O que se disse do Rei (5)

DO TEXTO:



(período de 20 a 27 de maio de 2012)

Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br

ROBERTO CARLOS 1970 (Danilo Bezerra)

Dando início a nossa série de comentários dos discos da carreira do nosso Rei Roberto Carlos, série esta que contará com a sua ajuda na escolha dos anos, vamos voltar no tempo, lá para dezembro de 1970, quando Roberto Carlos lançava no Brasil seu 11º álbum musical, sendo seu 12º LP (em agosto daquele mesmo ano ele lançou o Pedro e o Lobo, OP. 67), o "Roberto Carlos". Esse Long Play trazia 12 faixas e já mostrava um Roberto Carlos mais romântico (vale lembrar que no álbum do ano seguinte ele colocaria todo o seu romantismo em canções com letras do tipo "não adianta nem tentar me esquecer...") e mais sensível em relação a sua vida particular.

Uma das primeiras faixas era dedicada a uma de suas filhas,"Ana", que é filha adotiva do nosso Rei, fruto do primeiro casamento de sua esposa na época, Cleonice Rossi. Nessa música vemos o carinho que ele tinha pela pequena Ana, "oh Ana, oh Ana, oh, oh, oh, Ana, que saudade de você!". Mas não seria só nesta faixa que Roberto Carlos falaria de sua vida, ele recorda sua infância com versos "eu passo a vida recordando /de tudo quanto aí deixei /Cachoeiro, Cachoeiro/ vim para o Rio de Janeiro/ para voltar e não voltei..." na canção "Meu Pequeno Cachoeiro", canção esta que retrata a saudade e o carinho do Rei por sua terra natal, dessa "terra entre as serras, doce terra onde eu nasci", e nessa gravação de 1970 entre uma parte e outra da musica fala de sua relação com Cachoeiro. 

VOU CAVALGAR POR TODA A NOITE (Danilo Bezerra)

Com uma voz mansa, pausada e gostosa de ouvir, nosso Rei Roberto Carlos já cantou o amor, a natureza, o progresso, a amizade, a saudade, a velocidade... Muitas são as canções em que nosso Rei demonstra seus sentimentos e pensamentos, mas não há que não perceba que ele trata de um tema em muitas de suas canções há anos: a sensualidade. Com os versos "eu te proponho/ nos amarmos/ nos entregarmos/ nesse momento/ tudo lá fora deixar ficar..." da canção "Proposta" (1973), nosso Rei dava início à sua linha de canções que abordava a relação afetiva mais intensa entre pessoas que se amam, em outras palavras, o alto sublime do amor.

"O primeiro passo é sempre mais difícil, naquele tempo falar dessas coisas era complicado", talvez pensando no que a opinião pública da época diria, nosso Rei esperou mais de um ano para trazer mais uma vez a sua sensualidade à tona, isso se deu na música "Seu corpo" (1975), "no seu corpo/ minhas mãos se deslizam/ e se firmam em uma curva mais bonita..." e para sua alegria nenhuma crítica foi feita, "pelo contrario, até aplaudiram!", comentou o Rei. Então, após esse primeiro passo a sensualidade se fez presente em seus álbuns, sempre em forma de canções que marcaram a vida de seus fãs.

O REI EM MIAMI

O rei Roberto Carlos vem atender seus súditos no sul da Flórida, como parte de sua turnê 2012 pelo América Latina, México e Estados Unidos. Roberto Carlos fará seu show no sábado, dia 2 de junho, no American Airlines Arena, quando estará apresentando um dos projetos mais importantes projetos de sua carreira, seu CD/DVD gravado ao vivo em  um dos locais mais místicos do mundo: a Terra Santa.

Em setembro de 2011, Roberto Carlos foi o protagonista de um projeto bastante ambicioso organizado pela TV Globo, com uma apresentação ao vivo na antiga cidade de Jerusalém, transmitido para 100 milhões de telespectadores de 115 países. O artista também celebrou uma espetacular carreira musical que se estende por cinco décadas. Junto com 20 músicos num palco montado sobre a Piscina do Sultão, e um público de 5.500 convidados (1.500 dos quais eram peregrinos do Brasil), o evento mágico foi compartilhado por todos.

Shimon Peres, Prêmio Nobel da Paz e presidente honorário de Israel, disse para Roberto Carlos: "Sua voz precedeu você antes da chegada de seu corpo". Na ocasião, o artista foi nomeado "Embaixador de Israel no Brasil", por Nir Barhat, prefeito de Jerusalém.

O álbum e o DVD "Roberto Carlos in Jerrusalem" é um item de colecionador, e compreende 22 dos maiores sucessos do artista, cantados em espanhol, inglês, italiano, hebraico e, é claro, português.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários