Oncomed-BH lança a Campanha #MeuAmigoVencedor

DO TEXTO:

Ação destaca a importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer com uma corrente de apoio e conforto àqueles que lutam contra a doença

                                                                                                                                    
Alda Jesus
Portal Splish Splash

O próximo sábado, 08/04, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para lembrar a população sobre a importância da prevenção à doença e de sua detecção precoce. Para destacar a relevância da data, a Oncomed-BH lança a campanha #MeuAmigoVencedor, convidando os usuários das redes sociais a deixarem uma mensagem de estímulo e conforto àqueles que ainda lutam contra a doença. A ação é uma parceria da clínica com o portal Sou BH, que também adotará a hashtag incentivando a disseminação da corrente.

Segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, o câncer se desenvolve em mais de 14 milhões de pessoas a cada ano, podendo aumentar para mais de 21 milhões em 2030, de acordo com a OMS. Somente no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimou a ocorrência de 596 mil casos em 2016, sendo 295.200 entre homens e 300.870 entre as mulheres.

Uma boa notícia é que na contramão do avanço da doença, o índice de cura tem aumentado substancialmente e hoje, mais de 50% dos doentes conseguem se curar. “Diversos tipos de câncer são potencialmente curáveis, particularmente se detectados numa fase mais precoce. Alguns, mesmo detectados em fases mais avançadas, também são potencialmente curáveis como, por exemplo, o câncer de testículo, coriocarcinoma e linfoma”, explica Dr. Amândio Soares, médico oncologista da Oncomed BH.

As causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo. As externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos de vida, como o sedentarismo, ingestão de álcool, tabagismo e exposição excessiva ao sol. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, mas elas representam uma pequena parcela dos tumores malignos, cerca de 10%.

Confira abaixo algumas dicas do Inca para prevenção ao Câncer

Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Alimentação saudável protege contra o câncer.
A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.

Mantenha o peso corporal adequado.
Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.

Pratique atividades físicas diariamente.

Caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim são atividades aconselháveis para manter o corpo ativo.

Amamente.
A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos.
As alterações das células do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer.

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada.
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Vacine contra o HPV meninas de 9 a 13 anos.
O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, desde 2014, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A vacinação e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero.

Sobre a Oncomed

A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Serviço

Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h
Telefone: 31 3299 1300
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto
Belo Horizonte – MG
 www.oncomedbh.com.br
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários