Atletas do Brasil e Portugal disputam desafio de Surf Universitário, em Fortaleza

DO TEXTO:




Por Mazé Silva
Portal Splish Splash


Duelo de Acadêmicos


Fortaleza neste final de semana, está sendo palco do III Desafio Internacional de Surf Universitário. As seleções de Surf Universitário do Brasil e Portugal irão enfrentar-se nas águas belas da linda Praia do Futuro, uma das mais conhecidas e frequentadas praias de Fortaleza, por turistas de vários países do mundo.


O evento, é da Associação Brasileira de Surf Universitário ( Abrasu) e visa fortalecer o intercâmbio entre os países. Como o evento é uma forma de integração entre os mesmos, haverá dentro das programações, fortalecer atividades esportistas, o turismo, a gastronomia, cultura de uma forma em geral e palestras para que haja um melhor relacionamento e ligações entre as nações competidoras.


A praia do Futuro em Fortaleza, foi escolhida para ser o local do evento, devido as suas ondas possuírem grandes altitudes e de marés forte principalmente quando está cheia.


Eu tenho medo de tomar banho nessa praia, pois já tivemos conhecimentos de várias mortes de banhistas que foram levados pela correnteza que fortemente arrasta para o fundo do mar, quem estiver desatento. Mas depois de muitos meses sem ir à praia, estive domingo passado na Praia do Futuro e fiquei sempre com o coração na mão, pois o meu filho Thasso de doze anos, entrava sem medo e por saber nadar enfrentava as enormes ondas.


É uma praia belíssima, cobrindo grande parte da orla marítima de Fortaleza, ladeadas por dunas edafizadas, pousadas, hotéis e um número quase que incontáveis de barracas. Fiquei em uma mais próxima ao Mar, para observar o meu filho e ao mesmo tempo degustar os frutos do mar que são deliciosos.


Na barraca próxima a nossa ao lado esquerdo encontrava-se uns turistas e percebi que eram portugueses, é lógico que o sotaque não nega. Pensei: se entre esses portugueses estivesse o Mindo, seria uma vibração total, melhor dizendo, seria o delírio, mas eu acho que seria mais fácil o Manuel da França do que o Isolino. Ehehehe. Na manhã do dia 25, foram realizadas palestras de intercâmbio acadêmico e à tarde estava previsto um passeio por pontos turísticos da capital.



Surfista na Praia do Futuro

Fortaleza é o atual bicampeão e está em busca do tricampeonato. As disputas irão servir como preparação para os II Jogos Panamericanos de Surf Universitário, que acontecerão em julho deste ano, em Caracas na Venezuela.


A delegação brasileira que participará deste confronto será formada pelos surfistas universitários:


•Darcio Dias (SP)            •Rhafaela Bahia (CE)
•André Fagundes (RN)     •Ana Ceccarelli (PR)
•Renato Coutinho (ES)    •Gabriela Silveira (RN)
•Phelipe Maia (CE)         •Carine Gois (SE)


O técnico da seleção brasileira universitária é o cearense João Carlos (Fera). A delegação será chefiada pelo presidente da Associação Brasileira de Surf Universitário (ABRASU), Ailton Júnior. "No último confronto vencemos o Peru nas ondas daquele país e agora vai ser mais uma oportunidade dos nossos surfistas passarem por esta terceira experiência internacional e também fortalecer este inédito intercâmbio com os Europeus", acrescentou Ailton Júnior.


A delegação portuguesa que participará deste confronto será formada pelos surfistas universitários:


•Miguel Ximenez      •Maria Abecasis
•António Ribeiro      •Francisca Sousa
•Francisco Sousa     •Carolina Guerreiro
•João Luís Guerra    •Ana Raquel Sampaio


A delegação portuguesa será chefiada pelo técnico Pedro Barbudo.


A Praia do Futuro, conhecida no cenário das Américas, pois foi local do I Panamericano de Surf Universitário que contou com a participação de nove países, será o palco do Desafio entre Brasil e Portugal. Cada seleção será formada por 8 (oito) atletas, sendo 4 homens e 4 mulheres, que irão competir em baterias de homem x homem e mulher x mulher, além das disputas por equipes.


O III Desafio Internacional de Surf Universitário tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo, Confederação Brasileira de Surf, Associação Brasileira de Surf Universitário, Federação Cearense de Surf e conta com a realização da Pan American Surf Association e Associação Cearense de Surf Universitário.

Texto redigido a partir dos sites:
POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Olà querida Mazé!é verdade que eu tambem gostaria de me encontrar ai contigo na belas praias de Fortaleza.Olha com respeito ao mar se mexer muito e a ondes serem fortes, eu diria que fui abituado a este tipo de mar porque em Portugal a praia que eu frequentei mais (Povoa de Varzim) o mar tambem é bravo para quem nao està abituado mete muito medo.Mas isto é como tudo e é o caso do teu filho quando uma pessoa està abituado desde criança a estas aguas nao mete confusao nenhuma entrar para dentro do mar.Olha e eu nao sabia que tinho assim um filho tao jovem! mas é verdade que tu tambem es jovem por isso como dizem os Franceses c'est normal.Mazé, e com respeito ao Surf é verdade que os Portugueses tambem estao a ter a mania desse desporto.Eu vejo-os là com a prancha de lavar a roupa que irdaram dos avos a fazer surf.E aqui em França o melhor jovem surfista actualemento é um descendente de pais Portugueses por isso estas a ver que até com a prancha da roupa se aprende o surf.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá meu querido Manuel!

    Como seria bom se houvesse essa chance, de nos encontrarmos em qulquer lugar desse planeta, e se fosse aqui ou em portugal ou França, seria o ideal. Quem sabe um dia, o mundo dá muitas voltas, não é verdade?

    Quer dizer que gostavas de mergulhar em uma enorme onda? rsrsrsrs. Eu morro de medo dessas ondas fortes que quebram em seus pés e derruba ao chão!

    A moçada gosta do surf, pois além de ser um esporte ainda diverte-se com elas.

    Beijinhos meu amigo!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar