DO TEXTO:
Enya


Nota do Bottary:

Segundo o compositor Renato Teixeira: " A música é o perfume da alma".
Assim, como os barítonos, as meio-sopranos, de voz com uma extensão maior na região central-grave, nos proporciona esta maravilha de talento, expressando, também através da música, e de forma tão suave, acerca do amor, da natureza, e, sobretudo, do Infinito Cósmico.
Há muito que sou admirador desta cantora e acredito que todos que aqui adentrarem vão se deliciarem com ela. Até por que, este é o portal daqueles que admiram a boa música, seja ela clássica, popular, new age, etc.
Ouçam Enya! Viagem com ela em pensamentos! Fechem os olhos e esqueçam o mundo lá fora!
Ela é fantástica!
Abraços!


Eithne Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa. Seu nome é, por vezes, apresentado na mídia como Enya Brennan; Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado em seu irlandês nativo.


Ela começou sua carreira musical em 1980, e rapidamente se juntou à banda Clannad, de sua família, antes de sair para prosseguir com sua carreira solo.
Seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, a levou ao reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.


WARTERMARK


Ela continuou fazendo sucesso constante durante os anos 1990 e 2000. Seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes (mais de 15 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. 


A DAY WITHOUT RAIN

Enya é a artista solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 75 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação ao Oscar. Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora. Enya é uma das artista femininas que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com mais de 26 milhões de cópias no país.

Em 2005, lançou o bem recebido disco Amarantine, cantando algumas músicas na língua Loxian, desenvolvida pelo casal Ryan. 


AMARANTINE
 
Amarantine You know when you give your love away it opens your heart, everything is new. And you know time will always find a way to let your heart believe it's true. You know love is everything you say; a whisper, a word, promises you give. You feel it in the heartbeat of the day. You know this is the way love is. Amarantine... Amarantine... Amarantine... Love is. Love is. Love... You know love may sometimes make you cry, so let the tears go, they will flow away, for you know love will always let you fly -how far a heart can fly away! Amarantine... Amarantine... Amarantine... Love is. Love is. Love... You know when love's shining in your eyes it may be the stars fallen from above. And you know love is with you when you rise, for night and day belong to love. www.amarantine.info 

Amarantine Você percebe quando distribuiu o seu amor ele abre o seu coração, tudo é novo. E você sabe que o tempo sempre achará um meio de permitir seu coração acreditar que isto é verdade. Você sabe que o amor está em tudo o que você diz; Um sussurro, uma palavra, promessas que você concede. Você o sente nas batidas do coração durante o dia. Você sabe que o amor é assim. Amarantine... Amarantine... Amarantine... Amor é Amor é Amor... Você sabe que às vezes o amor vai te fazer chorar, então deixe as lágrimas saírem, elas derramarão, Para que você saiba que o amor sempre te permitirá voar -o quanto um coração pode voar longe! Amarantine... Amarantine... Amarantine... Amor é Amor é Amor... Você sabe quando o amor está brilhando em seus olhos podem ser as estrelas vindo lá de cima. E você sabe que o amor está com você quando você se ergue, a noite e o dia pertencem ao amor.


Em 2008, lançou o disco And Winter Came, cujos temas principais são o Natal e o Inverno. Enya é uma das musicistas mais talentosas e originais da atualidade, preferindo o sucesso musical à mera fama. Disse em uma entrevista: "Eu tenho uma vida muito privada. É muito importante para a música, eu penso que a razão porque consigo ter uma vida privada, é porque a música é maior que eu. Alguns artistas são maiores que a música".


AND WINTER CAME

Eithne Patricia Ni Bhraonain, filha do casal Máire (o Baba) Duggan e Leo Brennan, é a quarta de nove filhos, cujo nome, dado pelo seu avô materno, é gaélico irlandês, podendo ser traduzido como "Eithne filha de Brennan".

Nascida e criada em Gaoth Dobhair, condado de Donegal (Dhún na nGall em irlandês), situado no noroeste da Irlanda, um local cuja língua oficial é o irlandês.


Filha de pais músicos, Enya sempre procurou inspiração para as suas músicas na sua terra natal, com notada influência, principalmente, da cultura celta. Em 1980, passou a integrar a banda irlandesa Clannad (que significa família). A banda era formada pelos seus irmãos e tios. Enya tocava teclado e fazia vocal. Quando a banda começou a tomar uma direcção mais para a "música pop", ganhando notoriedade e participando em programas de televisão, Enya resolveu deixar o grupo para seguir a carreira solo.


Com a ajuda do casal Roma e Nicky Ryan (Roma escreve a maioria das letras, enquanto que Nick tornou-se seu produtor), ela gravou a trilha sonora da série "The Celts" da BBC. Com uma eclética mistura de sons, que vão do clássico ao new age, passando pelo folk, Enya gravou o seu primeiro disco, que leva o seu próprio nome, em 1986.


Mas foi em 1988, com o lançamento do disco Watermark, que o seu sucesso chegou de forma inesperada, através da canção "Orinoco Flow", que conquistou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, e de vários outros lugares do mundo, fazendo com que entrasse para a lista das 500 músicas mais ouvidas de todos os tempos.



ORINOCO FLOW


O rio Orinoco (ou Orenoco) é um dos principais rios da América do Sul, e tem a terceira maior bacia hidrográfica neste continente, cobrindo uma área de 880 000 km². É o principal rio da Venezuela, abrangendo quatro quintos do território do país, que percorre sinuosamente por 2 740 km. Além da Venezuela, a bacia do Orinoco abrange um quarto do território da Colômbia.


A sua nascente é na serra Parima, no sul da Venezuela, próximo da fronteira do Brasil, a uma altitude de 1047 m. Descendo os contrafortes da serra com violência devido a uma forte inclinação na direção oeste-noroeste, chega a ter 500 m de largura com corredeiras espetaculares. A partir de uma bifurcação em seu leito, o curso do rio muda para a direção noroeste. Ainda no alto curso o rio tem um braço chamado de canal Casiquiare, que interliga o Orinoco com as águas do rio Negro, o principal tributário da margem esquerda do rio Solimões. Circunda assim o Planalto das Guianas.


O seu principal afluente é o rio Caroni.


Os presidentes do Brasil e da Venezuela inauguraram uma segunda ponte sobre o rio Orinoco em 13 de novembro de 2006.


A cantora de New Age, Enya fez uma musica chamada Orinoco Flow em homenagem ao rio.
 
Em 1991, Enya lançou o álbum "Shepherd Moons", que marcou sua estreia nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, ficando em décimo sétimo lugar, e atingindo a marca de 13 milhões de cópias vendidas. Foi também com este álbum que ela ganhou seu primeiro Grammy Award.




Primeiro Grammy Award



Enya ficou quatro anos sem lançar nenhum álbum de inéditas, voltando, finalmente, em 1995, com "The Memory of Trees", que vendeu onze milhões de cópias, e lhe rendeu mais um prêmio Grammy.


Mais cinco anos passaram e, em novembro de 2000, ela lança "A Day Without Rain", que inclui o clássico "Only Time", que virou trilha sonora do filme Sweet November (Doce Novembro, com Charlize Theron e Keanu Reeves) e lhe rendeu o prêmio Echo 2002. 

Only Time

Only Time Who can say where the road goes, Where the day flows? Only time... And who can say if your love grows, As your heart chose? Only time... (chants) Who can say why your heart sighs, As your love flies? Only time... And who can say why your heart cries, When your love dies? Only time... (chants) Who can say when the roads meet, That love might be, In your heart. And who can say when the day sleeps, If the night keeps all your heart? Night keeps all your heart... (extended chants) Who can say if your love grows, As your heart chose? Only time... And who can say where the road goes, Where the day flows? Only time... Who knows? Only time... Who knows? Only time... 

Só o Tempo Quem pode dizer aonde vai a estrada ? Para onde vão os dias ? Só o tempo E quem pode dizer se o seu amor crescerá conforme seu coração escolher ? Só o tempo chants Quem pode dizer porque seu coração suspira conforme seu amor flutua ? Só o tempo E quem pode dizer porque seu coração chora quando seu amor morre? Só o tempo chants Quem pode dizer quando os caminhos se cruzam que o amor deve estar em seu coração ? E quem pode dizer quando o dia termina se a noite guarda todo o seu coração ? se a noite guarda todo o seu coração... chants Quem pode dizer se o seu amor crescerá conforme seu coração quiser ? Só o tempo E quem pode dizer aonde vai a estrada ? Para onde vão os dias ? Só o tempo Quem sabe? Só o tempo Quem sabe? Só o tempo.

Sua marca de discos vendidos já chegou a oitenta milhões de cópias, ultrapassando a venda de nomes como Eric Clapton.


Apesar dos fãs quererem assistir a um espetáculo ao vivo de Enya, ela nunca se apresentou num concerto, mas tem pensado na possibilidade de realizar algum, possivelmente numa catedral, como afirmou em entrevista.


Enya comprou um castelo do século XIX, o Castelo Ayesha (que em árabe significa flor), e o rebatizou de Castelo Manderley. Foi construído em 1840 por Robert Warren e chamava-se Castelo Vitória, em homenagem à coroação da rainha Vitória do Reino Unido. O castelo foi incendiado em 1924, mas em 1928 sir Thomas Power o restaurou e mudou o seu nome. Ele fica situado a 12 quilômetros de Dublin, em Killiney, onde ela vive.


Em homenagem ao talento de Enya, o asteróide 6433 recebeu como denominação o nome artístico da cantora, em 20 de junho de 1997. Diversos músicos já receberam esta homenagem, mas Enya é a primeira mulher e a única da Irlanda.


Fonte: Wikipédia

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários