Visitas ao Navio-Escola Sagres e fado celebram Portugal em Salvador

DO TEXTO:


A programação trás a visita ao Navio Escola Sagres e um concerto de fado, MPB e música baiana com o fadista português Nuno da Camara Pereira.

Palestras no Gabinete Português de Leitura de Salvador, visitas ao Navio-Escola Sagres e uma noite de fado são eventos que decorrem este mês ainda no âmbito das celebrações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas dinamizadas pelo Consulado Geral de Portugal na capital do estado da Baía, Brasil.
“Salvador é uma das cidades brasileiras que mais preservam a ligação com Portugal. Faz todo sentido que tenhamos uma celebração à altura dessa História comum”, afirma a Cônsul Geral de Portugal em Salvador. Nathalie Viegas revela que além da chegada do Navio-Escola Sagres, “esse ano o caráter da festa será voltado à música e à cultura”. “Fernando Pessoa é o nosso símbolo maior na literatura, assim como o fado é o cartão de visita da nossa identidade musical, que se aprimora quando combinado com outras sonoridades como a MPB e o Axé. Queremos que o público luso-baiano venha conhecer mais um exemplo tão rico deste diálogo entre culturas”, convidou.

Um embaixador itinerante
Utilizado como Navio-Escola, o Sagres está incorporado à Marinha Portuguesa desde 1962. Desde então, tem efetuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval Portuguesa. Além da função pedagógica, o Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do País, funcionando como embaixada itinerante de Portugal. A embarcação chegou ontem ao porto de Salvador e ficará aberto à visitação pública até amanhã, 28 de junho.
A visita ao Navio Sagres tem entrada gratuita, entre as 10h-17h (hora do Brasil). A largada da Sagres será dia 29 às 9h.
O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves e conta, para esta missão, com uma guarnição de 134 militares e 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval, entre os quais seis cadetes dos países lusófonos (Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique) e nove cadetes de Marinhas estrangeiras (Angola, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Marrocos, Tunísia e Turquia). No navio-escola Sagres encontram-se embarcadas 190 pessoas de 12 nacionalidades diferentes.

Fado, MPB e música baiana
Também amanhã os eventos de Comemoração ao Dia de Portugal encerram com o concerto de Nuno da Camara Pereira, às 21h, no Hotel Vila Galé, em Ondina, Salvador. O fadista apresenta um espetáculo com as participações dos artistas brasileiros Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão. Os Bilhetes estão disponíveis para venda no Gabinete Português de Leitura ao preço de R$ 150.

in-http://mundoportugues.org
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários