representantes do MCTIC, a delegação brasileira será composta por 15 investigadores de universidades e institutosrelevantes, e participantes das agências de fomento. Segundo Andrei Polejack, este “evento é importante, pois vai unir esforços das grandes nações científicas do Atlântico Sul, a fim de gerar conhecimento e troca de experiências”.

Programa do evento “A New Era of Blue Enlightenment”https://fr.xing-events.com/eventResources/M/W/CcQqSrrvDFQzQn/programme_final_0407.pdf

Colaboração em Investigação no Atlântico Sul e Tropical - 
O Brasil, em outubro de 2015, e a África do Sul, em outubro de 2016, juntamente com a União Europeia, assinaram as declarações bilaterais de intenção sobre a cooperação em investigação e inovação marinha. A partir daí, deu-se início ao processo de definição de uma agenda para colaboração em investigação científica no Atlântico Sul e Tropical. A ideia é aperfeiçoar os mecanismos de cooperação em pesquisa oceânica. A parceria também prevê o intercâmbio de investigadores e técnicos entre universidade e institutos de análise do Brasil e União Europeia.

Diálogos Setoriais – É um dos instrumentos da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia no âmbito de 30 áreas temáticas, que vão desde desafios e políticas globais à ciência e tecnologia, clima, meio ambiente, agricultura, energia sustentável, transporte marítimo e transporte aéreo, educação, cultura, turismo, geração de empregos, entre outras.   Atualmente, a Iniciativa está na 9ª Convocatória da IV fase. Lançado em maio de 2008, o instrumento discute vários temas que tem como base princípios de reciprocidade e complementaridade. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), pela Delegação da União Europeia no Brasil (DELBRA) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem como objetivo o intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse comum.  

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários