Roberto Carlos e o Português ruim...

DO TEXTO:

Roberto Carlos - Detalhes


Publicado em : 21 de fevereiro de 2011



Nobre leitor, com base em uma bela canção do rei Roberto Carlos e de Erasmo Carlos, conversaremos um pouco sobre o pleonasmo.

O pleonasmo tanto pode ser um vício como uma figura de linguagem, dependendo da originalidade da mensagem.



 

O pleonasmo, considerado vício de linguagem, consiste na repetição desnecessária de um conceito, como ocorre, por exemplo, nos seguintes casos: a) ela encarou o bandido de frente (se encarou, só pode ser pela frente…); b) a avó foi o “elo de ligação” entre os litigantes no processo de regulamentação de visitas; c) ela gosta de sentir a brisa “matinal da manhã”; d) a paciente teve uma “hemorragia de sangue” (a situação da paciente seria ainda mais grave se a hemorragia fosse de outra coisa…).

Na romântica canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “detalhes”, há exemplo de pleonasmo. Vamos, então, recordar parte da letra dessa canção: “Não adianta nem tentar me esquecer/ durante muito tempo em sua vida eu vou viver/ Detalhes tão pequenos de nós dois/ são coisas muito grandes pra esquecer/ e a toda hora vão estar presentes/ você vai ver/ Se um outro cabeludo aparecer na sua rua/ e isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua/ o ronco barulhento do meu carro/ a velha calça desbotada ou coisa assim/ imediatamente você vai lembrar de mim/ Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido/ palavras de amor como eu falei, mas eu duvido/ duvido que ele tenha tanto amor/ e até os erros do meu português ruim/ e nessa hora você vai lembrar de mim”.

Descobriu onde está o pleonasmo nos versos da canção “detalhes”? Acertou quem disse que o pleonasmo encontra-se no seguinte trecho: “Detalhes tão pequenos de nós dois…”, pois a palavra detalhe já significa “pormenor, minúcia, ou seja, coisa pequena.”

Por derradeiro, registramos que isso é um detalhe na obra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Christiano A. Fagundes Advogado. Membro da ACL. Escritor. Professor universitário.

Nota do Bottary: Taí! Espelho, espelho meu! Existe um pleonasmo mais bonito do que este?



O Rei cantando 'Detalhes' no Show de comemoração dos seus 50 anos de carreira no estádio Maracanã no dia 11/07/2009

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Olá, grande Bottary!
    Antes de mais, os meus parábéns por tão excelente matéria.
    De facto o pleonasmo que abordas em "Detalhes", é uma figura de estilo literário como tantas outras a que Roberto Carlos recorre na sua obra, como por exemplo em "O portão", rico em retórica, como nesta personificação "meu cachorro me sorriu latindo".
    Curioso que em 2006 abordei esta temática em artigo publicado no Portal Clube do Rei sob o título "A ilusão pictórica na obra de Roberto Carlos" e que aqui irei publicar dedicado a ti.
    Grande abraço, pá!

    ResponderEliminar