Publicada por
PORTAL SPLISH SPLASH

Em prol da nossa cultura
Por: Carlos Alberto Alves*
Já tenho escrito vários textos sobre a Confraria Cultural Brasil – Portugal e cuja iniciativa da presidente Drª. Maria de Fátima Batista Quadros constituiu em Divinópolis – e não só – uma pedrada no charco. De fato, a Confraria Cultural Brasil – Portugal tem-se imposto culturalmente falando e dela já fazem parte ilustres figuras. O crescendo que se constata em relação à Confraria deve-se, fundamentalmente, ao dinamismo da sua presidente e suas (e seus, também) mais diretas colaboradoras. Quando dizemos suas, referimo-nos a um grupo de mulheres que, regularmente, acompanham-na nesta bonita encruzilhada que passou, celeremente, a consoladora realidade.
Uma ligação que se deseja mais ampla com a aproximação de pessoas de países de expressão portuguesa:
A Confraria Cultural Brasil-Portugal constituída em 2008, com objetivo de congregar brasileiros e portugueses, bem como pessoas de países de língua portuguesa, ou de outras linhagens/nacionalidades mais simpatizantes de nossas raízes, num esforço comum em prol da nossa cultura vem trabalhando os interesses das duas pátrias irmãs e das demais pátrias ligadas carinhosa e historicamente.
Dra. Fátima Quadros, Presidente da CCBP
CONTATOS COM IRMÃOS BRASILEIROS E PORTUGUESES - Mantemos intercâmbio com nossos irmãos brasileiros e portugueses espalhados mundo afora, associações luso-brasileiras, afro-brasileira, etc.. Com vista ao aprimoramento, fortalecimento e desenvolvimento de nossas atividades, mantemos uma biblioteca, postos à disposição de seus membros e de terceiros, com temas que, de algum modo, representam interesse à luso-brasilidade, aqui, ali e acolá. E, para isto, a Confraria vem se intensificando às suas atividades, cumprindo e se definindo no que se propôs na sua missão, ganhando contorno ao cumprir seu objetivo, ou seja, o respeito e a credibilidade de toda a gente.
QUADRO DE CONFREIRAS E CONFRADES COMPROMETIDOS - Neste momento, contamos com um quadro de Confreiras e Confrades comprometidos, tendo apoiado esta Instituição na difusão da cultura, não só no Brasil e Portugal, mas, também, em África, Estados Unidos, Argentina, Suíça, Canadá e outros países. E tudo isso é feito com muito afeto, respeito e dedicação à nossa cultura.
Em cima, Manuel Joaquim Pedro, Aparecida Camargos e Célio Tavares
Em baixo, Eunice Marques, Fátima Quadros, Lúcia Rodrigues e João Carlos Ramos
Em baixo, Eunice Marques, Fátima Quadros, Lúcia Rodrigues e João Carlos Ramos
INSPIRADOS NOS VERSOS DE LUÍS DE CAMÕES - A Confraria Cultural Brasil-Portugal, situada na Avenida Primeiro de Junho, 411, sala 404, Centro - Divinópolis - Minas Gerais - Brasil, neste momento busca fazer uma breve apresentação das atividades desenvolvidas e vamos nós, inspirados nos versos de Luís de Camões “Cantando espalharei por toda parte, se a tanto me ajudar o engenho e arte”. De 2008 a 2012, destacando seus principais projetos, algumas medidas relevantes adotadas no setor da divulgação da Arte, Genealogia e outros, fornecendo informações relacionadas com o nosso povo espalhado pelo mundo e onde se fala o belo português - e vivem seus descendentes.
TEMOS ORGULHO NO QUE FAZEMOS - Por fim, é importante destacar que nos orgulhamos das ações desenvolvidas nos últimos quatro anos de nossa fundação, ações essas cujos êxitos só puderam ser alcançados a partir das contribuições feitas pelos nossos queridos membros, portanto, se fazemos história devemos ao papel que cada um desempenha. E refletindo sobre a importância do existir da Confraria Cultural Brasil-Portugal para todos nós, dos projetos desenvolvidos e implementados por todos intrinsecamente ligados à CCBP, desejamos trabalhar mais e crescer, acreditando em nossas diretrizes e sonhos. Somos fortes porque nos mantemos unidos e temos uma única linha de rumo. Esta: amamos a nossa Cultura, o Brasil, Portugal e tudo o que nos diz respeito.
*Jornalista e membro da Confraria Cultural Brasil - Portugal
Crédito das fotos: Marlene Gandra
- Obter link
- X
- Outras aplicações
1
Comentários
Comentários
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis
Vou concorrer, vou tentar ir nessa época a Divinópolis. Um outro livro acabado, versos, pequenos contos e pensamentos. E continuo publicando no meu blog.
ResponderEliminarhttp://sonhoscomsorte.blogspot.com
E pretendo levantar aí a discussão sobre o dinheiro.