Educação Sustentável

DO TEXTO:


Por: Rosemeire Barbosa

Facebook
Portal Splish Splash
 

A partir do século XX, as famílias e as escolas praticamente deixaram de lado o ensino de valores humanos e passaram a se preocupar cada vez mais com a capacitação das crianças para competirem no mercado de trabalho. Desse modo, as escolas se especializaram em desenvolver o intelecto, dando recursos para acumular conhecimentos e deixaram de lado a prática dos valores. Será que tantos conhecimentos  serão suficientes para que o ser humano desenvolva uma vida feliz e harmoniosa?

A formação intelectual deve associar um currículo de valores baseados em cinco pilares: Amor, Verdade,Paz,Conduta correta e Não Violência. 

Edificar um mundo novo, com mais amor, harmonia, solidariedade, justiça e menos desigualdades sociais é uma das propostas  do programa do desenvolvimento de cidade sustentável e vem sendo discutido e vinculado na mídia sobre o compromisso das classes, governos, indústrias, instituições escolares, entre outros, buscar ações para garantir um mundo e uma sociedade sustentável. Um dos princípios incluídos é a Educação para a Paz.

Se  faz necessário a implantação dessa cultura para construir a Paz na sociedade e se atingir o tripé no qual se baseia o Movimento Internacional Pela Paz e Não Violência: a Paz Interior, a Paz Social e a Paz Ambiental. Daí a importância em se instituir nas escolas, a Pedagogia Pela Paz.

É com esse objetivo que o Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz em quatro anos de idealização, tem como finalidade, o desenvolvimento da sensibilização dos alunos por meio da música e o compromisso com a construção dos valores: Social, Ambiental e Integral,  buscando  ações que facilitem a inserção dos alunos em uma dinâmica capaz de resgatar os valores necessários para a formação de um cidadão com nova consciência, estando mais envolvido e preocupado com as pessoas, a natureza, a vida e a paz.

Se faz necessário mudar a forma de agir e pensar da sociedade atual e em especial das crianças, pois crescem em uma sociedade midiática incentivadora do consumismo.A questão do ensino sobre sustentabilidade só será possível através de formas de ensino inovadores e pela esperança de mudanças.

 A proposta do Projeto "O Mensageiro da Paz" demonstra uma  atitude  pedagógica  inovadora, pois é  desenvolvido através de trabalho interdisciplinar e em conjunto com a proposta curricular da escola, colhendo insondáveis resultados no desenvolvimento cognitivo,afetivo, cultural,  na emancipação do aprendizado e na sensibilização no trabalho pela paz em um dos bairros mais violentos da cidade.

-----------------------

O Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz reúne os integrantes dos quatro anos do projeto, familiares e a comunidade do bairro Mário Dedini para comemorem juntos O Dia Municipal pela Paz, em Piracicaba- SP.

Participação: Akafe Produções (www.akafeproducoes.com.br) cantando músicas do Rei e Angelo Bucioloti com o seu calhambeque da Nestlé.

Apoio: Portal Splish Splash - Portugal - www.portalsplishsplash.com

Idealizadora do Projeto: Profª Rosemeire Barbosa.

Projeto Roberto Carlos no Dia Municipal pela Paz - "flashes"

POSTS RELACIONADOS:
6 Comentários

Comentários

  1. armindo
    nós alunos da prof. rosemeire barbosa estamos no núcleo de informática assistindo o vídeo. obrigado adoramos tudo sarah murilo walisson

    ResponderEliminar
  2. Amigos do Portal Splish Splash,
    Retornei ao núcleo de informática e fiquei surpresa com o entusiasmo dos pequenos robertocarlísticos. Eles já desenvolveram algumas habilidades desde a última visita que fizemos juntos. Já conseguem fazer as buscas com mais autonomia e até deixaram recadinhos para o Armindo...Que graça! Permanecemos por mais de uma hora e foi dífícil convencê-los a irmos embora pois queriam assistir a todas as matérias do projeto. Acho que foi o melhor Dia dos Professores da minha vida. Saber que podemos fazer a diferença e ser uma boa referência para eles me deixa muito orgulhosa. Obrigada Armindo por fazer parte dessa conquista. Deus lhe dê em bençãos toda a confiança e ajuda que me oferta nesses quatro anos. Simplesmente obrigada, grande amigo.

    ResponderEliminar
  3. obrigado pelo video armindo aluno da prof rosemeire barbosa

    ResponderEliminar
  4. armindo minha prof rosemeire barbosa gosta do rc muito. minha prof agradeceu pelo video?

    ResponderEliminar
  5. armindo to assistindo o video obrigado !!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar