Bênção, missas e procissões no Domingo de Ramos

DO TEXTO:

Semana Santa

Os cristãos católicos relembram, neste domingo, a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. É o Domingo de Ramos que dá início às celebrações da Semana Santa

Acenando com ramos, a multidão o aclamava ``Rei dos judeus``, ``Hosana ao filho de Davi``. Foi saudando o ``Messias, o libertador``, que o povo recebeu Cristo em Jerusalém, esperançoso de libertação política e econômica imposta pelo governantes romanos. Essa passagem das Sagradas Escrituras é lembrada neste domingo, 28, celebrado pelos cristãos católicos como Domingo de Ramos.

É a abertura oficial dos ritos litúrgicos da Semana Santa. As paróquias da Arquidiocese de Fortaleza vão lembrar a data com procissões e missas pela manhã e à tarde. O arcebispo da Capital, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, vai participar da procissão que sairá às 8 horas da Igreja do Cristo Rei, na Aldeota, seguindo até a Catedral Metropolitana. Antes de iniciar a caminhada dos fiéis, dom José Antônio abençoará os ramos e, na Catedral, presidirá a concelebração eucarística com início previsto para as 9 horas.

``Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados; participação de todos nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna na partilha; paz entre as nações; diálogo aberto e sincero entre as culturas. Jesus é aclamado Rei e se entrega para a sua morte``, explica o padre Raimundo Nonato de Oliveira Neto.

Pároco da Igreja de São Vicente de Paulo, no bairro Dionísio Torres, ele lembra que no Domingo de Ramos, início da Semana Santa, proclamamos dois Evangelhos: o que se refere à festa dos judeus com a chegada de Cristo em Jerusalém e o que relata a Paixão de Jesus com o seu julgamento e condenação à morte na cruz.

O vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Nordeste I, dom José Haring (bispo de Limoeiro do Norte), ressalta ainda os três momentos da celebração deste domingo: a bênção dos ramos, a procissão (lembrando a chegada de Cristo a Jerusalém) e a Paixão. É a preparação para o momento da Páscoa.

Secretária da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no bairro Otávio Bonfim, Lúcia Maciel diz que não perde as celebrações da Semana Santa, a partir do Domingo de Ramos. Muitos viajam, saem da cidade para se divertir e esquecem das celebrações. Para mim é muito importante participar de todos os momentos``, disse.

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br
27-03-2010

------------------------
Mazé Silva Splish Splash

POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Olà querida Mazé!este ano eu nao tive acosiao de poder assistir à missa de ramos.Mas a minha querida mae vei-mo trazer domingo à tarde o raminho de oliveira para me dar saude e sorte na minha vida como éla disse.Fiquei muito comovido como sempre quando vem da minha Mae.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Mazé?

    Ontem eu e o meu marido também fomos buscar nossos raminhos bentos.

    Que eles nos tragam as graças que estamos precisando.


    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuel!!!

    Que bom saber que faz parte de uma família católica. E muito bonito o gesto de sua mãe em levar o raminho de oliveira para o filhinho que não pode ir à missa.

    Você não assistiu à missa, mas o raminho que recebeste valeu por tudo!

    Toda felicidade, pra sua família e um beijo pra tua mãe.

    Pra você te mando o de sempre, beijos e abraços!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  4. Olá Carmen!!!!

    Você falou muito bem, minha amiga, que os ramos abençoados, tragam tudo de bom para todos nós, muita paz, saúde, amor e prosperidade.

    Minha mãe jamais perderá os atos da Semana Santa e o meu pai quando era vivo estava sempre presente a estas celebrações religiosas.

    Beijos!!!!!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar