Gentileza Gera Gentileza e Muito Mais!


Todo mundo já escutou aquela famosa frase: "gentileza gera gentileza", mas, você sabia que além de motivar outras boas ações, a gentileza faz muito bem para a nossa saúde?


Pesquisas sobre saúde e qualidade de vida já comprovaram que pequenos gestos de gentileza fazem com que o corpor e a mente sintam-se muito bem. Isso porque quando somos gentis com alguém - abrindo uma porta, elogiando ou agradecendo - o nosso corpo libera endorfinas, substâncias que provocam uma sensação rápida e inicial de alegria, que pode se transformar em calma e bem-estar posteriormente.


Além disso, atitudes positivas também nos ajudam a liberar menos cortisol, hormônio responsável pelo estresse.
Então, quanto mais gentil e solidário a gente for, melhor será a nossa qualidade de vida (física e pscicológica). Viu como vale à pena respeitar e cuidar um pouquinho do próximo?! Agindo assim todo mundo sai ganhando, inclusive a nossa saúde.


Saber respeitar e conviver com as diferenças ajuda a diminuir nosso estresse. Ao encorajar a prática de atos de gentilezas nas relações sociais e nas empresas, cria-se uma atmosfera mais harmoniosa no ambiente, reduzindo o estresse e melhorando a saúde e também a produtividade das pessoas. Com atitudes mais positivas, as pessoas gastam menos tempo com desconfianças ou ruminações e conseguem manter um equilíbrio emocional necessário para sua melhor performance. Assim, o indivíduo libera menos cortisol (hormônio associado ao estresse).


Oportunidades para exercitar mais a gentileza não faltam. Basta ficarmos atentos e praticarmos a tolerância, ajudar um colega, escutar quem precisa, estimular o outro, fazer um elogio, etc.


A gentileza é contagiosa! Quando você é gentil com as pessoas, recebe gentilezas de volta. Quando somos agressivos ou desagradáveis, despertamos a raiva nas pessoas e o que se recebe de volta pode ser a agressividade delas. A idéia é simples e vai muito além da educação. É dar o melhor de si para os outros.

http://tinacristinatina.blogspot.com.br

Gentileza Gera Gentileza Todo Dia




🔎 Quer explorar mais este tema?
Escreva uma palavra relacionada com o assunto e descubra outros artigos.
2 Comentários

Comentários

🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis

  1. Olà querida Guta!estou inteiramente de acordo com tudo que diz o teu poste a respeito claro da gentileza.Guta, eu até diria mais, que a gentileza deveria ser mais bem ensinada a partir de escola infantil porque depois é tarde e muitas pessaos inflelizmente nao chegam a conhecer a felecidade de ser gentil e o que perdem de dar e de de receber como diz muito bem o teu poste.exelente ideia tu tiveste para a gente falar da gentileza porque é realemente uma maneira de viver feliz.Parabens e muito beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá meu querido amigo Manuelito!

    Tudo bem com você e os seus?
    É sempre uma satisfação imensa receber um comentário seu,que são sempre muito bem escritos, emocionantes e muitas vezes são até divertidos.
    Sinto sua falta quando dá um sumida,viu?

    Obrigada meu amigo!

    Beijos,
    Carmen Augusta (Guta)

    ResponderEliminar