Carnavalesco da Beija-Flor fala sobre Cachoeiro e Roberto Carlos

DO TEXTO:
    Fran Sérgio, carnavalesco da Beija-Flor, e o cantor Roberto Carlos.
Espírito Santo na avenida em 2011


Por Leonardo Soares

A expectativa é grande. Depois de aparecer no desfile da Caprichosos de Pilares, em 2006, o Espírito Santo volta à Sapucaí no próximo carnaval. E em grande estilo. A Beija-Flor de Nilópolis, última tricampeã do carnaval carioca, levará para a avenida o enredo "A Simplicidade de um Rei", sobre o cantor Roberto Carlos. E Cachoeiro de Itapemirim, é claro, estará presente no desfile. Conversamos com Fran Sérgio, um dos carnavalesco da escola, para saber um pouco sobre como será esse desfile. Leia:


Para começo de conversa, falar do Rei é difícil?

Não é difícil, não. As músicas dele são grandes inspirações para a gente. É uma história muito bonita, encantadora. Foi tudo bem legal, gratificante e honroso. O Roberto está sempre por dentro de tudo, quer saber tudo, está sempre nos ajudando.

Como profissional, qual é a responsabilidade de encarar um enredo popular como o de Roberto Carlos?

Tem sido uma emoção muito grande. Há muito tempo a gente não faz uma homenagem a uma pessoa. Então está sendo diferente. A Beija-Flor fala da vida de uma pessoa, que na verdade é o Roberto. Pra gente foi muito legal desde o início.

Como é a relação com o Rei?

Ele desde o início deixou a gente encantado com a simplicidade dele, a forma de viver a vida humildemente. É um artista incrível. Tem sido muito legal pra gente por esse motivo. Esse carnaval vai ficar para a história.

Como surgiu a oportunidade de falar de Roberto Carlos?

A Beija-Flor, como todo ano, tinha várias propostas de enredo ao longo do ano. E o Roberto já tinha uma história com a escola. A gente faz shows com ele. Ele também acompanha a história da escola. E o que realmente fez a gente decidir esse enredo foi o encontro com ele. Foi arrebatador. O Rei deixou a gente certo de que esse era o enredo de 2011.

Roberto Carlos dá samba? Tem história para encher os olhos do público por 1h22m?

Ah, tem sim. São 50 anos de carreira. Tem muita história pra contar. A gente precisou até resumir para poder contar quase tudo no desfile (risos).

Como será o desfile? Tem Espírito Santo na avenida?

A gente começa falando da infância do Roberto. Ele em Cachoeiro de Itapemirim. A abertura é o Rio Itapemirim que, segundo os moradores da cidade, o som das águas do rio transmite uma sinfonia e pode ter influenciado o Roberto no gosto pela música.

E ao longo do desfile, o que mais será mostrado?

O segundo setor será sobre a casa dele, que hoje é museu. A gente fala da família Braga, o ofício de costureira da mãe, a profissão do pai. E fala da infância de Roberto Carlos em Cachoeiro. O sonho do menino em ser um grande artista. Aí a gente embarca para o Rio de Janeiro com a Jovem Guarda.

O Roberto Carlos romântico, das rosas e dos amores, também será visto?

Sim. Tem o setor do amor. Começa nas músicas românticas, nas mulheres. No amor em todos os sentidos. E também vamos falar sobre os caminhoneiros, taxistas. Essas músicas dedicadas ao brasileiro e até à preservação.

E o Roberto desfila no último carro alegórico. Como vai ser?

Antes tem o show dele no mar (risos), que segundo ele mesmo é a maior emoção fazer esse show. No fim do desfile a gente traz o Roberto e a religiosidade. O Rei nos braços dos anjos. Vêm duzentas crianças ao lado dele no último carro.

Como carnavalesco dá para imaginar o momento em que Roberto Carlos passará pela Sapucaí?

Não, não dá para imaginar. A gente está extasiado com isso tudo. Ele vai desfilar no último carro da Beija-Flor e no último carro alegórico do carnaval 2011. Ele vai encerrar o desfile da Beija-Flor e vai fechar o carnaval. Não dá para imaginar.

O que o Espírito Santo pode esperar desse desfile?

Pode esperar uma histórica fantástica de um brasileiro que é filho de vocês do Espírito Santo e que encantou o nosso país e o mundo inteiro. Hoje a homenagem é a mais justa que a Beija-Flor poderia fazer. A gente está apostando na emoção que esse enredo pode provocar.

Como está o ritmo de preparação do desfile no barracão?

Nós estamos no tempo certo, a todo vapor. Nem atrasados e nem adiantados. Ainda tem muita coisa para ser feita. Mas está tudo preparado para a montagem final e a decoração dos carros. As fantasias também estão em finalização.

Deixe uma mensagem final para os capixabas que vão para a Sapucaí ou mesmo os que vão assistir pela televisão.

A Beija-Flor está direcionada a fazer o melhor carnaval dos últimos tempos. A comunidade está aguerrida, com muita força para contar essa história do Roberto, que é a história de vocês. Isso tudo com toda a força e todo o sangue que a gente possa dar na avenida, para sagrar a Beija-Flor e o Roberto Carlos campeões. E por favor, torçam pela Beija-Flor de Nilópolis, por uma vitória consagrada.

23/01/2011 - 10h30

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários