Romeiros partem amanhã da Moita rumo a Viana do Alentejo

DO TEXTO:

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, um dos maiores eventos equestres nacionais, parte da Moita amanhã, e cumpre, pelo 17º ano consecutivo, uma tradição da Moita.

A partida está marcada para as 9:00h, após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita.

O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, através de quintas e caminhos de terra batida, seguindo o carro-andor que transporta a imagem da Nª Srª da Boa Viagem,padroeira da Moita.

Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nª Srª. de Aires. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, acontece por volta das 17:30h, no dia 29 de Abril.

Nesta edição do certame são esperados à chegada a Viana do Alentejo cerca de 1000 cavalos e 3000 romeiros.

Para receber os muitos visitantes que são esperados em Viana do Alentejo durante o fim de semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural para dia 29, a partir das 15h30, que inclui Gigabombos do Imaginário, Batucando e os Grupos Campos do Alentejo, Rastolhice e Raízes do Alentejo.

À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobe ao palco o Grupo “Solo por ti” e a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo. Às 22h30, sobem ao palco os Sangre Ibérico, seguido de baile e Dj’s.

No dia 30, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço haverá cante alentejano com os Grupos Etnográfico “Camponeses de Pias”, Feminino e Velha Guarda de Viana do Alentejo, a actuação do grupo “De Moda em Moda”, Grupo de Cantares Populares Seara Nova e animação musical com “Os Vocalistas”. Às 22h00, um dos momentos mais aguardados desta Romaria a Cavalo, o espectáculo da fadista Raquel Tavares, seguido de baile e Dj.

Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 29, pelas 21h00, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 30, a partir das 10h00.

A Romaria a Cavalo voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Srª. D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas. Apesar do carácter religioso que está na sua génese, a romaria assume hoje uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A XVII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

in-http://diariodaregiao.pt
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários