Cristina Branco e Mário Laginha, no Luxemburgo em concerto de homenagem a Portugal

DO TEXTO:


A fadista Cristina Branco actua no próximo dia 08 no Luxemburgo, num concerto dedicado a Portugal, interpretando uma obra inédita de Mário Laginha, encomendada ao pianista pela Orquestra Filarmónica do Luxemburgo.

 O programa do concerto, integrado numa série dedicada à música de um país escolhido pela Philharmonie do Luxemburgo, inclui também canções populares, música contemporânea, jazz e fado, além de obras do compositor português Emmanuel Nunes, falecido em 2012, e ainda as "Folk Songs" do compositor italiano Luciano Beri.

 Cristina Branco vai ser acompanhada pela Orquestra Filarmónica do Luxemburgo, dirigida pelo maestro alemão Peter Rundel, director artístico do Remix Ensemble Casa da Música do Porto desde 2005, e por Mário Laginha ao piano e Miguel Amaral na guitarra portuguesa.

 O concerto dedicado a Portugal é o quarto numa série sobre vários países, depois de Espanha, Luxemburgo e China, confirmando a importância que a Philharmonie atribui ao público português no Grão-Ducado, disse à Lusa o responsável de comunicação da emblemática sala de espetáculos, projectada pelo arquitecto francês Christian de Portzamparc. "

Temos sempre uma atenção particular aos vários públicos no Luxemburgo, e a comunidade portuguesa é muito importante para nós", disse François Kremer à Lusa. 

"Temos muitos espectadores portugueses, que regressam com frequência, e todos os anos incluímos grandes artistas portugueses na nossa programação", acrescentou o responsável, sublinhando que o concerto dedicado a Portugal "é uma ocasião para mostrar a cultura musical do país".

 Além do concerto com Cristina Branco e Mário Laginha, a música vai continuar depois em ambiente informal nos corredores da Philharmonie, com o grupo de jazz luso-luxemburguês INUK Trio, formado pela cantora portuguesa Luísa Vieira, o contrabaixista luxemburguês Marc Demuth e o pianista Georges Cotellier.

 Nessa noite, a Philharmonie vai ainda servir pratos típicos da gastronomia portuguesa numa ementa que inclui caldo verde, salada de polvo, bacalhau e pastéis de nata. 

O concerto dedicado a Portugal vai ser gravado pela rádio nacional luxemburguesa 100,7 FM e retransmitido a 27 de Maio.

in-http://www.hardemusica.pt
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários