Roberto Carlos Especial TV Globo 2022 - Os Detalhes e as Emoções

DO TEXTO: Especial contou com as participações da dupla sertaneja Maiara & Maraisa, do grupo de pagode Raça Negra e a cantora, instrumentista e atriz Lucy Alves

 Especial de Roberto Carlos TV Globo 2022


O repertório do show foi recheado de músicas nossas velhas conhecidas, com exceção de “Evidências


user-image

A TV Globo apresentou no dia 23 de dezembro, após a novela “Travessia”, a 48º edição do tradicional Especial de Fim de Ano do Roberto Carlos, com o subtítulo “Como é Grande o Meu Amor Por Você”. O show foi gravado no dia 29 de novembro na casa de espetáculos Qualistage, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e marcou a volta da presença do público nos especiais, com mais de três mil pessoas, trazendo mais energia para o espetáculo.

O especial contou com as participações da dupla sertaneja Maiara & Maraisa, do grupo de pagode Raça Negra e representando a música nordestina a cantora, instrumentista e atriz Lucy Alves. Os influenciadores digitais Bruna Griphao, Patrícia Ramos, John Drops e Vitor Di Castro também participaram do programa. Lamentável foi a ausência da cantora Maria Bethânia, que já tinha a sua presença confirmada e cancelou de última hora.

Com a produção de Samantha Abel, direção geral de Angélica Campos, direção artística de LP Simonetti e direção de gênero de Boninho, o programa começou às 22h17min e se estendeu até às 23h46min. De show foram exibidos apenas 73min. Estão computadas neste tempo as exibições das vinhetas inicial e final de cada bloco. 

Ao contrário dos anos anteriores as chamadas do programa não exibiu nenhum patrocínio máster. No pacote de anunciantes computamos nove marcas nacionais e dez locais, que foram distribuídos de forma isonômica no intervalo comercial do especial. Segundo o site Notícias da TV, as marcas interessadas em anunciar teria que pagar R$ 420,4 mil por empresa, e esse valor dava direito de veicular um anúncio de 30 segundos. Não sei se as marcas locais então inclusas nesse mesmo contrato.

O repertório do show foi recheado de músicas nossas velhas conhecidas, com exceção de “Evidências”, lançada em outubro  ̶ trilha sonora da novela “Travessia” ̶̶  e as canções do repertório dos convidados.  O setlist foi composto de quinze canções. Na edição do programa foram excluídas as canções “Você em Minha Vida”, “Além do Horizonte” “Detalhes”, “Outra Vez” e “Olha”. 

O programa que foi dividido em quatro blocos começou mostrando o encontro dos influenciadores digitais. Depois eles fizeram outras aparições. Não apresentaram nada interessante. Um desperdício. 

Com o figurino do estilista Ricardo Almeida, o rei subiu ao palco usando um look monocromático em branco. A exceção foram os botões dourados do paletó.

O primeiro bloco começou com “Emoções”. Durante a execução o rei fez a dancinha, abriu o paletó para conseguir abrir os braços no trecho “... Eu estou aqui, vivendo esse momento lindo...”. A camisa estava semiaberta. Recompôs-se e cantou “Como é Grande o Meu Amor Por Você”. Enquanto cantava o rei ficou incomodado com a casa que abotoou o paletó e discretamente desabotoou da casa cinco, abotoando na casa seis.
 
O momento seguinte veio com a dupla sertaneja Maiara & Maraísa. A  descontração nas brincadeiras  e a tagarelice de  Maraisa, impedia as falas do rei. As gêmeas cantaram “Medo Bobo”, que Roberto chamou de ‘Medo Tolo’. Roberto apenas balbuciou algumas palavras da música. Depois os três cantaram juntos “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo”.

A primeira homenagem da noite foi dedicada a sua mãe Laura Braga, que morreu em 2010. Antes de cantar “Lady Laura”, a música feita para ela disse: "Hoje não posso dizer que canto essa canção com a mesma alegria. Na verdade, canto essa canção sem alegria alguma, mas o amor é cada vez maior, por minha mãe, Lady Laura". Depois interpretou “Esse Cara Sou Eu” com as explicações da canção. 

Dando continuidade o rei chamou o grupo Raça Negra. “É Tarde Demais”, um dos grandes sucessos do grupo foi a canção que abriu o encontro, assim como aconteceu com a dupla anterior o rei só falou algumas palavras da música. Depois fez um dueto na canção “O Portão”, finalizando o bloco.

O bloco dois começou com o lançamento de 2022 “Evidências”, trilha sonora da novela “Travessia”, tema dos personagens Oto (Rômulo Estrela) e Brisa (Lucy Alves), a convidada que veio logo a seguir. Acompanhada de sua sanfona a paraibana Lucy interpretou “De Volta Pro Aconchego”, sucesso na voz de Elba Ramalho. Mais uma vez o rei pouco cantou. Os dois finalizaram o bloco fazendo um dueto em “Como Vai Você”. 
  
O bloco três foi dedicado a Erasmo Carlos, que morreu no dia 22/11. O tributo começou com o maestro dedilhando as primeiras notas da canção “Amigo”, neste momento surgiu no telão a imagem de Erasmo e outras da carreira dos dois, com o áudio de uma mensagem do tremendão para Roberto, começando assim: “Como você faz uma coisa dessas, você começa essa música sem minha presença?” e continua fazendo elogios ao rei, arrancando lágrimas do público e do filho mais novo do Erasmo, Leonardo Esteves que estava na plateia. Depois o rei bastante emocionado começou a cantar “Amigo”, a canção sobre a amizade dos dois, alterando o trecho “... Não preciso nem dizer/ tudo isso que te digo/ mas é muito bom saber/ que o Erasmo é meu amigo...”. Ao final da canção diz “Ele será sempre meu irmão, meu amigo e meu parceiro, daqui para frente e toda a eternidade. Vai estar sempre no meu coração. Sempre, sempre. Eu Amo esse meu irmão. Deus abençoe”. 

O bloco quatro começa com uma surpresa nos especiais. Roberto apresenta cantando a sua banda RC 9, com seus 14 componentes: Clarinete (Ubaldo Versolato), Trombone (Jorge Berto), Sax (Clécio Fortuna), Teclados (Tutuca Borba), Baixo (Ricardo Cordeiro), Percussão (Dedé Marques), Bateria (Norival D’Angelo), Trumpetes, na chamada RC chamou trombones (Nahor Oliveira e Manoel dos Santos), Backing Vocal (Luis Carlos Ismail e Jurema de Cândia), Guitarra (Elias Almeida – RC chamou Dieguinhos) e Guitarra (Paulinho Ferreira). Piano (maestro Eduardo Lages).

As três músicas finais foram “Meu Menino Jesus” com o coral Letícia, Érica, Carolina e Susana; “E Preciso Saber Viver” e encerrou com Jesus Cristo.

Roberto Carlos, mesmo com seus 81 anos e os vários percalços que tem passado ultimamente, a crise de audiência da emissora exibidora e também o baixo desempenho na audiência da novela que antecedeu o especial, mesmo assim a audiência foi 18,6 pontos de média, 0,5 pontos a mais do que no passado. O programa deste ano deu maior audiência do que as quatro edições anteriores do Globo Repórter, exibido após a novela das nove às sextas-feiras. 

O show do Roberto Carlos alcançou a liderança em todo país. Na internet o nome do cantor entrou três vezes para lista dos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter. Já no ranking com os termos mais usados em todo mundo, o rei apareceu uma vez. 

Roberto Carlos mantém uma invejável afinação e um total controle da voz. O seu público permanece fiel. Os seus shows continuam lotando as casas de espetáculos. O especial continua mantendo boa audiência. As gravações diminuíram, mas a admiração e o respeito continuam em alta. Que venham outros especiais.

Vida longa ao rei!

Roberto Carlos - Especial da Globo 2022

-----

*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Parabéns, caro Marley, pelo texto que descreve os mínimos detalhes do Especial de Final de Ano do nosso rei Roberto Carlos, inclusive o lance do botão do paletó, que deve ter sido notado por poucos.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Nobre colega Alba, agradeço seu comentário.

    ResponderEliminar