Após a assinatura, grupo realizou a primeira reunião de trabalho para definição de ações de médio e longo prazo
Alda jesus Portal Splish Splash
A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), representada pelo presidente Juliano Cerci e pelo Diretor de Ética e Defesa Profissional, Celso Darío Ramos, anunciam na tarde desta terça-feira (6) o acordo de cooperação bilateral com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
O documento prevê o fortalecimento da proteção radiológica e segurança nas atividades nucleares. O encontro aconteceu na sede do CNEN, no Rio de Janeiro, onde foi representada pelo presidente Paulo Roberto Pertusi, e o vice-presidente do órgão, Alexandre Gromann de Araújo Góes. “Esse é um momento histórico para a SBMN, além da anuência da Associação Médica Brasileira (AMB), passamos a ter um acordo formalizado com esse importante órgão federal”, comemorou Juliano Cerci no momento da assinatura. “Quero agradecer o empenho de todos para vivermos esse momento tão especial para a SBMN, iniciado na gestão do Darío em 2011”, completa.
Como órgão regulador das aplicações sociais de energia nuclear no Brasil, cabe à CNEN licenciar e controlar práticas de medicina nuclear no que diz respeito à proteção radiológica. Assim, o acordo abre a possibilidade de uma série de ações práticas já acertadas entre as entidades, como a avaliação conjunta de competências exigidas de responsáveis técnicos de serviços de Medicina Nuclear. As entidades também atuarão em parceria nos processos de habilitação de médicos nucleares.
A assinatura do acordo prevê ainda reuniões periódicas entre as entidades para que, juntas, atuem no desenvolvimento de pesquisas, instrumentos científicos e técnico-administrativos que permitam levar os benefícios da especialidade nuclear a um número maior de pessoas.
Primeiras diretrizes
Após assinarem o acordo de cooperação bilateral, no último dia 6, representantes da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) aproveitaram a ocasião para realizar a primeira reunião para definição de diretrizes, na sede da Comissão no Rio de Janeiro.
Na pauta do primeiro encontro, buscou-se identificar aspectos e demandas mais importantes, como a definição de prazos para as vistorias e demandas dos serviços de medicina nuclear relacionadas a CNEN. Também estão no radar das atividades em convênio a elaboração de guias de referência nacionais para diagnósticos.
A médio e longo prazo, a expectativa é que a parceria também desenvolva workshops em conjunto, sempre levando em consideração a segurança radiológica dos pacientes. “Para a CNEN, a parceria também é motivo de felicidade, pois a nova diretoria tem o desafio de aproximar-se das sociedades médicas e da população em geral”, comenta o Coordenador Geral de Instalações Médicas e Indústrias da CNEN, Alessandro Facure.
Para mais informações, acesse www.sbmn.org.br
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Enviar um comentário
Comentários
DIGITE PELO MENOS 3 CARACTERES
Close
🍪 Este site usa cookies para melhorar a sua experiência.
✖
Tem curiosidade sobre um tema, um nome? Encontre aqui.
Portal Splish Splash
Primeiras diretrizes
Uma romântica que acredita no amor eterno. Redatora do Portal Splish Splash. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis