Guerra aos filtros nas fotos: 5 dicas para valorizar sua beleza real e postar fotos sem edições

DO TEXTO: Agora, no Reino Unido, os influenciadores das redes sociais não podem mais usar filtros "enganosos" em anúncios de beleza.

No Reino Unido, os influenciadores das redes sociais não podem mais usar filtros "enganosos" em anúncios de beleza. O fato instigou mais pessoas a postarem suas fotos reais, sem filtro. Veja agora dicas para valorizar sua beleza


No Reino Unido, os influenciadores das redes sociais não podem mais usar filtros "enganosos" em anúncios de beleza. O fato instigou mais pessoas a postarem suas fotos reais, sem filtro. Veja agora dicas para valorizar sua beleza


São Paulo – 09/03/2021 - Agora, no Reino Unido, os influenciadores das redes sociais não podem mais usar filtros "enganosos" em anúncios de beleza. Segundo a Advertising Standards Authority (ASA) do Reino Unido, instagramers, youtubers e blogueiros até podem usar filtros, contanto que não exagerem o efeito de um cosmético ou de cuidados com a pele vendido na plataforma, criando imagens de pele perfeitas e irrealistas. Quem não cumprir a determinação, será removido e proibido de aparecer nas plataformas novamente. “É realmente muito importante que a mídia social e a indústria da beleza colaborem para que não sejam disseminadas ‘imagens distorcidas’ de uma ‘beleza irreal’, que muitas vezes, podem afetar a autoestima de seus seguidores”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Muitos usuários viram na iniciativa uma oportunidade de aposentar de vez os filtros de beleza do Instagram e valorizar mais a beleza real. Consultamos especialistas para elaborar um verdadeiro manual de 5 dicas do que fazer para ficar ainda mais bela e abandonar os filtros de edição:


Potencialize sua rotina skincare: Para desistir de vez da maquiagem, você deve começar com o básico, que inclui limpeza, hidratação e fotoproteção, mas você pode ir além disso e usar também antioxidantes e peptídeos estimuladores de colágeno. “Isso por que o uso dos antioxidantes antes da exposição solar prepara as células para reparar os danos causados pelo sol, evitando danos ao DNA. Fotoprotetores que têm na sua composição antioxidantes, com vitaminas (C e E), acabam fazendo com que aquele dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo da minha pele, quando só o fotoprotetor não consegue sozinho proteger adequadamente a pele”, destaca a Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da SBD. “Já os peptídeos pró-colagênicos são dipeptídeos de carnosina que possuem alta ação antioxidante, sendo capazes de estimular a produção de colágeno, com efeito preenchedor, deixando a pele mais firme, com menos rugas e marcas de expressão, além de possuir ação antiglicante (reduzindo os efeitos do açúcar no envelhecimento da pele)”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy, marca que conta com peptídeos pró-colagênicos em dois de seus produtos: o Collagen Peptide e o Sustent C Pro-Collagen.


Invista na speed cosmética: Existe uma série de produtos que são realmente eficazes para dar um “up” e conferirem efeito imediato, suavizando marcas de expressão. “Os cosméticos preenchedores agem na redução da aparência da idade estrutural da pele, estimulando a manutenção dos compartimentos de gordura, responsáveis pela sustentação da pele da face, e promovendo efeito tensor e lifting imediato para tratamento das rugas dinâmicas e estáticas”, destaca a Dra. Claudia. Existem vários produtos com apelos de marketing desse tipo, mas fique atento às fórmulas. O sérum 4D, da Buona Vita, traz quatro ácidos hialurônicos para conferir ação preenchedora, promovendo a rearquitetura do contorno facial, hidratação nas camadas mais profundas da pele e preenchimento das rugas e linhas de expressão.


Realize uma massagem facial diariamente: Podendo ser realizada na face, colo e pescoço, a automassagem é uma ótima maneira de amenizar a aparência de rugas e linhas de expressão, melhorar o tônus muscular e conferir hidratação à pele. “Isso porque a massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explica a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine. “Com efeito no rejuvenescimento facial, conservando naturalmente a beleza cutânea, a automassagem pode ser realizada com o auxílio um sérum ou creme do tratamento, que devem ser aplicados com deslizamento longo por toda a região do rosto, pescoço e colo, até total absorção do produto. Dê preferência a produtos com bases biocompatíveis formulados com ativos antiglicantes, antiflacidez e aminoácidos para ajudar os fibroblastos a produzirem novas fibras de colágeno e elastina”, aconselha Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. Quer mais uma dica? Antes de aplicar o sérum ou creme para massagem, esfolie sua pele com produtos que contenham ingredientes naturais, como é o caso do Esfoliante Tribeca, que traz sementes de Apricot (damasco).


Não esqueça do fotoprotetor: De nada adianta investir em cosméticos antienvelhecimento e esquecer da fotoproteção diária, afinal, o sol é um dos maiores causadores de rugas, manchas e problemas de pele. “O fotoprotetor é o creme antienvelhecimento mais importante, pois preserva as estruturas da pele por meio da proteção contra os danos cumulativos da radiação ultravioleta. O ideal é que o produto contenha, no mínimo, FPS 30, proteção de amplo espectro (UVA/UVB/Infrared) e resistência à água, devendo ser reaplicado a cada duas horas”, explica o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Invista em protetores com multibenefícios, como o protetor solar Bonelli Solare, da Be Belle, que possui FPS 30 e PPD 13,4 para oferecer alta proteção contra a radiação UVA e UVB e combater todos os tipos de danos causados pela exposição solar, além de conferir ação hidratante, antioxidante e rejuvenescedora, prevenindo rugas, manchas, flacidez, câncer de pele e queimaduras solares ao mesmo tempo em que promove potente hidratação sem deixar a pele oleosa.


Consulte um especialista: “Há muita curiosidade - e convenhamos, desinformação - sobre os melhores tratamentos em consultório para a redução de rugas”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. “Consultar um médico é a melhor forma para determinar o que é melhor para você”, acrescenta ela. Isso por que existem tratamentos em consultório para melhorar a textura da pele, além de cápsulas com substâncias que atuam de dentro para fora, promovendo lifting, hidratando e ajudando a reorganizar as fibras de colágeno.  “A fórmula das cápsulas anti-idade pode combinar uma série de ativos, como o In.Cell, ingrediente funcional rico em aminoácidos importantes para a síntese de colágeno, o Exsynutriment, que reestrutura as fibras de colágeno e elastina para combater a flacidez, e o Glycoxil, que evita os malefícios do açúcar na pele”, explica a Dra. Claudia. Tais ativos podem ser encontrados em farmácias de manipulação. Quanto aos procedimentos estéticos, como a aplicação de toxina botulínica e preenchedores injetáveis, são ótimos aliados para quem está tentando reduzir o uso de filtros, já que minimizam a aparência das rugas através de resultados satisfatórios e naturais. “A toxina botulínica, ao impedir a contração muscular, não apenas combate as rugas já existentes como também previne a formação de novas linhas. Já o preenchimento com ácido hialurônico tem alto poder hidratante e estimula colágeno, o que mantém a boa qualidade e aparência da pele”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além desses procedimentos, o consultório médico está repleto de tecnologias não invasivas, como a radiofrequência microagulhada Eletroderme, por exemplo. “Esta tecnologia une o microagulhamento robótico, que consiste em microperfurações da pele por meio de agulhas finas banhadas a ouro, com a já conhecida radiofrequência, que promove o aquecimento das camadas da pele. A associação faz então com que o tratamento seja mais eficiente, aquecendo a pele de dentro para fora e assim preservando sua superfície”, explica a Dra. Roberta. “Indicada para o tratamento de flacidez, rugas, cicatrizes (de acne, queimadura, cirúrgica), melasma e melhora da textura da pele (poros dilatados), o grande diferencial da tecnologia está no fato de ser possível estimular e remodelar o colágeno ao mesmo tempo, promovendo então a melhora da aparência da pele”, finaliza a Dra. Roberta Padovan.


FONTES:

*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Professora e fundadora do Dermacademy MB, plataforma online de ensino a dermatologistas, a médica é speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorando em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.  www.robertapadovan.com.br

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

*DRA. ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine, a médica é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000) e hoje dedica a maior parte do seu tempo à Flebologia (estudo das veias). Curso de Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard (2018). A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. RQE 26557 http://www.alinelamaita.com.br/

*MAURIZIO PUPO: Farmacêutico, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Professor e Palestrante, Maurizio é Especialista em formulações cosméticas avançadas e autor de vários livros na área cosmética, incluindo o livro “Tratado de Fotoproteção”, lançado em 2012 e considerado um dos livros mais completos sobre proteção solar da América Latina e do mundo.

*ISABEL LUIZA PIATTI: Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, embaixadora do CIA - Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários