Porque hoje é domingo

DO TEXTO:



Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br

É considerada nos Açores como a “dama de ferro”, a atual líder do Partido Social Democrata (PSD) e presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, já no seu segundo mandato. Estamos na presença de uma mulher que se dedicou de alma e coração à política. Conheci Berta Cabral na sua iniciação à política e, desde logo, não tive a menor dúvida de que alcançaria a liderança do partido que abraçou, em substituição do carismático João Bosco da Mota Amaral, presidente do governo por um período de quatro lustros. Adiante-se que Berta Cabral sempre esteve ao lado de Mota Amaral, inclusive nos momentos mais conturbados do governo e do próprio partido a que ele presidia.

Temos, portanto, a presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, que foi homenageada no Rio de Janeiro, como “Mulher do Ano 2009” nas relações Portugal-Brasil. Berta Cabral deslocou-se ao Rio de Janeiro a convite do Conselho Nacional das Mulheres do Brasil, sendo a única convidada de honra do estrangeiro a receber a maior distinção honorífica do órgão mais representativo das mulheres brasileiras. A entrega do prémio decorreu numa sessão realizada na Academia das Letras do Rio de Janeiro.

A autarca aproveitou a sua deslocação ao Brasil para se encontrar com o arquiteto Oscar Niemeyer, que projeta o futuro Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada. O encontro teve lugar no ateliê do arquiteto, no Rio de Janeiro.

Foi, sem dúvida, mais um encontro que muito honrou a Drª. Berta Cabral, visto que Oscar Niemeyer é outro grande vulto do Brasil, arquiteto de renome que, como sabe, entre outras grandes obras, projetou a cidade de Brasília.

Agora, Berta Cabral apresenta-se como candidata às eleições presidenciais dos Açores em Outubro deste ano, em representação do Partido Social Democrata. É, sem dúvida, uma aposta forte do maior partido de oposição aos socialistas. Vaticina-se uma vitória de Berta Cabral, mas em eleições políticas tudo pode acontecer. Em nosso entender, seria interessante ver uma mulher a governar a Região Autónoma dos Açores. E Berta Cabral tem perfil para ser líder dos Açores.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários