Museu Índia Vanuíre exibe o documentário Matriz Tupi, da série O Povo Brasileiro - Portal Splish Splash

quarta-feira, maio 26, 2021

Museu Índia Vanuíre exibe o documentário Matriz Tupi, da série O Povo Brasileiro

Com o propósito de fomentar e disseminar, cada vez mais, a cultura, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, continua promovendo ações on-line para crianças e adultos.


Agenda conta também com projeto de Capacitação para Professores (26) e indicação de leitura (29); gratuita e on-line


Com o propósito de fomentar e disseminar, cada vez mais, a cultura, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, continua promovendo ações on-line para crianças e adultos.


Para refletir sobre o Dia Internacional da Família, comemorado em 15 de maio, o Museu dará continuidade ao projeto "Aguçando as Memórias", na próxima terça-feira (25). Acompanhe nas redes sociais da instituição, às 10h, depoimentos sobre a importância da família na vida das pessoas.


Além disso, conheça mais um capítulo da série "Capacitação para Professores". Na quarta-feira (26), às 10h, os educadores do Museu apresentam o módulo: Representação Tecida e Cesteira no Acervo Indígena. Com essa ação, pretende-se criar subsídios para os professores trabalharem as culturas indígenas em sala de aula. Não perca!


Você sabia que em 24 de maio é celebrado o Dia Nacional do Café? Para comemorar a data, na próxima quinta-feira (27), as instituições parceiras do Museu no projeto "Museu e Cidadania" farão apresentações, em formato de vídeo, de atividades referentes à data.


Na edição do “Cultura e Questões Indígenas em Foco” da próxima sexta-feira (28), será mostrado o documentário "Matriz Tupi", da série "O Povo Brasileiro", de Darcy Ribeiro. A narração reconstrói o universo dos povos Tupi antes da chegada dos portugueses: a organização das aldeias, o sistema de crenças, a antropofagia, as práticas agrícolas, as guerras e as festas. Não perca!


Quem não gosta de uma boa leitura? No sábado (29) tem indicação de livro. A obra apresenta o olhar da assessora de imprensa Cristina de Jesus Botelho Brandão sobre a perspectiva indígena pelos veículos de comunicação televisivos. Descubra o título da publicação pelas redes sociais do equipamento.


O Museu Índia Vanuíre desenvolve atividades lúdicas e reflexivas como forma de integrar famílias e o Museu. Por isso, no domingo (30), compartilha um caça-palavras que pode ser feito em família. Aproveite e descubra palavras relacionadas à instituição!


E, para finalizar o mês, na segunda-feira (31), aprenda mais sobre um objeto indígena do acervo do Museu. Você conhece uma cerâmica Kaingang? Acesse as redes sociais do equipamento e fique por dentro da novidade.


Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 11h às 16h. A medida acontece pela permanência do Estado de São Paulo à fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, com 30% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.


Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário