Obra na casa do Rei está ameaçada

DO TEXTO:

Reforma no imóvel onde nasceu Roberto Carlos pode ser paralisada, se interferir na aparência

 

Já está em andamento a obra de reforma e revitalização do entorno da casa onde o cantor Roberto Carlos nasceu e cresceu, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Mas os serviços podem ser paralisados se o Conselho Estadual de Cultura entender que as obras interferem diretamente na aparência da casa.

O local, que hoje se transformou na Casa de Cultura Roberto Carlos, foi tombado pela Secretaria Estadual de Cultura como patrimônio cultural do Estado, mas apesar disso o órgão não foi consultado antes do início das obras, que está orçada em R$ 734.925,31 e deve modificar toda a entrada da casa.
As alterações previstas se concentram na Rua João de Deus Madureira, no bairro Recanto - onde fica a casa. O projeto da prefeitura previa alterações nas ruas, calçadas e na praça, em homenagem ao artista. A idéia é também instalar postes estilizados no percurso, conferindo iluminação especial ao local.

O asfalto daria lugar a um piso feito de pequenos blocos nas cores ocre, vermelho e cinza. O caminho teria placas de concreto com notas musicais em granito preto. As calçadas seriam remodeladas com granito de tom avermelhado, assim como toda a escadaria ao lado do imóvel. Os degraus também ganhariam notas musicais.

Vistoria

Obra será vistoriada pelo Estado. De acordo com a diretora do Conselho Estadual de Cultura, Maria Angélica Trulli, a prefeitura agora será notificada e terá de enviar projeto para análise. Uma equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) vai visitar o local e, a partir das avaliações, o conselho vai emitir um parecer sobre a realização da obra.

Ela afirmou que só tomou conhecimento dos serviços pela reportagem e que a obra corre o risco de ser paralisada. "Nada que possa descaracterizar a casa pode ser feito sem que o projeto passe pela Secretaria Estadual de Cultura e pelo Conselho Estadual de Cultura. O aval para qualquer alteração tem que partir do Conselho", disse.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que não vai comentar o caso no momento, porque a Secretaria Municipal de Cultura está de recesso até o dia 2 de janeiro.
 

A Gazeta
Ana Paula Santos

cachoeiro@redegazeta.com.br
POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Ola querida Guta! eu so queria, se obras houver,que nao modifiquem muito aquela imagem que eu tenho da casa do Rei.Porque eu nao quero morrer sem la ir visitar essa terra santa.E como tu vez Guta, tenho andado bastante ocupado mas nao queria passar sem te desejar a ti e a tuda familia uma passagem de ano com festa e alegria e um feliz ano 2012 cheio de acotecimentos positivos.Esta mensagem tambem é dirijida a todos aquelas pessoas que passam por este portal que eu conheça ou nao.Beijos e abraços para todos

    ResponderEliminar