Publicada por
Carmen Augusta
Ramon Boechat Raunheitti Duccini
Venho acompanhando nos
últimos dias as reportagens feitas criticando a postura da Globo na exibição da
minissérie sobre o Tim Maia.
Entre as muitas críticas, a principal é a que a emissora cortou
a cena do filme em que Roberto Carlos manda um assessor dar dinheiro ao Tim.
Esse assessor (vejam: assessor e não Roberto Carlos) amassa umas notas e joga
no chão humilhando o cantor.
Foi o Roberto Carlos que conseguiu a
gravação do primeiro disco de Tim Maia, um compacto simples de 1968, pela CBS,
com as músicas Meu país e Sentimento.
Todas as matérias que li
citam esse fato com a conotação de que a Globo teria mudado essa cena e com
isso alterado a o filme para proteger ou agradar o Roberto, jogando no lixo,
assim, a história original.
Claro que todos que se
interessam por isso (e os muitos que compartilharam as reportagens criticando a
série) sabem que a história original (tanto do filme como da série) foi baseada
no livro "Vale Tudo", do Nelson Mota.
Resolvi fazer o que acredito que a maioria não se deu o trabalho de fazer. Peguei o livro original e reli tudo até o momento em que o Roberto deixa de aparecer e vejam só: a tão mesquinha Globo alterou essa cena sim. Mas alterou para mostrar exatamente o que está escrito no livro. Alterou e, por incrível que pareça, foi mais real aos fatos narrados no livro do que o próprio filme. A cena que eu citei acima sequer existe no livro. A série mostrou o depoimento do Roberto contando sua versão dos fatos, que bate exatamente com a versão contada por Nelson Mota.
Resolvi fazer o que acredito que a maioria não se deu o trabalho de fazer. Peguei o livro original e reli tudo até o momento em que o Roberto deixa de aparecer e vejam só: a tão mesquinha Globo alterou essa cena sim. Mas alterou para mostrar exatamente o que está escrito no livro. Alterou e, por incrível que pareça, foi mais real aos fatos narrados no livro do que o próprio filme. A cena que eu citei acima sequer existe no livro. A série mostrou o depoimento do Roberto contando sua versão dos fatos, que bate exatamente com a versão contada por Nelson Mota.
Segundo o livro, foi
Roberto Carlos sim que lançou Tim Maia. O que torna outra cena muito criticada
na série verídica, quando o ator que faz Tim Maia diz que "Foi assim que
Roberto Carlos lançou o gordinho mais querido do Brasil". Ele não estava
"agradando ao Roberto", ele estava apenas contando para quem estava
assistindo o que está registrado no livro. Coisa que o filme não fez.
Sem falar nas várias outras
mancadas do filme, como mostrar a Janaína como única mulher do Tim, como não
citar os companheiros reais da Vitória Régia, como praticamente passar em
branco a vida dele nos anos 80, como não mostrar que ele teve a oportunidade de
apresentar um programa de TV com o Wilson Simonal, como não mostrar que ele
cantou no programa Jovem Guarda,
como não mostrar que a música "Você" não foi gravada pelo Roberto
Carlos não pelo fato dele não ter achado a música boa e sim pelo fato do Tim já
tê-la dado para o Eduardo Araújo gravar e por aí vai.
Esse artigo não foi escrito
para defender Roberto Carlos, Tim Maia como artista e muito menos a Globo. O
que eu quis mostrar é que basta ler. Basta procurar a fonte. Por que a mesma
pessoa que abre a boca pra dizer que a Globo mente é a mesma que é enganada
pelos outros veículos que querem ter um pouco do sucesso da Globo.
Seguem os trechos do livro
aos que me refiro:
Se alguém tentou ajudar o Tim esse cara foi Roberto Carlos
🔎 Quer explorar mais este tema?
Escreva uma palavra relacionada com o assunto e descubra outros artigos.
Labels
Roberto Carlos
- Obter link
- X
- Outras aplicações
2
Comentários
Comentários

🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis
A verdade é que isto acontece com todos e o Caso Roberto X Tim Maia é um exemplo que acontece no mundo Artistico , más Tim éra autêntico e PUNK para segurar .
ResponderEliminarTim Maia era simplesmente fantástico.
ResponderEliminar