Leucemia é a pauta de fevereiro

DO TEXTO: No Brasil, a leucemia está entre os 10 tipos de câncer com maior incidência entre o sexo masculino...

 Fevereiro é o mês de conscientização da leucemia, uma neoplasia considerada a nível infantil, já que 30% dos casos de câncer em crianças e jovens são da doença.

O mês de fevereiro traz a importância da conscientização na luta contra a leucemia e como as empresas podem contribuir na manutenção das instituições especializadas em neoplasias infantis. 


A ingenuidade de uma criança transparece leveza e esperança na forma de enxergar o mundo. Mas, lidar com uma doença oncológica, pode, temporariamente, transformar o modo de enfrentar com estas dificuldades. 


Fevereiro é o mês de conscientização da leucemia, uma neoplasia considerada a nível infantil, já que 30% dos casos de câncer em crianças e jovens são da doença. A leucemia é um tipo de câncer que acomete os glóbulos brancos do sangue, mutando e multiplicando as células de forma descontrolada na medula óssea, ocupando o espaço das células sanguíneas saudáveis. 


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano passado, foi registrado mais de 10 mil novos casos da doença. No Brasil, a leucemia está entre os 10 tipos de câncer com maior incidência entre o sexo masculino, com mais de 5 mil novos casos em 2020. Apesar de ser uma doença com maior frequência nos jovens, a leucemia também está presente entre os adultos. Cerca de 40% dos casos da leucemia linfoide aguda – um dos tipos da doença - acometem os adultos. 


Fevereiro Laranja: o mês da leucemia 


Falar sobre a leucemia é levar conscientização e incentivar a participação da sociedade para estabelecer uma comunicação integrativa e participativa. Ao longo de todo o mês de fevereiro, diversas instituições e empresas promovem ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. 


Campanhas que abordam a leucemia beneficiam instituições especializadas em neoplasias infantis. A participação da sociedade é crucial, levando em consideração que uma das formas do tratamento é através da doação de medula óssea. Atualmente, o Brasil tem mais de 800 pacientes na fila para a doação de medula, na espera de encontrar um doador compatível. Segundo informações do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), a compatibilidade é de 1 em 100 mil pessoas. 


O transplante de medula óssea pode beneficiar no tratamento de mais de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Os transplantes estão sendo realizados normalmente, seguindo as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade de Transplante. 


Levar informações sobre a doença é dar esperança aos pacientes da leucemia. O entendimento e a culpa acabam sobrecaindo de forma mais dolorida, já que as crianças vivem em um mundo imaginário onde não existe dor e sofrimento. A pureza delas transmite esperança e amor, por mais que o tratamento da leucemia seja pesado e cansativo. Há instituições que fazem um trabalho diferenciado, que trazem leveza e um tratamento sob outra perspectiva. 


Diário de uma criança, uma campanha singular 


Abordar temas como o câncer e outras doenças graves, nem sempre é uma tarefa fácil. Muito dos pacientes não se sentem confortável em contar sobre sua trajetória, ou sofrem certas discriminações por conta dos efeitos colaterais causados pelo tratamento, como a queda de cabelo, por exemplo. 


Entretanto, com o crescimento de bandeiras e movimentos engajados, estes pacientes se apoiam nas redes sociais para transformar o seu sofrimento em conteúdo informativo. Como é o caso da campanha “Diário de uma criança: a luta de pequenos campeões”, da Singular Medicamentos, que aborda a saúde das crianças e jovens durante o tratamento de leucemia. 


Além dos conteúdos que são divulgados nas redes sociais da empresa, eles convidaram diversos pacientes, de diferentes idades, para contar sua história em relação à leucemia. Como é o caso da Drielle Menezes, de 24 anos, diagnosticada com leucemia e câncer no pulmão, que se utiliza das redes sociais para contar um pouco do seu dia a dia, e angariar fundos para o seu tratamento. 


Já a soteropolitana Daniela Silva, transplantada de medula óssea durante o tratamento contra a leucemia mieloide aguda, aborda suas experiências que teve com dois diagnósticos da doença. Hoje, em remissão, ela fala sobre sua maneira de enxergar o mundo e suas complicações durante o tratamento que quase culminou na perda do seu braço esquerdo. Daniela precisou vir até São Paulo para receber o transplante de medula óssea, coletado de seu irmão caçula, com 100% de compatibilidade. 


A proposta da campanha é dar oportunidade para que estes pacientes mostrem a realidade do tratamento contra a leucemia, e incentivar a doação de sangue e medula óssea. Hoje, o TMO (transplante de medula óssea) é uma das alternativas mais eficazes do tratamento da doença. 


Doações contribuem para as instituições 


Diversos pacientes precisam de apoio para a realização dos tratamentos disponíveis contra a leucemia. Muitos deles, depende dos recursos de instituições para ter acesso a meios de qualidade, que contribuam para a qualidade de vida e bem-estar. Entretanto, estas instituições se mantêm através de ações donativos para se continuarem ativas na contribuição àqueles que necessitam deste apoio. 


O GRAACC, uma das principais instituições especializadas no atendimento à jovens pacientes com câncer, promove diversas ações para beneficiar os pacientes na cura do câncer infantil. A instituição é reconhecida por ser referência sustentável em pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, prioritariamente, para jovens e crianças de baixa renda. 


A instituição conta com diversas ações que permitem a participação de empresas e da população na contribuição direta para os pacientes. Na campanha “Diário de uma Criança, a luta de pequenos campeões”promovida pela Singular Medicamentos, que conta com o apoio do GRAACC, beneficia os pacientes na luta contra a leucemia. A cada 5 caixas vendidas do medicamento mesilato de imatinibe, o valor de uma unidade é revertido à instituição. Além disso, a empresa farmacêutica convida a todos para doarem qualquer valor na contribuição da manutenção dos serviços do GRAACC. 


A parceria da Singular Medicamentos e GRAACC se estende também no projeto “presente solidário”, que convida você a fazer parte de um movimento que possibilite que jovens sejam livres para sonhar e conquistar seus sonhos. Neste projeto, não importa o valor, a intenção é ajudar o GRAACC a manter seus recursos e garantir que os jovens pacientes tenham acesso ao tratamento de qualidade. Para doar é simples e não toma muito do tempo do participante, basta acessar a página da Singular Medicamentos nesta ação, e contribuir com qualquer valor. 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários