Várias atividades marcam o Dia da Árvore

DO TEXTO:
Participantes de projeto "Árvores Cidadãs", apreciam as árvores mais antigas da cidade: experiência marcante - Por: Pedro Negrão



Em comemoração ao Dia da Árvore, Sorocaba teve uma agenda cheia durante todo o dia de ontem. Pela manhã, mais de 700 mudas de árvores nativas foram distribuídas na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Já as 165 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) - 76 "Menino Jesus", do Mineirão, realizaram o plantio de diversas mudas e fizeram a manutenção de outras plantadas anteriormente no local. Houve ainda a inauguração do Laboratório de Sementes e a Estufa de Mudas Nativas do Projeto "SOS Eco" (leia mais na pág. B6). Ontem à tarde, também foi o dia do tour das "Árvores Cidadãs Sorocabanas", que apresentou a história e as características de seis das 12 árvores mais antigas catalogadas da cidade.

Segundo a bióloga Lígia Ferreira Fedele, responsável pelo catálogo das espécies nativas e centenárias de Sorocaba, cerca de 20 pessoas participaram do passeio, realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). "Algumas até repetem o tour, trazem outras pessoas para conhecer também. A maioria gosta muito, mas não tem ideia que existem árvores tão antigas e deste porte em Sorocaba", destacou.
A aposentada Denise Lamberti, de 57 anos, ficou encantada com a história e a datação das árvores. "É muito interessante saber como eles descobrem a idade das árvores. A gente acabou aprendendo muito", disse. Denise ficou sabendo do passeio pelo jornal Cruzeiro do Sul e levou a mãe Dirce Lamberti, de 78 anos, para conhecer o projeto.
Para Dirce, o tour foi um resgate da sua própria história de vida. "Eu escutava meus avós contarem sobre a chácara do Barão, onde hoje se encontra a copaíba mais antiga de Sorocaba", ressaltou. Com o conhecimento que recebeu, ela acredita que terá um novo relacionamento com o meio ambiente. "Sabendo dessas coisas dá a impressão que a árvore tem sentimento. E, se já descobriram até a idade das árvores, daqui a pouco vão descobrir o signo delas", brincou.

Um grupo de seis estudantes de cidades da região também descobriu a importância das árvores centenárias para a cidade. Entre eles, Matheus Wille Santos Leite, 15, de São Roque, aprendeu a cuidar mais do meio ambiente. "Além disso, é importante saber sobre o aspecto histórico. Sorocaba tem muito em comum com a história de São Roque", enfatizou.
As árvores incluídas no passeio fazem parte dos 18 exemplares que Sorocaba possui atualmente e que têm imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), Ministério Público e Câmara de Sorocaba.

Entre as próximas atividades da programação da Semana da Árvore, amanhã haverá curso básico de jardinagem e jardim comestível -"Como ter flores o ano todo", no Parque da Água Vermelha, das 9h às 12h, e no Parque da Biquinha, das 14h às 17h. Até o dia 30 de setembro continua a distribuição de mudas de araçá e pitanga nos parques "Quinzinho de Barros", Biquinha, Água Vermelha, "Chico Mendes" e Ouro Fino; das 9h às 12h e das 13h às 16h. A programação completa pode ser conferida pelo site www.meioambientesorocaba.com.br. Outras informações pelos telefones (15) 3233.7545 ou 3233.7455.
 
Samira Galli
 
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários