Em semana de comemoração ao dia da mulher, pesquisa mostra que propaganda no Brasil ainda é machista

DO TEXTO: Estudo aponta que 62% das mulheres entrevistadas declaram que elas são mostradas como objeto na publicidade

Estudo aponta que 62% das mulheres entrevistadas declaram que elas são mostradas como objeto na publicidade e 54% concordam que o machismo ainda predomina nas campanhas


Estudo aponta que 62% das mulheres entrevistadas declaram que elas são mostradas como objeto na publicidade e 54% concordam que o machismo ainda predomina nas campanhas

O estudo ainda releva que as mulheres acreditam que a propaganda pode ajudar no combate ao sexismo. 61% das entrevistadas acreditam que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade. Esse mesmo percentual (61%) revela as mulheres que gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade.

Outro dado que merece destaque são os segmentos mais associados à diversidade pelas mulheres: 64% cosméticos, beleza e higiene pessoal, 26% confecção e moda, 16% entretenimento e redes sociais e 14% alimentos e bebidas. Natura (45%) e O Boticário (26%) são as marcas com maior associação à diversidade pelas mulheres, seguidas por Avon (14%), C&A (11%) e Netflix (6%).

As diferenças salariais entre gêneros e o baixo número de mulheres que ocupam posições de liderança no mercado de trabalho também foram citados no estudo. 81% das entrevistadas declaram que homens ganham mais que as mulheres (versus 59% homens), 79% dizem que existem menos mulheres que homens em cargos de liderança (versus 60% homens) e 68% declaram que há discriminação das empresas em contratá-las (versus 48% homens).

Por meio do Oldiversity®, idealizado pelo Grupo Croma, foram realizadas 2032 entrevistas quantitativas on-line, utilizando painel de internautas de 16 anos ou mais, classes ABC, distribuído pelo território nacional, com cotas desproporcionais por idade e cotas específicas, considerando gênero, raça, orientação sexual e PcDs. Os resultados foram ponderados para representar a população brasileira das classes ABC.

Sobre o Grupo Croma
O Grupo Croma é especialista em design de inovação. Atua desde 2010 com portfólio de consultoria, tecnologia, pesquisa e capacitação. Com a missão de oferecer soluções para qualquer desafio, atua em diversos países e atende diferentes segmentos, sendo responsável por transformações significativas e resultados comprovados.
Sobre Edmar Bulla
CEO e fundador do Grupo Croma de design de inovação. Graduado pela ESPM, possui mestrado em Neurociência e Comportamento pela PUCRS e especialização em Marketing Digital por Harvard, além de ser formado em Música, Filosofia e Conselheiro de Administração pelo IBGC. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e Grupo WPP, ocupando posições de liderança regionais e globais. É coautor do livro Líderes de Marketing, colunista da IstoÉ Dinheiro, autor do podcast sobre inovação Ouça Bulla, além de professor convidado e palestrante em eventos no Brasil e exterior. Também é apaixonado por cultura, cognição e comportamento.
Para mais informações acesse: https://cromasolutions.com.br

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários