Associação visa auxiliar brasileiro a ter alimentação mais saudável e sustentável

DO TEXTO:

Especialistas do setor criam a Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, revela que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Entre a população em geral, considerando crianças e adultos, a obesidade chega a incríveis 53,9% da população brasileira. Entre a população adulta, pouco mais de 50% são obesos. Os dados revelam ainda que a obesidade cresce até mesmo entre os que possuem plano de saúde privado, o que sinaliza que o problema para comer bem não está apenas ligado a questão financeira, uma vez que o percentual da população com recursos para pagar por um plano de saúde privado é reduzido frente ao total brasileiros. O número de pessoas acima do peso ideal entre os usuários de plano de saúde cresceu 36% nos últimos sete anos. Hoje, atinge 17% desses usuários.

O mais alarmante desses dados é que o excesso de peso não é apenas uma questão estética, mas é fator que pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Só para ilustrar, a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), aponta que o diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão, no mesmo período, saiu de 22,5% para 25,7%. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.

Relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) também alertam para o aumento da obesidade e do sobrepeso no Brasil e em toda a América Latina e Caribe. Diversos são os fatores que podem contribuir para o sobrepeso da população: falta de dieta balanceada, ingestão sem moderação de alimentos processados ou gordurosos em excesso e até mesmo por ignorância de técnicas específicas durante o preparo do alimento que podem torna-lo mais saudável ou, ao menos, conservar melhor seus nutrientes. E é justamente para contribuir com o melhor entendimento de todas essas questões que um grupo de especialistas com anos de experiência no setor se uniram par criar a Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS). “Somos uma Associação sem fins lucrativos, constituída por pessoas físicas e/ou jurídicas de diferentes segmentos e setores de atuação, bem como por empresas e entidades interessadas em atuar conjuntamente para a melhoria da qualidade da saúde dos indivíduos através da alimentação, e da utilização, no agronegócio, de processos e métodos mais humanos, justos, seguros e adequados à proteção do meio ambiente”, explica Almir Ribeiro Neto, presidente da ABPASS.

Para desempenhar esta função, uma das estratégias de atuação da Associação será atuar com outras entidades, ou isoladamente, para proporcionar ações transversais destinadas incentivar melhorias na disponibilidade, no acesso e no consumo de alimentos naturais minimamente processados. Neste sentido, entre algumas das medidas adotadas pela ABPASS estão: atuar para ampliar a conscientização e o conhecimento da população acerca da relação entre saúde e alimentação; incentivar a aplicação de melhorias que viabilizem a maior disponibilidade de alimentos saudáveis e sustentáveis, com ênfase no ambiente escolar, no trabalho e nos diferentes tipos de restaurantes, sejam comerciais, grandes coletividades, lanchonetes e similares; contribuir para a melhoria da qualificação dos diferentes profissionais que possam aprimorar a produção sustentável, ou preparo de alimentos saudáveis; e incentivar e reconhecer melhorias dos consumidores e das famílias  quanto a  hábitos alimentares.

“Apenas com maior informação e mudança de hábitos é que poderemos mudar as perspectivas de cenário alarmantes sobre obesidade que algumas pesquisas e entidades já apontam. Um dos principais focos da nossa atuação é a área da educação, conscientizando crianças e seus pais sobre a alimentação saudável.”
Outra preocupação é com a alimentação fora do lar que, segundo pesquisas, atende a mais de 20 milhões de pessoas no Brasil a cada dia. “Atuaremos na formação dos profissionais que atuam no setor, principalmente nos restaurantes de médio e pequeno porte e nos restaurantes em locais de trabalho. A Organização Mundial de Saúde aponta que o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

Sustentabilidade

O Pilar da Sustentabilidade também está presente nas bases da criação da ABPASS porque, não apenas a produção de alimentos, mas o manejo e o preparo das refeições interferem na saúde das pessoas, bem como na manutenção do ecossistema. “Do campo à mesa, há diversas atitudes simples que podem favorecer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável e colaborem com a manutenção sustentável do nosso planeta”, comenta Ribeiro Neto. “Afinal, saber aproveitar todas as partes de um alimento, além de permitir extrair o máximo possível dos nutrientes, também gera redução de lixo e resíduos que são descartados no ambiente”, exemplifica o presidente.

Experiências observadas

O segmento de alimentação saudável vem ganhando importância cada vez maior em todo o mundo. Desde os anos 80, nos EUA e na Europa, grupos já agiam em defesa de uma alimentação mais sustentável e que se preocupasse com a saúde das pessoas. O surgimento do movimento Slow Food (www.showfood.com), na Itália, em 1986, é considerado o primeiro passo para que essa visão se estabelecesse de forma oficial. A partir daí, a conscientização foi aumentando e hoje, no mundo inteiro, organizações, empresas, profissionais de saúde e nutrição fazem parte de diferentes movimentos que visam trazer ao consumidor uma alimentação mais saudável.

Atualmente, um dos grandes desafios do país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, é combater a obesidade, que cresceu 60% entre 2010 e 2014. Estudos divulgados pela Organização Mundial da Saúde (www.oms.int) demonstravam que a obesidade continuava ganhando ritmo, inclusive no Brasil.

Confira a seguir uma breve apresentação dos principais membros fundadores da ABPASS:

Almir Ribeiro Neto é o presidente da ABPASS
Divulgação 
 
Almir Ribeiro Neto - Economista, empresário com 44 anos de experiência em setores da alimentação (hotéis, restaurantes comerciais, fast food, restaurantes de coletividades) no Brasil e no exterior. Atuou em negócios próprios e em empresas internacionais, tendo sido Presidente da GRSA, CEO do Grupo Compass para a América Latina e membro do Conselho da Compass North América. Desde 2008 atua como consultor na área de alimentação e em fusões e aquisições de empresas.

Antonio Carlos Rodrigues Ferreira - Economista com 38 anos de experiência em serviços de alimentação de coletividades e em comércio de alimentos. Atuou em negócio próprio, foi Diretor Regional da GRSA e desde 2001 atua como consultor no mercado de alimentação fora do domicilio.

Caio Anunciato Ribeiro – Engenheiro Químico, tem experiência em Brand Management e consultoria na área de alimentação. Em 2015, foi vencedor do GOOD4 Startup the Future, um concurso internacional sobre sustentabilidade na cadeia de alimentos. Atualmente coordena as aberturas internacionais do Grupo Eataly.

Conceição Milani - Técnica em nutrição com mais de 30 anos de experiência em gestão de serviços de alimentação corporativa. Pela GRSA gerenciou serviços de alimentação em diferentes empresas e hospitais. Em 1999 associou-se a Ida Poltronieri para fundar a Splendido Alimentação e Serviços Ltda., com sede em São Paulo, capital, onde atua até o momento.

Ida Poltronieri – Nutricionista com mais de 28 anos de experiência em serviços de alimentação corporativa. Em 1999 associou-se a Conceição Milani para fundar a Splendido Alimentação e Serviços Ltda., com sede em São Paulo, capital, onde atua até o momento.

Lucia Bobadilha - Nutricionista, com extensão em Comunicação Empresarial e Marketing, assumiu missões principalmente em comunicação, criação e desenvolvimento de produtos, 30 anos de experiência em serviços de alimentação. Atuou na Saint Gobain, Atta, GRSA e Sapore. Desde 2007, como Sócia-Diretora da Nutra Bem Consultoria, atua no desenvolvimento de parcerias e na criação e comunicação de novos conceitos e produtos.

Marcia Bevilacqua - Nutricionista com especialização em marketing de serviços, com 30 anos de experiência em serviços de alimentação corporativa. Trabalhou como Diretora Comercial e de Relacionamento com Clientes na GRSA e Sodexo e atualmente atua no Grupo Vivo Sabor prestando consultoria nas áreas comerciais e marketing.

Nice Argento – Nutricionista com 35 anos de experiência em serviços de alimentação em hospitais e empresas. Atuou em negócio próprio, foi gerente de intercambio da GRSA e consultora do  Grupo Compass  e atualmente trabalha na Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação.

Telma Anunciato - Empresária do setor de alimentação há mais de 25 anos, formada em Nutrição com extensão em Marketing e Gerência de Produtos (FGV), Pós-graduada em Responsabilidade Social Corporativa (FIA). É Coach Executivo e Life Coach e desde 2007 atua como diretora da consultoria Nutrabem, especializada em pesquisa e desenvolvimento de soluções para a promoção da Alimentação Saudável. Membro desde 1986 do Centro de Estudos Be One para o Desenvolvimento Humano e Mindfulness. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários