Bem-te-vi é eleito a ave símbolo do Clube dos Observadores

DO TEXTO: As cinco espécies de aves escolhidas são adaptadas às áreas urbanas e podem ser vistas em vários pontos de Sorocaba

Bem-te-vi



Por: Maíra Fernandes

O bem-te-vi foi escolhido a ave símbolo do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), que ontem comemorou um ano de atividade. O bem-te-vi desbancou, com 29,42% dos 1125 votos, os outros concorrentes: periquito maracanã, garça-branca-grande, lavadeira mascarada e carcará. A votação começou em maio e ocorreu em vários locais, como parques municipais, escolas, praças, entre outros locais; além das redes sociais, através do perfil do Coaves no Facebook e no Twitter. O resultado foi divulgado ontem, no Parque de Biquinha, dentro das atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

As cinco espécies de aves escolhidas são adaptadas às áreas urbanas e podem ser vistas em vários pontos de Sorocaba, como praças, parques, jardins e quintais. De acordo com a educadora ambiental Cristiane Crispim, o Coaves é um resgate de um antigo clube criado no final da década de 1980, nos mesmos moldes, cuja sigla era Coas, formado por jovens e adolescentes preocupados com o meio ambiente. Atualmente, o Coaves recebe cerca de 25 pessoas por mês para a atividade de observação, que ocorre em diversos locais da cidade e região. "Essas pessoas se encontram uma vez por mês para observar as aves, conhecer, trocar experiências", explica Cristiane.

Assíduo em todas as reuniões, o estudante Lucas Andrei Campos Silva conta que pegou gosto pela observação por influência de seu avô, um apaixonado pela vida ao ar livre. "Esse ambiente me interessa, não falto a uma reunião e o que eu gosto mesmo é de observar, conhecer, trocar experiências", explica ele que, nesse tempo, destaca o dia em que viajaram até Salto para observar aves, e se deparou, pela primeira vez, com o gavião caramujeiro. "Gosto é de binóculo, de observar, nem fotos eu tiro", conta.

Como explica Cristiane, a prática de ir para outros locais é comum entre o grupo, mas também há possibilidade de observação no próprio Parque da Biquinha, onde foram catalogadas 50 espécies de aves.

Sobre o clube

O Coaves é um grupo aberto com encontros em todo terceiro sábado do mês, às 9h30, no Parque da Biquinha (que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília). O objetivo é reunir pessoas com interesse comum em aves, que gostem de procurá-las, observá-las e fotografá-las na natureza, bem como conhecer suas características e a sua importância para o equilíbrio ambiental.

No clube, os interessados têm a oportunidade de receber um lazer educativo em contato com a natureza, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente e, consequentemente, da vida de toda a população, fomentando a observação de aves nas áreas verdes urbanas de Sorocaba.

09/06/2013 | SEMANA DO MEIO AMBIENTE
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários