UM PIANO E O CAMINHÃO - PROJETO BRASIL SERTÕES

DO TEXTO:
UM PIANO PELA ESTRADA
É um projeto pioneiro, idealizado pelo Pianista Arthur Moreira de Lima. Ele criou o “CAMINHÃO- TEATRO” como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. O “caminhão-teatro” passou por mais de 60 cidades, só em 2008, sendo palco de concertos em estados nordestinos, como o Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.


O MAIOR PIANISTA DA AMÉRICA LATINA
Arthur Moreira Lima e seu piano chegaram semana passada ao Ceará para uma série de apresentações do projeto Um piano pela Estrada, que começou por Sobral em um concerto no dia 7de janeiro, onde o público pode ouvir clássicos da música popular e erudita como Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt, Pixiguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla.

SEGUNDA EDIÇÃO DE FÉRIAS NO CEARÁ – FESTIVAL DA ALEGRIA
O pianista Arthur Moreira Lima será a atração principal da abertura da segunda edição do “Férias no Ceará – Um Festival de Alegria”. Ele fará apresentação às 20 horas desta quinta-feira, no Parque do Cocó, numa promoção da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Já na sexta-feira, também em Fortaleza, o pianista vai se apresentar no Bairro Bom Jardim. Depois, será a vez de ir ao Interior. No roteiro, Ubajara, Crateús e Barbalha.


O PALCO É UM BAÚ CARROCERIA
Adaptado a uma Scania, com um baú carroceria que se transforma em palco com 45m² de área de cena em apenas uma hora, o caminhão passou, em 2008, por mais de 60 cidades dos estados da Bahia, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, entre outros.
“A idéia é uma coisa muito antiga. Já desde o tempo que ele trabalhou com o Darci Ribeiro, quando fui secretário de cultura do Leonel Brisola. Então, o que aconteceu foi que fez muitos projetos no interior e foi vendo que o ideal seria um caminhão.
No final dos anos 90, mandou fazer um caminhão. A partir de 2003, consegui implementar o projeto. Mas nunca pensei que pudesse dar tão certo. De repente, aumentou o número de concertos, cerca de 80 concertos por ano. Dá dois por semana. Mas no fundo a pessoa que mais se beneficia do prazer interior de ter um negócio desse sou eu”, disse Arthur por telefone, antes de pegar viagem.

ARTHUR MOREIRA – “O PELÉ DO PIANO

Cada interpretação é entremeada por comentários de Artur Moreira Lima que já foi chamado de "O Pelé do Piano" por uma revista suíça. O pianista já se apresentou em várias partes do mundo, tocando com orquestras e os regentes famosos como as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França. Assim como, foi o responsável por importantes gravações do repertório brasileiro.

“A minha finalidade é tocar no maior número possível de lugares, enquanto eu posso. Existe no momento até uma conjunção favorável. A gente tem que fazer enquanto a coisa tá acontecendo, quando é o momento. Já tô em função do que vou fazer em 2009. Ano passado, a gente ficou na estrada uns 150 dias. Quase metade do ano na estrada. E a outra metade preparando. É muito complicado”, diz o pianista, que também foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha, além de ter revivido a obra de Ernesto Nazareth, com sua gravação de quatro discos com a obra de um dos maiores compositores de choro da música brasileira.

Aos 68 anos e mais de 60 discos gravados, Arthur dá mais uma razão de sua peregrinação pelo país. “Meu repertório é enorme, não tem necessidade de aprender coisa nova. Tô aprendendo na rua, in loco, no placo e eu não paro de aprender. Quando eu sentir falta eu vou lá e aprendo. Não faz falta nenhuma, nem pra prática da arte, nem pro prazer. Eu prefiro ficar aperfeiçoando o que eu sei, porque não é necessário e eu não tenho tido vontade. Não tem me dado a menor vontade. Eu tô só distribuindo o que eu já sei, tô devolvendo o que eu recolhi a vida inteira. Agora é minha hora de tocar”

BIOGRAFIA

Nascido no Rio de Janeiro Arthur Moreira Lima começou a estudar piano desde os seis anos. Aos nove, tocou um concerto de Mozart com a Orquesta Sinfónica Brasileira.. Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).

Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Keeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou).

Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990).

Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. Um CD de Chopin Favourites lançado no Japão pela Nippon Columbia continua como um dos best-sellers da companhia.

Lançado internacionalmente pelo selo Olympia em 1999, seu CD com músicas de Astor Piazzolla foi considerado na França como "Disco do Mês" pela revista Répertoire e pela revista Tipptopp da Rádio da Suiça alemã. Gramophone, na Inglaterra, escreveu que Moreira Lima "captou magicamente a fantasia e grandiosidade da música", e a BBC Music Magazine: "Moreira Lima é um marcante e eloquente campeão de Piazzolla. Este CD certamente irá converter os céticos".

FOTOS:

Carlos Gustavo Kersten

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/847898.html

http://eliomardelima.blogspot.com/2009/01/pianista-arthur-moreira-lima-abre-shows.html

Wikipédia, a enciclopédia livre.

VÍDEO DE ARTHUR MOREIRA LIMA – INTERPRETA:

Jesus Alegria dos Homens, de Bach, em Rio Branco (AC), durante concerto do projeto "Um piano pela pela estrada".


POSTS RELACIONADOS:
13 Comentários

Comentários

  1. Olá, Mazé!

    Muito bom teres trazido este post

    Projectos como esse são de louvar e apoiar pois contribuem para levar a cultura às populações mais carenciadas. E num país imenso como é o Brasil, ainda mais se justifica.

    Um exemplo a seguir!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Um grande homem, com grandes ideias! :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Oi Mazé!

    Só um homem, um pianista como Artur Moreira Lima, para levar pra frente um projeto como esse,com prazer e alegria...
    Está fazendo o que gosta, e levando a música para perto daqueles que não têm acesso a ela.

    Parabéns!

    Um beijo,
    Carmen augusta

    ResponderEliminar
  4. Ola Mazé! que bom ver voce de novo dinàmica e entusiasta com um post que parte realemente de uma ideia fantastica.Gostei de conhecer esto projeto embora eu nao seja um fanàtico de musica classica mas quando é tocada por grande artista até te deixaria ir pra longe nessa onda.Grande abraço e continua a nos cultivar com a tua cultura que é imensa.

    ResponderEliminar
  5. Olá Mazé!

    Grande ideia!
    Assim a música, chega a todos. Para os que não têm possibilidades, de viajar, a música vai ter com todos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Armindo,

    Achei bárbaro esse projeto, que entra no pioneirismo da música brasileira e mundial, principalmente com algo tão inovador e ainda mais tratando-se de um artista instrumental.

    Essa forma de divulgaçãó é louvável, pois irá beneficiar uma camada da população, que embora goste desse tipo de música não tem condições pelo seu poder aquesitivo baixo.

    Grande projeto e grande artista conhecido nacional e mundialmente.

    Obrigada pelo comentário!

    Beijos!
    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  7. Olá Ricardo!

    Realmente, Arthur Moreira Lima, é um grande artista que já vivenciou momentos diversos e importantes ao longo de sua gigante carreira, onde com suas composições e perfeito instrumentalista, agradou e contnua mostrando sua arte em lugares mais diversos, nacional e internacional e agora no meu Ceará, mostrando seus belos concertos.

    Obrigada pelo seu comentário.

    Beijos!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  8. Minha amiga Guta!

    Gostei muito da criação desse projeto do Arthur Moreira Lima, onde é muito abrangente, e que faz porque gosta e tem a vantagm de ter sido um grande inventor de um projeto tão rico em benefício da população.

    Como ele disse passa quase a metade do ano preparando os shows e o restante dos dias, em sua caminhada em busca da divulgação de seus concertos que sabemos são magnífico, pelo grande artista que o é.

    Obrigada pelo comntário.

    Beijão da amiga!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  9. Meu querido Manuel!

    Gosto muito dos seus comentários, que sempre nos eleva em nosso trabalho e nos dar assim um grande incentivo para que possamos cada vez mais aprimorar as nossas matérias postas aqui.

    Um projeto como esse de grandes difernciações dos que temos visto, merece os nossos aplausos, pois realmente é fantástica a idéia desse grande pianista, possuidor de uma cultura musicalista riquíssima, que há anos já tinha idealizado esse projeto cultural, que estamos vendo que está dando certo.

    Importante o que ele fala: "agora é minha hora de tocar", pois passou uma vida de aprndizado, mas que continua a cada dia aprendendo com o público em cada apresentação.

    Obrigado meu amigo, pelas palavras de incentivo e de carinho. agradeço e faço questão de ver aqui os seus belos comentários.

    Beijos da miga que aprendi a admirar-te.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  10. Oi, minha amiga Dina!

    Que bom você aqui para prestigiar o meu post. Eu também gostei dessa grande idéia!

    É um grande desafio para um homem dessa idade, que aos 68 anos e com 60 discos gravados, continua um desbravador nessa caminhada incansável, cuja finalidade é tocar no maior número possíveis de lugares.

    Obrigada Dina, sua presença é importante para mim.

    Um grande beijo da amiga!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  11. Sim Manuel!

    Esse grande pianista, além de tocar clássicos da música erudita e ter apresentado-se nos maiores concertos internacionais, também toca músicas conhecidas nacionalmente com Asa Branca de Luís Gonzaga, o Hino Nacional Brasileiro e outras conhecidas que podemos encontrar em vídeos no youtube.

    Como você gostou, estava fazendo um complemento a minha resposta ao seu comentário.

    Obrigada pela atenção e um beijo grande!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  12. *Arthur Moreira Lima é tudo de

    bom !!! *Emociono-me quando eu o

    vejo tocar !

    *Bela matéria, *Jorge !!!

    *Beijossssssssssssss.

    ResponderEliminar
  13. Prezado amigo!
    Bela postagem sobre nosso grande pianista e seu projeto de inclusão musical.Porem com autor de varias fotografias postadas solicito a inclusão do crédito autoral.
    Um grande abraço e obrigado pela divulgação de um projeto tão fantástico como esse do Arthur
    Carlos Gustavo Kersten

    ResponderEliminar