O Fado é Português e do Mundo

DO TEXTO:






Por: Eduardo Jorge
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Ao escutar na TV Carlos do Carmo a dizer que o Fado é de Lisboa que ai nasceu fico a pensar nas influências negativas que se adquirem por estatuto de bom relacionamento infelizmente muitas vezes mais importantes que a verdade dos factos e dos merecimentos.

O Fado não é de Lisboa (cidade onde nasci, no velho bairro da Mouraria) nem tão pouco ai nasceu, tal como outros acredito que tenha nascido a bordo de uma caravela do peito de um marinheiro que de saudades cantou, a guitarra de Fado pode ter tido a sua origem na citara indiana que sua vez viajou para Inglaterra e de ai para a velha cidade do Porto onde alguns como eu acreditam foi construída a primeira guitarra, que deu origem à hoje conhecida como guitarra de Fado.

Até El-Rei ia ao fado embuçado para não chocar as etiquetas e os interesses do reino e a sua santa aliança com Roma, quanto ao norte do país cedeu ilustres nomes e talentos ao fado, figuras únicas até merecedoras das mais nobres referencias e nunca de esquecimento, dizer que o fado é de Lisboa é puxar protagonismo conveniente e mostrar desrespeito por quem tanto já deu ao fado é morder na mão que nos dá a mão por isso escrevi essa nota de indignação mesmo sendo filho de Lisboa e vivendo sempre rodeado de fado.

Existe muita similaridade do fado com o flamenco ambos sonoridades do sul da ibéria, ambos carregam no seu canto e sonoridades raízes árabes, povo muito cultural e muito dado as artes da poesia do canto e da dança, estabeleceram a sua fonte de poder na cidade andaluz de Granada, mas tudo isso apenas gera mais duvidas pois não existe raízes cientificas que apoiem certezas, por sua vez Granada está muito perto de Huelva cidade costeira porto principal para as naus espanholas, por isso não foge do acreditar que tudo isso junto, canto escravo, canto árabe ou dança de reino que seja, mas de certeza é isso ninguém duvida canto alma de Portugal.

O canto de fado como agora o conhecemos, não é por certo o dançado nos salões reais, acredito que quando passa para o povo mais propriamente para as casas de má fama da Mouraria e se torna canto de protesto então censurado pelo clero se gere ai a forma que nos trás até ao fado atual, portanto o fado sempre conheceu mudanças e evoluções e assim como foi no passado será no futuro, uma certeza existe é filho de Portugal e bem português.

Depois lembro que por todo este país muitos dão de si para que o Fado chegasse até ao dia de hoje reconhecido como património da humanidade, o Fado é cantando por todo o país, de todo ele chegaram os instrumentistas e os cantores que o projetam e o elevaram até chegar ao merecido galardão, lembro o Ribatejo, Coimbra e Porto onde é como parte de uma cultura própria, por tudo isso não concordo que se diga Fado de Lisboa mas sim Fado Português como escreveu o poeta. Não sabemos com certeza onde nasceu, mas sabemos que cresceu e se fez grande em Portugal e é Português.

Viva o Fado! O Fado Português, fado de todos nós, agora também pertença de toda a humanidade.

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