Da minha mesa de trabalho – E se eles se encontrassem no Majestic

DO TEXTO:



Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9



O REAL - O Majestic é um café histórico, localizado na Rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal. A sua relevância advém tanto da ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade, como também da sua arquitectura de identidade Arte Nova. Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de Elite, o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que estiveram presente na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova. No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic, sugerindo o chic parisiense, mais de encontro à clientela que pretendia atrair, e tão apreciado na época. Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto. Uma outra das conhecidas tertúlias que o animou era constituída pelo escultor José Rodrigues e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adotaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de “Os quatro vintes”, e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris no período 1968-1971. Nos últimos anos, entre muitas outras figuras, não deixaram de visitar e assinar o livro de honra os presidentes Mário Soares, Jorge Sampaio, Jacques Chirac e Cavaco Silva. Hoje em dia continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros, realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros. Uma das cerimónias da despedida de Macau, no final do período de administração portuguesa, teve lugar no Café Majestic com a presença do Embaixador da China em Portugal. Na biografia de J.K. Rowling escrita por Sean Smith, refere-se que a escritora passava muito tempo no Café Majestic a trabalhar no primeiro livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (apesar da escritora ter saído do Porto em 1994 e o livro apenas ter sido publicado em 1997).

A FICÇÃO – Majestic um café frequentado por personalidades distintas e de várias áreas da intelectualidade. No Porto, o Majestic. Vai continuar aberto por muitos mais anos este que é considerado o sexto café mundial. Um lugar para reencontros de figuras célebres, nomeadamente, e entre outros, cantores e ilusionistas. No Porto existem ilusionistas de reconhecida cátedra. Não vou citar nomes. Um deles é “cá dos nossos”. E se, efetivamente, na próxima turnê em Portugal (Para quando? Daqui a cinco ou mais anos?), Roberto Carlos fizesse uma visita ao Majestic na companhia do fã nº. 1 de Portugal, Armindo Guimarães. Eu sugeria que nessa visita também estivesse presente o maestro Eduardo Lages. E mais esta sugestão: um piano no café para Eduardo Lages tocar canções do rei. E ao som de Eduardo Lages, Armindo Guimarães presenteava o rei com uma sessão de ilusionismo. Ia ser um momento inolvidável. Já agora, também não ficaria mal convidar para a festa o Hubert Mágic. De acordo?


POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. eheheheh Excelente descrição sobre o Café Majestic a poucos metros da casa onde vivi a minha infância e juventude. E excelente também a parte hollywoodesca muito bem conseguida e na sequência do citado “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, que pode muito bem ser a Pedra Filosofal do grande António Gedeão "Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança." Mais uma admirável matéria do nosso amigo Carlos Alberto, a quem tiro o chapéu, mesmo sem o ter. :) Abraço.

    ResponderEliminar