Julho e Agosto, S.A.

DO TEXTO: Algarves? Estranjas? Termas? Montanha? Campismo? Que é isso tudo, comparado com a tranquilidade ulissiponense?
É por esta altura do ano que adoro estar na minha cidade, Lisboa. Julho e Agosto, S.A. são, para mim, meses obrigatórios na capital.



Por: Antunes Ferreira

É por esta altura do ano que adoro estar na minha cidade, Lisboa. Julho e Agosto, S.A. são, para mim, meses obrigatórios na capital. 

Algarves? Estranjas? Termas? Montanha? Campismo? Que é isso tudo, comparado com a tranquilidade ulissiponense? Faz muito calor por cá? Faz muito mais em Ryade. Até mesmo em Moura. Sem dúvidas de qualquer espécie. 

Há muita poluição? Não se vá muito mais longe. E em Atenas? O Barreiro não conta. Refiro-me, sem margem para hesitações, à circulação rodoviário/citadina. Ainda que não só. Mas, para mim que faço parte dos cidadãos membros fundadores do Grupo dos que Abominam Engarrafamentos & Correlativos, GAEC, esta é uma circunstância determinante e incontornável na paixão de ficar em Lisboa quando os outros a abandonam, temporariamente embora. 

Quando informo do verdadeiro ódio que tenho contra os congestionamentos do tráfego desta minha menina dos olhos espraiada sobre o Tejo (creio que não estou a plagiar nenhuma letra de fado, mas, se por mero acaso, suspeitas haja, juro que não é essa a minha intenção) tenho de especificar. 

Nós, os Portugueses, e em particular, os Lisboetas, não somos grandes militantes do civismo. Há quem diga que a coisa está a melhorar, ainda que devagarinho. Oxalá. Mesmo assim – não somos. O trânsito é, disso, exemplo notório. Senão, vejamos. No que toca aos peões que ainda não são donos de volantes e afins, mas que anseiam por sê-lo, os casos multiplicam-se. Por mais passadeiras – há quem lhes chame zebras e daí esta adenda para que não restem dúvidas – que existam, ainda que muitas delas esmaecidas apesar das promessas de alva ressurreição pela CML, o pessoal atravessa as ruas, avenidas, praças, pracetas, travessas e mesmo alguns becos, fora delas. Sobretudo, a tentação do risco existe no mais alto grau, quando a travessia faltosa é mesmo ao lado delas. É obra, é força de vontade de não cumprir. As corridinhas por entre as mais diversas viaturas, desde as de duas rodas até aos TIR são estúpidas e perigosas – mas sabem muito bem. É o fruto proibido, que, realmente é o mais apetecido. E, no caso vertente, corrido. É isso e os semáforos. Que, a bem dizer, não deviam existir. E se eles lá estão é para também ser desrespeitados. Veja-se a afirmação anterior. Uma aceleração na corridela e ala até à outra margem – da rodovia. O chiar dos travões ajuda muito, principalmente a chegar à meta. Neste caso – ao passeio fronteiro. Quanto aos que possuem motor, nem falar. Ou melhor, já que falamos em semáforos, o mais atraente é ignora-los e passar mesmo o vermelho. Quando muito, e já a morder, o amarelo. Depois são as tentativas de apanhar os peões, nas passadeiras. Depois, é não dar a aprioridade. Depois é o acelerar nos cruzamentos, porque anda para aí cada maluco que não pára neles. Depois é a ultrapassagem pela direita. Depois, é a Companhia de Seguros e a oficina. E, sobretudo, as Urgências dos hospitais. 

É por essas e por outras que eu adoro Lisboa em Julho e Agosto. Será porque as aulas estão na pausa estival, será porque uma carrada de gente saiu a banhos, mesmo que seja para a Fonte da Telha, o Meco, a Ericeira ou a Praia das Maçãs. Não falando em Albufeira, Portimão ou a Isla Cristina. Acapulco, menos, por mor da gripe. Mas, mesmo assim… Cuba e Punta Cana também contam para a classificação. Donde – viva Julho! Viva Agosto! Já entenderam o porquê da minha predilecção. Ah, na selva do tráfego, esqueci-me de um dito da nossa infância: nada de confusões; as ruas para os automóveis, os passeios para os peões. Que, hoje, tem de ser actualizado. Nada de confusões: passeios para os automóveis e ruas para os peões. Boas férias – em Lisboa.

(Também publicado no Sorumbático)

NA – Eu não gosto de abusar e, a caminho dos 68, duas seguidas é muito problemático. Mas, estas (crónicas, obviamente) foram-me encomendadas pelo patrão Armindo Guimarães. Donde…

LISBOA
Vistas: Ponte 25 de Abril, Cristo Rei, Castelo de São Jorge, Aqueduto das Águas Livres, Ponte Vasco da Gama, Torre Vasco da Gama, Mosteiro dos Jerónimos

POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Ó Antunes Ferreira deixa-te de coisas!

    Se não puderes com uma mão, não te esqueças que tens a outra.

    É tudo uma questão de hábito.

    :)

    Abraços

    Ah! Como já comentei esta tua crónica, decidi transormar o comentário num post dedicado a ti e à tua/nossa Capital.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá Henrique!

    Mais uma que aprendi, aí as férias são em Julho e Agosto.

    Quanto ao transito, poluição, tudo igual também...
    Gosto do que escreve Henrique, você é autêntico.

    Beijos mil,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. Olá Antunes Ferreira
    Nesses meses, tenho o mesmo sentimento de liberdade e de prazer de disfrutar da minha cidade , o Porto!
    Mas sempre que posso, dou um saltinho para esses lados que eu adoro!
    Abreijos

    ResponderEliminar